domingo, 17 de junho de 2012

Rodney King, pivô dos distúrbios de Los Angeles, morre aos 47 anos


DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

Rodney King, 47, cujo espancamento pela polícia de Los Angeles originou violentos distúrbios em 1992 na cidade, foi encontrado morto em sua piscina na manhã deste domingo, informaram as autoridades.


O capitão de polícia de Rialto, Randy Deanda, disse à agência France Presse que King foi encontrado "inconsciente" no fundo de sua piscina e declarado morto pouco depois em um hospital local, às 10h11 (horário de Brasília).

King tornou-se símbolo das tensões raciais nos Estados Unidos depois que seu espancamento pela polícia de LA foi filmado. Os policiais envolvidos foram absolvidos em 29 de abril de 1992, causando dias de revoltas mortais em Los Angeles.

Joe Klamar - 30.abr.12/France Presse
Rodney King chega ao lançamento de seu livro "The Riot Within - My Journey from Rebellion to Redemption" em LA
Rodney King chega ao lançamento de seu livro "The Riot Within - My Journey from Rebellion to Redemption" em LA

Ao fazer declarações antes do aniversário de 20 anos das revoltas que deixaram mais de 50 mortos, King disse que o racismo ainda precisava ser vencido no país.

"Sempre haverá algum tipo de racismo. Mas cabe a nós como indivíduos neste país olhar para trás e ver todas as conquistas até agora", disse à CNN.

Questionado sobre o que sentia em relação aos policiais que o espancaram, disse: "eu os perdoei, porque a América me perdoou tantas vezes e me deu tantas chances".

Nenhum comentário: