quarta-feira, 4 de julho de 2012

PT de Recife quer tirar ministério do PSB



PT de Recife quer tirar ministério do PSBFoto: Valter Campanato/ABr e Aluísio Moreira/SEI

PASTA DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, COMANDADA PELO SOCIALISTA FERNANDO BEZERRA COELHO (ESQ) POR INDICAÇÃO DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS (PE), PODE IR PARAR NAS MÃOS DO PMDB, NUM ACORDO CRUZADO COM OS INTERESSES DO PT EM MINAS GERAIS

04 de Julho de 2012 às 12:23
Gilberto Prazeres _PE247 – O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), pode ser a primeira vítima das brigas regionais entre o seu partido e o PT. Pelo fato do gestor ser uma indicação direta do governador de Pernambuco e presidente nacional dos socialistas, Eduardo Campos, a sua exoneração seria vista, nas hostes petistas, como o melhor exemplo de que a guerra é para valer e não tem volta entre as duas legendas. Por isso, alguns cardeais da sigla já ensaiam o discurso da substituição de FBC por um nome de outra legenda “mais fiel” ao Governo.
O assunto teria, inclusive, sido discutido na última reunião da Executiva Nacional do PT, na última terça-feira (3). Na ocasião, a maioria dos reunidos teria fechado questão sobre a necessidade de um rompimento oficial com o PSB, uma vez que os líderes do partido, em seus discursos, se colocam como aliados históricos do PT e do Governo Dilma. O que, para os desconfiados petistas, soa como jogo duplo.
Com a provável movimentação, os petistas apostam na diminuição do poder de fogo do governador Eduardo Campos, com quem o ex-ministro José Dirceu - um dos prováveis líderes do movimento – nunca manteve boas relações. A ideia, ainda embrionária, seria deixar claro para a população que os socialistas fazem oposição à Dilma, tirando de vez a ideia de regionalização da crise.
E a substituição de FBC ainda poderia ajudar o PT a resolver questões eleitorais justamente em capitais como Belo Horizonte (MG), onde a aliança com o PSB foi rompida. Especula-se que o PMDB poderia indicar um nome para o posto em troca de apoio à candidatura do ex-ministro Patrus Ananias. Desse modo, o atual prefeiturável peemedebista, deputado federal Leonardo Quintão, sairia da corrida sucessória para assumir a pasta de Fernando Bezerra.
Há ainda a informação de bastidor que, apesar de satisfeita com os resultados apresentados por FBC, a presidente Dilma não ofereceria resistência em realizar a mudança. 

Nenhum comentário: