terça-feira, 3 de julho de 2012

Aborrecido com Eduardo Campos, Lula diz fazer questão de viajar a Recife para prestigiar petista


Na quinta-feira (28) da semana passada, Lula recebeu em São Paulo o governador pernambucano Eduardo Campos, presidente do PSB federal. Autorizou a veiculação de umafoto na qual posa sorridente ao lado do visitante. A cena estimulara a versão segundo a qual Lula aceitara sem mágoas a decisão de Eduardo de romper com o PT na cidade de Recife. Engano.
Em privado, o morubixaba do PT revela-se aborrecido com o mandachuva do PSB. Informa que faz questão de viajar à capital de Pernambuco para participar da campanha do candidato do PT à prefeitura da cidade, o senador Humberto Costa. Quer derrotar Geraldo Júlio, o candidato fabricado na última hora por Eduardo.
Entre quatro paredes, Lula soa como se estivesse incomodado com o que chama de “açodamento” do aliado do PSB. Ficou especialmente abespinhado com a reaproximação de Eduardo com o senador Jarbas Vasconcelos, que patrocinou a adesão do PMDB à caravana antipetista de Recife.
Conforme noticiado aqui, Eduardo insinua-se desde logo como alternativa ao projeto reeleitoral de Dilma Rousseff. A ruptura da capital pernambucana insere-se nesse contexto, que tem 2014 como pano de fundo.
Ainda sob os efeitos do tratamento contra o câncer na laringe, Lula queixa-se de dores na garganta. Informou aos operadores do PT que, antes de mergulhar nas campanhas municipais, pretende sair de cena por pelo menos 15 dias. Atento à preocupação dos seus médicos, quer dar um descanso à voz.
Depois, planeja concentrar-se em três praças. Além de São Paulo, onde se esforça para transferir prestígio para Fernando Haddad, decidiu priorizar Recife. Sobrando-lhe tempo e disposição, gostaria dar as caras também em Salvador.
Na capital baiana, o petista Nelson Pellegrino, candidato do governador Jaques Wagner, mede forças com um ACM Neto (DEM) bem posto nas pesquisas. Tomado pelas palavras, teria muito gosto em ajudar a impor uma derrota ao DEM na cidade em que a legenda exibe suas melhores chances de êxito.

Nenhum comentário: