terça-feira, 1 de abril de 2014

O exótico professor da USP que tomou um esculacho por elogiar o Golpe

image

Maravilhoso o esculacho dirigido por alunos ao professor Carlos Gualazi, da Faculdade de Direito da USP. (aqui, o vídeo.)
É o melhor fecho para as lembranças e os debates em torno dos 50 anos do Golpe de 64. Felizmente, a cena foi gravada num vídeo que se tornou viral na internet.
Gualazi pediu para ser esculachado ao fazer, ou tentar fazer, o elogio da “Revolução”. Estava vestido a rigor para a ocasião, com uma vistosa gravata borboleta.
Ele já tinha avisado os alunos. E estes se prepararam adequadamente. Ele começa a ser apupado pelos presentes à sala de aula. Logo em seguida, estudantes invadem a sala, alguns encapuzados, e todos cantando um clássico da resistência. “Podem me prender, podem me bater, que eu não mudo de opinião.”
A reação de Gualazi foi cômica. Ele ainda buscou, num triunfo da esperança, colocar ordem na classe. Tirou o capuz de uma aluna, ficou num empurra-empurra com um aluno e opôs sua voz francamente minoritária à da turma em ampla maioria.
Gualazi, 67 anos, é uma figura singular. Ele tem um verbete na Wikipedia escrito evidentemente por ele mesmo. Nele está registrada, com visível orgulho, sua segunda carreira: a de músico profissional. Você vê ali até a foto de um cd do professor.
Mas um aviso na Wikipedia alerta o leitor de que, por “consenso”, foi pedida a “eliminação” do verbete.
Não sei exatamente o que é este consenso, mas coisa boa para Gualazi não é.
O esculacho deu duvidosa notoriedade a ele. A fama poderia vir antes, se alguém prestasse atenção a um livro de história que ele escreveu em parceria com Jânio Quadros.
Nele, Jânio explica com clareza torrencial o que o levou à renúncia de 1961. Ainda hoje, historiadores e jornalistas tentam decifrar um gesto que, num livro coescrito por Gualazi, é objeto de justificativa minuciosa.
A história, nas palavras do próprio Jânio:

“Quando assumi a Presidência, eu não sabia da verdadeira situação político-econômica do país. A minha renúncia era para ter sido uma articulação: nunca imaginei que ela seria de fato aceita e executada. Renunciei à minha candidatura à Presidência, em 1960. A renúncia não foi aceita. Voltei com mais fôlego e força. Meu ato de 25 de agosto de 1961 foi uma estratégia política que não deu certo, uma tentativa de governabilidade.

Também foi o maior fracasso político da História republicana do país, o maior erro que cometi (…). Tudo foi muito bem planejado e organizado. Eu mandei João Goulart (vice-presidente) em missão oficial à China, no lugar mais longe possível. Assim, ele não estaria no Brasil para assumir ou fazer articulações políticas.

O livro em que Jânio se confessou
O livro em que Jânio se confessou

Escrevi a carta da renúncia no dia 19 de agosto e entreguei ao ministro da Justiça, Oscar Pedroso Horta, no dia 22. Eu acreditava que não haveria ninguém para assumir a Presidência. Pensei que os militares, os governadores e, principalmente, o povo nunca aceitariam a minha renúncia e exigiriam que eu ficasse no poder. Jango era, na época, semelhante a Lula: completamente inaceitável para a elite. Achei que era impossível que ele assumisse, porque todos iriam implorar para que eu ficasse (…). Renunciei no Dia do Soldado, porque quis sensibilizar os militares e conseguir o apoio deles.

Era para ter criado um certo clima político. Imaginei que, em primeiro lugar, o povo iria às ruas, seguido pelos militares. Os dois me chamariam de volta. Fiquei com a faixa presidencial até o dia 26. Achei que voltaria de Santos para Brasília na glória. Ao renunciar, pedi um voto de confiança à minha permanência no poder. Isso é feito freqüentemente pelos primeiros-ministros na Inglaterra. Fui reprovado. O país pagou um preço muito alto. Deu tudo errado”.

Era para ser um furo histórico e nacional, mas ninguém leu. Ter participado ativamente da confissão de Jânio não tirou Gualazi da obscuridade.
Ele parecia condenado à sombra, até que decidiu fazer o elogio do golpe.
O resto é um vídeo que vai ficar para a história do Brasil nos 50 anos do golpe.
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-exotico-professor-da-usp-que-tomou-um-esculacho-por-elogiar-o-golpe/

Nenhum comentário: