domingo, 21 de outubro de 2012

O embate por trás das candidaturas

 Ou o que significa, para Luizianne Lins (PT) e Cid Gomes (PSB), a vitória ou a derrota de seus afilhados políticos na definição do 2º turno em Fortaleza



Para quem achava pouco provável que dois candidatos desconhecidos da maioria do eleitorado de Fortaleza fossem para o segundo turno das eleições, uma surpresa. Sob as bênçãos da prefeita da Capital, Luizianne Lins (PT), Elmano de Freitas (PT) conseguiu ir para a disputa final, junto com Roberto Cláudio (PSB), candidato que conta com o irrestrito apoio do governador Cid Gomes (PSB). A uma semana da eleição que apontará o próximo prefeito de Fortaleza, a aliança que uniu PT e PSB por seis anos, agora, coloca frente a frente, medindo forças, Luizianne e Cid, os dois principais representantes das duas legendas.

Durante debate exibido pela TV O POVO, na última quinta-feira, os dois candidatos confirmaram, em meio à troca de farpas, que existem politicamente graças às duas lideranças. É tanto que a maior parte das provocações mútuas não foi direcionada para os próprios prefeituráveis, mas para os dois “projetos políticos” que ali representavam.

O resultado das urnas no dia 28 - primeiro confronto entre as duas lideranças -já terá efeito direto na eleição de 2014. Caso o candidato petista vença a disputa, Luizianne Lins sai fortalecida para conduzir o PT na corrida pelo Governo do Estado. Já o sucesso de Roberto Cláudio abre caminho para que a sucessão de Cid Gomes seja uma das mais fáceis e previsíveis dos últimos tempos.

Questionamentos
Independente de quem vença a eleição, as marcas nos dois partidos serão inevitáveis. Luizianne e Cid foram aliados apenas por circunstâncias e conveniências, ou tinham um projeto que visava uma melhor gestão para Fortaleza?

O que os uniu e o que os tornou, agora, inimigos tão ferrenhos? O que levou Cid a conviver com o PT, apesar de desavenças pontuais com a prefeita? O que levou Luizianne a aceitar a convivência com o grupo dos Ferreira Gomes, antes tão rejeitado pelo PT?

http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2012/10/20/noticiasjornalpolitica,2939975/o-embate-por-tras-das-candidaturas.shtml

Nenhum comentário: