quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mayara Petruso é condenada por ofensa a nordestino no Twitter


Estudante é condenada por ofensa a nordestinos no Twitter



A estudante Mayara Penteado Petruso foi condenada 1 ano, 5 meses e 15 dias de prisão pelo crime de racismo contra os nordestinos via Twitter.

A pena foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa. A decisão foi tomada pela juíza da 9ª Vara Federal Criminal em São Paulo, Mônica Aparecida Bonavina Camargo.

A mensagem de Mayara foi publicada no dia 31 de outubro de 2010 logo após a vitória eleitoral da petista Dilma Rousseff contra o tucano José Serra.

"Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!", disse a estudante pela rede social.

Em sua defesa, Mayara admitiu a publicação da mensagem e disse que foi motivada pelo resultado das eleições presidenciais.

Ele afirmou que não tinha a intenção de ofender, que não é preconceituosa e que não esperava que a mensagem tivesse tanta repercussão. De acordo com o processo, Mayara disse estar envergonhada e arrependida.

A reportagem ligou para o advogado da estudante, mas não foi atendida.

Estudante de Direito, Mayara perdeu o emprego em um escritório de advocacia após o episódio. Ela também teve que mudar de cidade e abandonara faculdade.

"O que se pode perceber é que a acusada não tinha previsão quanto à repercussão que sua mensagem poderia ter. Todavia, tal fato não exclui o dolo", afirma a juíza na decisão.

denúncia do Ministério Público Federal contra Mayara Penteado Petruso foi aceita pela Justiça Federal de São Paulo, que abriu no dia 4 de maio um processo contra a estudante de Direito. Ela vai responder pelo crime de racismo por causa de uma mensagem que publicou em seu perfil no Twitter, em 31 de outubro de 2010.

A juíza estabeleceu a pena abaixo do mínimo legal já que Mayara sofreu consequências com a infração. "Situações extremamente difíceis e graves para uma jovem", disse Bonavina Camargo.

3 comentários:

moreno11 disse...

PRENDE BANDIDO NGM PRENDE NÉ
SÓ PRENDEM AS PESSOAS CORRETAS DESSE MUNDO, SEM COMENTÁRIO PARA ISSO

moreno11 disse...

Prender bandido que é bom ninguém prende. Mas quando é pessoa de bem com uma opinião sobre o governo é presa. Vai entender.
Por isso que o Brasil ta nessa.
Ninguém pode ter opinião própria e quando tem é presa.

Igor R. Barroso disse...

Meu caro, largue sua ignorância e pense direito! Ela não foi julgada por opinião política. Essa mulher merece ser presa sim! E ainda digo que um ano eh pouco. Converter a pena em serviço comunitário mostra que racismo ainda tem vez no Brasil.