sábado, 9 de junho de 2012

Programa naval pode terminar na polícia



Programa naval pode terminar na políciaFoto: Gov. Eduardo Campos

MP ABRIU INQUÉRITO PARA INVESTIGAR O PRESIDENTE DA TRANSPETRO, SÉRGIO MACHADO, POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

09 de Junho de 2012 às 08:16
247 – Afilhado do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente da Transpetro, Sergio Machado, é alvo de um inquérito que o investiga por improbidade administrativa, aberto pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.
A informação foi publicada pela coluna Radar. Segundo a nota, haveria incompatibilidade entre o patrimônio e a renda de Sergio Machado, que comanda a subsidiária da Petrobras responsável por investimentos bilionários em navegação. Haveria até um relatório do Coaf, sobre suas movimentações financeiras, correndo em segredo de Justiça.
Apesar de todos os esforços recentes para fazer renascer a indústria naval, os problemas com o prazo e a qualidade dos navios têm sido frequentes. Leia reportagem anterior do Pernambuco 247 sobre o tema:
Navegando lentamente
Raphael Coutinho _PE247 – A Transpetro, braço logístico da Petrobras, vem convivendo com dificuldades na encomenda de navios do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), ligado ao PAC, do Governo Federal. Do total de contratos assinados, pelo menos oito dos 44 navios já deveriam ter sido entregues. Porém, apenas o Celso Furtado, fabricado pelo Estaleiro Mauá, do Rio de Janeiro, e o João Cândido, pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), de Pernambuco, ficaram prontos. No final do mês passado, a estatal anunciou que vai começar a punir, com multas, as empresas que atrasarem as encomendas. Atualmente, a empresa só aplica punição depois de receber os navios, com base nas justificativas apresentadas.
O caso fica ainda mais grave porque, em alguns contratos, a construção dos estaleiros nem começou. O Estaleiro Rio Tietê, em Araçatuba, São Paulo, ainda está em fase de obras, assim como o STX-Promar, em Pernambuco, que também está sendo construído. A previsão era que até 2015, 49 embarcações de grande porte fossem entregues. Mas, pelo andar da carruagem, essa expectativa não deverá se cumprir.
O Estaleiro de Mauá já está sendo auditado neste novo formato de cobrança. Atualmente, o fabricante tem três navios em construção, sendo um deles o Sérgio Buarque, que deverá ser entregue com atraso em junho. A Transpetro recebeu o navio Celso Furtado no ano passado, com um atraso de 13 meses do Estaleiro Mauá e aplicou multa de R$ 2 milhões. Já o petroleiro João Cândido, do EAS, só foi entregue no último dia 25, com 21 meses de atraso. A estatal ainda não definiu se irá multar o estaleiro pernambucano.
Uma das supostas razões para os atrasos, tanto na construção dos estaleiros quanto na produção das embarcações, seria a falta de mão de obra qualificada para o cumprimento das duas etapas.
O Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) divulgou recentemente um estudo sobre o Cenário da Indústria Brasileira da Construção Naval referente ao primeiro trimestre de 2012. O levantamento registrou uma pequena diminuição no número de empregos. Em março de 2012, o total dos empregos diretos de trabalhadores em estaleiros brasileiros somou 58 mil pessoas, em comparação com 59 mil empregos ao final de 2011.

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