quarta-feira, 13 de junho de 2012

Procurador pede dois inquéritos contra Agnelo e um contra Perillo




FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, requisitou ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) a abertura de dois inquéritos para investigar o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e um outro que terá como alvo o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Trata-se da formalização dos inquéritos que já haviam sido anunciados pelo procurador-geral. Somente ontem, porém, é que os pedidos de investigação foram enviados ao STJ. Os três inquéritos chegaram ao tribunal superior sob segredo de Justiça e receberam os seguintes números 787, 788 e 789.

O primeiro investigará relações de Perillo com o suposto esquema criminoso chefiado pelo empresário Carlinhos Cachoeira. Em relação aos outros dois, que têm como alvo Agnelo Queiroz, um deles também tratará da suposta relação do governador do DF com o esquema de Cachoeira e o outro sobre possível prática de crime do petista quando era diretor da Anvisa.

A assessoria de imprensa do PGR não soube detalhar quais serão as linhas de investigação do procurador-geral. No caso da Anvisa, porém, um dos casos a serem investigados por Gurgel deve ser o depósito de R$ 5.000 que Agnelo recebeu em sua conta de um lobista da farmacêutica União Química.

No ano passado, a Folha revelou que o dinheiro caiu na conta do governador do DF no mesmo dia em que ele, quando diretor da Anvisa, decidiu autorizar a emissão de um certificado sem o qual a empresa não poderia participar de licitações.
Agnelo, que admitiu na época o recebimento do dinheiro, afirmou que se tratava de um pagamento de empréstimo.

Nenhum comentário: