sexta-feira, 12 de abril de 2013

O silêncio do falso moralista Joaquim Barbosa Torquemada




Joaquim Barbosa em reunião com presidentes de associações de magistrados, as que representam toda a magistratura do país, passou algumas descomposturas nos convidados que foram tratados com laivos de autoritarismo pelo presidente do STF advertindo, inclusive a um dos presentes aquele malsinado encontro que só falasse quando ele, Barbosa, permitisse.

O presidente do STF vem se notabilizando por sua postura "altiva" em defesa da ética. Barbosa tem demonstrado insatisfações públicas com relação ao conúbio existente entre associações de magistrados e patrocínios privados geralmente em resortes onde são feitos os congressos dessas associações de magistrados, chamando atenção para o impedimento ético que esse tipo de patrocínio pode acarretar.

Barbosa também tem levantado a voz para denunciar a relação estreita de juízes com advogados, insinuando que a influência de certos advogados sobre alguns juízes é o que determinam o resultado de uma sentença segundo aquela máxima de que " O bom advogado conhece a lei, o melhor conhece o juíz".

Esses posicionamentos do ministro presidente do STF recebe o aplauso fácil de uma claque sequiosa para mudar os costumes morais do país, quando esses costumes são praticados pelos outros e não por ela .

Agora mesmo o ministro que mais macula a imagem do STF, no presente momento, porque há outro ainda pior, Luis Fux, anunciou aos quatro ventos que fará uma festa de arromba em comemoração aos seus 60 anos para os 180 desembargadores cariocas, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, os ministros do STF, alguns magistrados do STJ, advogados, a nata do mundo jurídico, seus convidados, em casa de um advogado e bancado com recursos desse advogado.

Registre-se que a filha de Fux trabalha no escritório do advogado que vai bancar com recursos próprios toda festa de Fux e que está outrossim concorrendo a uma vaga de sembargadora no TJ do Rio de Janeiro. Quem faz a lista tríplice? Os desembargadores convidados por Fux. Quem indica? o governador que estará na festa de Fux. Tudo em casa e tudo dominado.

Perguntado sobre o que acha disso Barbosa deu o silêncio como resposta.

Coincidentemente, Fux foi ao lado de Barbosa o ministro que mais endureceu para o lado dos "mensaleiros", talvez por isso Barbosa permaneça em silêncio e não queira verbalizar seu falso moralismo.

Tudo neste país é baseado em falso moralismo e quem mais expôs essa faceta do comportamento brasileiro foi Nelson Rodrigues, o anjo pornográfico, cuja obra permanece atualíssima.

Joaquim Barbosa é uma dessas personagens Rodriguiana considerada uma reserva moral aos olhos da sociedade quando olhada de soslaio, mas se prestarmos bem atenção é mais um desses falsos moralistas que infestam o cenário político nacional.

2 comentários:

breno disse...

Fantástico este texto!Disse tudo que o "povo brasileiro" precisava ouvir!Joaquim Barbosa não passa de um falso moralista, ainda bem que existem pessoas conscientes nesse Brasil.

breno disse...

Fantástico este texto!Disse tudo que o "povo brasileiro" precisava ouvir!Joaquim Barbosa não passa de um falso moralista, ainda bem que existem pessoas conscientes nesse Brasil.