sábado, 8 de fevereiro de 2014

Marco Aurélio diz que Barbosa será candidato


Autor: Miguel do Rosário
jb
Esse é o tipo de notícia que só vendo para crer. Marco Aurélio Mello, contudo, não cometeria essa inconfidência “de bobeira”. Ele sabe o que está fazendo, provavelmente em movimento combinado com o próprio Barbosa. Eu acho um tanto bizarro essa situação. Um presidente da Suprema Corte abandonar o cargo para imediatamente se lançar candidato a presidente da República. Fica parecendo que ele se valeu do cargo e suas perrogativas para se projetar. No caso de Barbosa, fica parecendo ainda que ele agiu como agiu no julgamento da Ação Penal 470, vulgo mensalão, também para se projetar.
Mais estranho ainda é ver Marco Aurelio Mello praticando o mais descarado proselitismo partidário.
Na mesma entrevista, Marco Aurélio Mello aproveitou para fustigar o Partido dos Trabalhadores. “Temos de admitir a realidade: houve um evidente desgaste institucional nesses doze anos de governo do PT. Com ataques inaceitáveis ao Ministério Público, ao Judiciário e à liberdade de imprensa”.
Que eu saiba, o PT não atacou o Judiciário nem Ministério Público. O que houve foi o ataque de alguns procuradores e de alguns juízes ao PT. Como o próprio Marco Aurélio acaba de fazer, aliás.
O PT é um partido político, cujo poder emana dos votos que seus membros recebem do povo brasileiro. A razão de ser do PT é fazer política, aí incluindo críticas democráticas às instituições. É função do partido. Quem está se desgastando aqui é o STF, com esses ministros falando pelos cotovelos e rasgando a toda hora o Código de Ética da Magistratura e a própria Constituição, que proíbem ao juiz exercer qualquer atividade político-partidária. Dar entrevista para a grande imprensa falando mal de um partido político, num contexto (ano eleitoral) em que praticamente defende um candidato de oposição, é uma atividade político-partidária.
*
Acaba de ser publicado no 247:
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, revela: Joaquim Barbosa deve deixar o comando da instituição para se lançar à presidência da República.
A inconfidência foi feita numa entrevista ao jornalista Cabral, publicada na edição deste fim de semana da revista Veja.
– O senhor acha que Joaquim Barbosa deixará o Supremo para se candidatar a presidente da República? – questiona Cabral.
– Eu o vejo um pouco cansado do dia a dia do Judiciário. Posso cometer uma inconfidência porque ele não me pediu que guardasse reserva. Ao entrar para a sessão final do ano judiciário de 2013, ele me disse que já estava participando daquela sessão pela décima-primeira vez. E afirmou que para ele já estava de bom tamanho. Por aqui se ventila muito que ele estaria para sair para se candidatar. Que ele seja muito feliz na nova seara – responde Marco Aurélio.
Na mesma entrevista, Marco Aurélio Mello aproveitou para fustigar o Partido dos Trabalhadores. “Temos de admitir a realidade: houve um evidente desgaste institucional nesses doze anos de governo do PT. Com ataques inaceitáveis ao Ministério Público, ao Judiciário e à liberdade de imprensa”.
Ele também se defendeu de sua decisão mais polêmica: o habeas corpus que permitiu a fuga do banqueiro Salvatore Cacciola. “Sempre estive com a consciência muito tranquila. Se precisasse, tomaria a mesma decisão novamente.”
Na mesma edição da revista, na coluna Panorama, o mesmo jornalista informa que um assessor de Barbosa fez consultas sobre os benefícios a que ele teria direito caso se aposentasse prematuramente – em mais um sinal de que será candidato à presidência da República. 
http://tijolaco.com.br/blog/?p=13585

Nenhum comentário: