quinta-feira, 27 de março de 2014

O Helicoptero de 50 Milhões de Reais


Um projeto de Jornalismo por Diário do Centro do Mundo 


A história da apreensão de quase meia tonelada de pasta pura de coca, numa fazenda em Afonso Cláudio, no Espírito Santo, ainda não foi devidamente contada pela mídia, embora os fatos já tenham ocorrido há mais de três meses. A droga, vendida no varejo, pode render mais de R$ 50 milhões.
À Polícia Federal, cabe apurar a origem e a destinação da cocaína e,
principalmente, quem são essas pessoas envolvidas, mas até aqui a PF se destacou pelo anúncio do não envolvimento do deputado Gustavo Perrella e de seu pai, o senador Zezé Perrella, proprietários do helicóptero que transportava toda a droga.
É claro que os Perrellas também podem ter sido vítimas do tráfico internacional de drogas, mas descartar o envolvimento antes de descobrir a quem pertence a droga é incomum e inadequado para autoridades que têm o dever de investigar, ainda mais quando os inocentados previamente são pessoas detentoras de poder político e empresarial.
DCM quer investigar o caso para dar as respostas à sociedade.
Como o dinheiro será investido:
Ele será utilizado exclusivamente para cobrir custos de produção. Pagará o jornalista Joaquim de Carvalho, experiente profissional com passagem pelos principais veículos de comunicação do Brasil, e seus gastos em passagens aéreas e deslocamentos de carro em Minas Gerais e no Espírito Santo, onde a cocaína foi apreendida.
Temas que serão abordados:
A droga – de onde e para onde ia a cocaína apreendida, como foi seu
preparo, grau de pureza, quadrilhas envolvidas. Entrevista com especialistas no estudo e na investigação de tráfico internacional, bem como pessoas que já estiveram envolvida no tráfico.
A fazenda – como e quando foi comprada a fazenda usada de entreposto para o transporte da droga. É um elemento-chave nessa história, pois sua compra, aparentemente por preço superfaturado, pode revelar os reais proprietários da cocaína. Nessa reportagem, falamos também sobre o esquema de lavagem de dinheiro.
A investigação – como a PM do Espírito Santo, que iniciou a investigação, e a PF, que assumiu o caso, atuaram e atuam nessa operação.
As mulas – quem são, o que pensam e o que revelaram os quatro presos na operação que resultou na apreensão da droga. Entrevistas com eles, parentes, amigos e advogados.
A família Perrella – a reportagem dirá quem são os Perrellas. É importante em razão de ser proprietária do helicóptero e também pelo poder político e econômico. O pai, senador, é do PDT, base de apoio do governo federal, liderado pelo PT. Contaremos como e por que a família Perrella passou a ser investigada por lavagem de dinheiro, muito antes da apreensão da droga.
Falaremos também sobre os indícios que ligam a família ao caso dessa apreensão.
Dúvidas Comuns:
Pergunta: O repórter vai sozinho?
Resposta: Não, será acompanhado de um cinegrafista num momento.
Pergunta: O que acontece com meu dinheiro se a meta não for atingida?
Resposta: Segundo o Catarse, ele volta na íntegra para você.
Pergunta: Como recebo minha recompensa?
Resposta: Links e listas, por e-mail, e produtos físicos por correio.
Pergunta: Onde serão publicados vídeo-reportagem e as matérias?
Resposta: No Diário do Centro do Mundo (www.dcm.com.br)
Pergunta: Só os apoiadores terão acesso ao material?
Resposta: Não. Será aberto, embora os apoiadores assistam antes da estréia oficial
.
http://catarse.me/pt/helicoptero

Nenhum comentário: