terça-feira, 15 de maio de 2012

"O que falta a Heraldo é negritude"


Ali Kamel deixou Heraldo falar um pouquinho?




Já mostrei aqui o esforço do maior telejornal do país quando, da noite para o dia, decidiu colocar negros no telejornal. Foi na mesma época em que alçaram o Heraldo e a Zileide à condição de apresentadores. O primeiro como plantonista do JN aos sábados e a segunda como correspondente do Jornal Hoje, em Nova Iorque.


Repare que, no discurso cuja parte principal foi reproduzida na reportagem abaixo, Heraldo fala genericamente, sem aprofundar, nem na questão do racismo, nem na questão das políticas de afirmação. Como disse aqui um colega dele de sindicato: - O que falta ao Heraldo é negritude. 


A reportagem é do sitio Comunique-se cujas boas relações com a TV Globo são bastante conhecidas no meio jornalístico:


por Priscila Fonsca


"Durante discurso no lançamento do Prêmio de Jornalismo Abdias Nascimento, evento realizado nessa quinta-feira, 10, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, o jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo, defendeu o aumento de pautas sobre a discussão racial no Brasil. Para ele, 'os negros são suprimidos do noticiário'.



Pereira avaliou que produzir reportagens sobre as condições dos negros não é racismo e nem se tornará atitude separatista de povos. “Isso não é ativismo político, é defesa dos direitos humanos, da cidadania. Dirão que queremos dividir a sociedade, mas, quando mostrarmos números (estatísticas da desigualdade), não tem quem não ficará constrangido”.


O funcionário da Globo também fez comparações com jornalistas negros, como Abdias Nascimento e Luiz Gama. Ele comentou que a imagem dos veículos de comunicação terem poucos negros. 'Acho que, muitas vezes, os negros são suprimidos do noticiário, de modo geral. As pessoas acham que o Brasil é um país branco, inclusive nas redações.' avaliou o jornalista."

http://maureliomello.blogspot.com.br/2012/05/ali-kamel-deixou-heraldo-falar-um.html

Nenhum comentário: