quarta-feira, 16 de maio de 2012

Falha foi detectada antes da colisão entre trens



Falha foi detectada antes da colisão entre trensFoto: Brazil Photo Press/Folhapress

SEGUNDO O SINDICATO DOS METROVIÁRIOS, MAQUINISTA PERCEBEU FALHA NO SISTEMA DE FREIO AUTOMÁTICO DUAS HORAS ANTES DA COLISÃO ENTRE DOIS TRENS DA LINHA 3-VERMELHA DO METRÔ DE SÃO PAULO; MAIS DE 30 PESSOAS SAÍRAM FERIDAS; DELEGADO PRETENDE OUVIR FUNCIONÁRIOS DO METRÔ E PASSAGEIROS

16 de May de 2012 às 17:06
247 - Horas depois do acidente que deixou mais de 30 feridos no metrô de São Paulo, as causas da colisão entre dois trens da linha 3-vermelha vão sendo elucidadas. O Sindicato dos Metroviários de São Paulo informou, nesta quarta-feira 16, que uma falha mecânica foi detectada por volta das 8h de hoje, duas horas antes da colisão, que ocorreu entre as estações Carrão e Penha da linha 3-vermelha do metrô.
Alex Fernandes, diretor do sindicato, informou ao Portal Uol que um operador no Carrão percebeu um problema de falha de comunicação no sistema de freio automático (chamado de ATC), e que o problema foi relatado ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô. O presidente do sindicato dos metroviários, Altino de Melo Prazeres Júnior, conta que o maquinista relatou que o sistema ATC emitiu um alerta de acelerar em vez de frear ao se aproximar da composição parada. O maquinista, então, operou o trem manualmente para tentar freá-lo.
A assessoria de imprensa do Metrô se recusa a fazer comentários para além do que disse o secretário de Transportes, Jurandir Fernandes, durante coletiva de imprensa. O secretário de Transportes descartou a possibilidade de falha humana. Segundo ele, o maquinista não conseguiu frear a tempo de evitar a colisão. Um dos trens estava parado nos trilhos e o segundo circulava a uma velocidade entre 9 e 12 km/h. Em entrevista ao "SPTV", da TV Globo, o presidente do Metrô, Peter Walker, disse que a falha foi mecânica.
Para o delegado titular da Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano), Valdir Rosa, uma eventual falha técnica é a hipótese mais provável para o acidente. Em entrevista ao UOL, o delegado afirmou que no inquérito a ser instaurado serão ouvidos, além de funcionários do metrô, vítimas e passageiros que estavam nas composições no momento do acidente.

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