segunda-feira, 4 de junho de 2012

Marconi Perillo processa jornalistas. Velha prática



Marconi Perillo processa jornalistas. Velha práticaFoto: Mantovani Fernandes/Folhapress

GOVERNADOR DE GOIÁS REPETE UMA VELHA PRÁTICA: PROCESSAR JORNALISTAS; UM DELES, HENRIQUE MORGANTINI, É COLABORADOR DO 247; MARCONI DISCURSA A FAVOR DA LIBERDADE DE OPINIÃO E DE IMPRENSA, MAS A PRÁTICA É OUTRA; SEMPRE FOI

04 de Junho de 2012 às 11:05
Vassil Oliveira_Goiás 247 – Fora da zona de conforto – a de ser elogiado e exaltado pela imprensa goiana e, agora, investigado pela imprensa nacional (leia aqui) –, e em linha de ataque a aliados – como o jornalista Luiz Carlos Bordoni, que fez seu programa de rádio e a quem promete processar por revelações que o ligam a Carlinhos Cachoeira (leia aqui) –, agora o governador Marconi Perillo (PSDB) vai direto ao ponto: está processando jornalistas.
A bem da verdade, é preciso dizer que a prática não é nova. Processar jornalista é uma atitude recorrente de Marconi Perillo. Na campanha, os seus advogados eram orientados e estimulados a processar todo aquele que ousasse criticar o então candidato. Antes, na pré-campanha, ele também processou, baseando-se em algo do tipo “propaganda negativa antecipada”. Agora, voltou à carga.
O governador goiano tem dificuldade com o contraditório. Basta ver a reação de sua assessoria aos questionamentos sobre as suas ligações e as de seu governo com Cachoeira. Basta reparar na reação de sua polícia aos protestos de estudantes no movimento #ForaMarconi (leia aqui). Marconi Perillo discursa sempre defendendo a democracia e a liberdade de imprensa e de opinião. E o faz com sinceridade. Desde que não seja contra ele. Aí ele processa.
Um dos processados, Henrique Morgantini, é colaborador do 247. O detonador da fúria do governador foi seu artigo publicado no site.
Altair Tavares_Diário de Goiás – O governador Marconi Perillo adotou a estratégia de processar jornalistas, no meio da crise causada pela Operação Monte Carlo, e na iminência do depoimento à CPI do Cachoeira. Recentemente, duas ações buscam indenização por dano moral e uma interpelação estão na lista.
A jornalista de O Popular, Fabiana Pulcinelli, foi acionada por uma interpelação judicial no dia 22 de maio. Henrique Morgantini, do jornal O Anápolis, foi processado com pedido de indenização, no dia 29 de maio.
O jornalista Mino Pedrosa, do site www.quidnovi.com.br, que divulgou o áudio de negociações telefônicas entre Cachoeira e Garcez em uma suposta entrega de dinheiro numa caixa de computador na sede do governo do Estado, também recebeu processo de indenização, impetrado no dia sete de maio...
Para ver os documentos, clique aqui.

Nenhum comentário: