segunda-feira, 9 de julho de 2012

Lula vence o primeiro round contra Eduardo



Lula vence o primeiro round contra EduardoFoto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula e Roque Sá/ Divulgação

NA PRIMEIRA PESQUISA SOBRE A CORRIDA ELEITORAL APÓS O INÍCIO DA CAMPANHA, 42,8% DOS ENTREVISTADOS REVELARAM QUE VOTARIAM NA INDICAÇÃO PELO EX-PRESIDENTE, ENQUANTO 29,7% APOSTARIAM NO POSTULANTE DEFENDIDO PELO GOVERNADOR

09 de Julho de 2012 às 19:12
Leonardo Lucena_PE247 – De acordo com a pesquisa do Instituto Opinião sobre a corrida sucessória do Recife, divulgada nesta segunda (9) no Blog do Magno,  a tese do andor teve seu primeiro teste favorável ao ex-presidente Lula. Na guerra entre o seu PT, que aposta as fichas no senador Humberto Costa, e o PSB, que vai com o ex-secretário estadual Geraldo Júlio, o maior cardeal petista aparece na gente do governador Eduardo Campos (PSB) no quesito transferência de votos. Na amostra, 42,8% dos entrevistados revelaram que votariam na indicação de Lula, enquanto 29,7% apostariam no postulante do gestor socialista.
Por outro lado, 43,4% dos entrevistados disseram que não votariam num candidato indicado por Lula. Com relação a Eduardo, esse percentual foi de 44,9%. Um empate técnico.
A amostra também mencionou a influência do prefeito do Recife, João da Costa, e da presidente Dilma Rousseff, ambos do PT. Para 26,4%, a chefe do Executivo nacional serviria como cabo eleitoral. Já 10,9% dos entrevistados afirmaram que o gestor municipal teria capacidade de influência.
O Instituto Opinião fez o levantamento ouvindo mil eleitores nos dias 4 e 5 de julho em 50 bairros no Recife.
SEM PODER DE INFLUÊNCIA – Outro fator abordado na pesquisa foi a não influência de Lula, Eduardo, Dilma e João da Costa para os eleitores na capital pernambucana. O ex-presidente não teria poder de influência para 43,4% dos entrevistados, enquanto que Eduardo, para 44,9%. Em terceiro, vem o chefe de executivo municipal (56%), e, em quarto, Dilma (57,6%).

Nenhum comentário: