segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sabe Como Está A Líbia Depois De Gaddafi? Pior Ainda


Não ia melhorar sem ele?

Pobre Líbia.
Pobres líbios.
A festa pela queda de Gaddafi foi breve. A Human Rights Watch, HRW, uma organização que monitora o respeito aos direitos humanos no mundo, divulgou ontem um relatório  desalentador sobre a Nova Líbia.
Liberdade de expressão? Fica para a próxima. O governo transitório líbio proibiu elogios ao regime de Gaddafi. Antes, sob Gaddafi, o que estava vedado eram críticas.
Imagine como ficam as crianças numa sala de aula ao estudar a história de seu país. Ontem, Gaddafi era divino. Hoje, diabólico.
Nas ruas, milícias  estão acima da lei. Segundo o relatório, 5 000 dos 8 000 presos estão em poder das milícias. Muitos estão detidos há um ano, ilegalmente. “Há numerosos casos de tortura e de mortes”, afirma o estudo.
Em sua imensa prepotência e irresponsabilidade, o então presidente francês Nicolas Sarkozy deu o grito de guerra das forças ocidentais na liberação da Líbia. Muito mais que um gesto humanitário, era uma tentativa de Sarkozy de recuperar popularidade para conseguir um segundo mandato.
Fracassou, como sabemos. Foi obrigado a colocar  um salto carrapeta para conseguir ficar na altura dos olhos de seu sucessor, François Hollande, na cerimônia de transmissão do cargo.
Morto Gaddafi, os líbios encontraram não uma primavera, mas um inverno que ninguém sabe quando terminará. Um outro relatório da Human Rights fala nas mais de 70 mortes de civis – a maior parte mulheres e crianças – em ataques de forças ocidentais.
A história tem se repetido com insistência aterradora nos países árabes. No Iraque, a situação ficou ainda pior depois da queda de Saddam Hussein. No Afeganistão, os locais sentem saudade dos dias do Talibã. Os líbios eram provavelmente mais felizes sob Gaddafi.

Nenhum comentário: