segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A Globo censura até o luto de seus profissionais



Autor: Fernando Brito
arfoc

Muitos repórteres fotográficos e cinematográficos do Rio de Janeiro recusaram-se a cobrir o ato convocado para hoje, contra o reajuste das passagens, com a participação dos “black blocs”.
O ato, claro, terminou com pancadaria.

Entre os cinegrafistas que não  fizeram imagens do ato, estavam os da Rede Globo.
Mas a Globo cobriu a manifestação do ar, com a câmera automática colocada em seu helicóptero.
E não disse uma palavra – pelo menos que eu tenha assistido, na Globonews e no final do Jornal Nacional – sobre o protesto dos profissionais enlutados.

No jornal, limitou-se a um registro: “O repórter fotográfico Alê Silva se disse preocupado com a situação dos fotógrafos na rua. Ele e um grupo de 15 repórteres fotográficos não trabalharam nesta segunda-feira em memória do cinegrafista”.

Um desrespeito para quem se arrisca no meio destes quebra-quebras para trazer informação.
Desrespeito que está bem registrado na nota da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos, a Arfoc, que cobrou responsabilidade das empresas e punição para os “blocs”:

(…)Santiago é mais uma vítima da irresponsabilidade das empresas jornalísticas, que se recusam a fornecer equipamentos de segurança, treinamento e estabelecer como regra primordial de segurança o impedimento do profissional trabalhar sozinho.

Nós, jornalistas de imagem, exigimos que as autoridades de segurança do Estado do Rio de Janeiro instaurem, imediatamente, uma investigação criminal para apurar quem defende, financia e presta assessoria jurídica a esse grupo de criminosos, hoje assassinos, intitulados “Black Blocs”, que agridem e matam jornalista e praticam uma série de atos de vandalismos contra o patrimônio público e privado. 

O repórter cinematográfico Santiago Ilídio de Andrade é o terceiro jornalista morto durante o exercício profissional, pela violência que se banalizou no Rio de Janeiro. Até quando vamos ter que chorar e enterrar mais um companheiro?

A mídia brasileira não desrespeita apenas o povo brasileiro. Desrespeita seus próprios profissionais.

http://tijolaco.com.br/blog/?p=13848

Nenhum comentário: