segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Casa Branca minimiza queixas da França: "todos os países espionam"

247 - A Casa Branca minimizou nesta segunda-feira (21) às queixas feitas pela França sobre as novas denúncias de espionagem por parte da Agência de Segurança Nacional americana (NSA). "Já deixamos claro que os Estados Unidos recolhem informações de inteligência no exterior do mesmo modo que todos os países recolhem", afirmou a porta-voz da NSA, Caitlin Hayden.

"Como disse o presidente [Barack Obama] em seu discurso na Assembleia-Geral das Nações Unidas, começamos a revisar o modo com que obtemos informações para poder chegar a um equilíbrio entre as legítimas preocupações pela segurança de nossos concidadãos e aliados e as preocupações que todo o mundo compartilha a propósito da proteção de sua intimidade", acrescentou Hayden.

Novas revelações sobre a espionagem em massa dos serviços norte-americanos provocaram reações iradas da França, que convocou o embaixador dos Estados Unidos em Paris. A agência americana de Segurança realizou 70,3 milhões de gravações de dados telefônicos de franceses em um período de 30 dias entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. "Estou profundamente escandalizado", disse o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault.

http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/118427/Casa-Branca-minimiza-queixas-da-Fran%C3%A7a-todos-os-pa%C3%ADses-espionam.htm

Nenhum comentário: