domingo, 14 de outubro de 2012

STF autoriza investigações contra Lacerda no mensalão



Procuradoria Geral da República incorpora Queixa Crime apresentada pelo diretor responsável do Novojornal para investigar Lacerda

O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de um inquérito para investigar repasses feitos a outras pessoas favorecidas pelo mensalão, dentre elas o prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda.

Até agora a imprensa vem divulgando apenas que as investigações envolvem o Ministro Fernando Pimentel e seus assessores, omitindo segundo fontes da redação destes veículos o nome de Marcio Lacerda por intervenção direta do Palácio da Liberdade que apóia sua reeleição para prefeito de Belo Horizonte.

Os novos investigados são pessoas que não são parte do processo que está em julgamento no Supremo desde o início de agosto, porque os repasses só foram descobertos pela Polícia Federal quando a ação principal já estava em andamento no STF.

A nova fase do caso foi inaugurada há pouco mais de um mês, após pedido da Procuradoria-Geral da República para que fossem aprofundadas as investigações sobre o destino do dinheiro distribuído pelo PT com a colaboração do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza.

O requerimento cita nominalmente Marcio Lacerda, informando que, como eles têm foro privilegiado, a investigação deverá tramitar e ser julgada no TREF 1. A PF só conseguiu concluir o trabalho de rastreamento de dinheiro distribuído por Marcos Valério em 2011, cinco anos após a Procuradoria apresentar a denúncia que deu origem ao processo que está em julgamento no STF.

O inquérito foi conduzido pelo delegado federal Luís Flávio Zampronha. De acordo com a polícia, a origem desse dinheiro foi o fundo Visanet, controlado pelo Banco do Brasil e outras instituições financeiras. O fundo é apontado pela PF e pela Procuradoria-Geral da República como a principal fonte dos recursos que alimentaram o mensalão, e a maioria dos ministros do STF já concordou com essa tese.

Na verdade a Procuradoria Geral da República pegou meio caminho andado tendo em vista que Marco Aurélio Carone, diretor responsável do Novojornal, já havia apresentado, desde Maio deste ano, Queixa Crime conta Marcio Lacerda no TRF 1 por envolvimento no esquema criminoso.

A Queixa Crime apresentada ocorreu em função da não aceitação pelo Juiz do Juizado Especial Criminal de Belo Horizonte da exceção da verdade argüida em denúncia criminal apresentada por Lacerda em 2008. Os documentos que seriam juntados na exceção fundamentaram a queixa.

O pedido de abertura do novo inquérito foi feito em fevereiro e acolhido pelo ministro Joaquim Barbosa em 24 de agosto.

http://www.novojornal.com/politica/noticia/stf-autoriza-investigacoes-contra-lacerda-no-mensalao-02-10-2012.html

Nenhum comentário: