segunda-feira, 7 de abril de 2014

Uma lista de filmes que foram proibidos em diversos países


 
Superproduções ou não, diversos filmes já tiveram seus conteúdos proibidos em países pelo mundo. Por tratar de temas religiosos, terem excesso de violência, cenas de sexo explícito ou conteúdo grosseiro, diversos longas já foram banidos e rejeitados por várias nações.
1
A mais nova superprodução 'Noé' foi proibido em países de maioria muçulmana, como Emirados Árabes Unidos, Catar, Indonésia e Bahrein. Segundo autoridades, o filme faz uma representação errônea de um de seus profetas e é contra doutrinas e valores islâmicos.
2
Um dos mais famosos filmes sobre nazismo, 'A Lista de Schindler', também foi proibido na Indonésia, já que o país considerou a obra a favor das causas judaicas.
3
Para manter sua população longe das influências cristãs, a China proibiu a exibição de um dos clássicos da filmografia mundial, 'Ben-Hur'. O governo temia a propagação do cristianismo e que isso fizesse o público aderir à religião.
4
O filme 'Eu Vos Saúdo, Maria' é um retrato da Virgem Maria dirigido por Jean-Luc Godard. A obra foi banida na Argentina por ofender o cristianismo, pois a personagem é uma mulher comum que trabalha, estuda e namora. Também por conter cenas de nudez, o filme foi censurado no Brasil, mas muitas sessões clandestinas do filme aconteceram no país.
5
Adaptação do livro de mesmo nome de Dan Brown, 'O Código Da Vinci' causou muitas polêmicas antes mesmo de ser lançado. Não só o Vaticano, mas também países de maioria católica foram contra a exibição do filme, e as Ilhas Salomão foi além e proibiu a execução da obra. A alegação foi de que seu conteúdo contradiz a religião cristã.
6
Com cenas de afeto e sexo entre dois homens, 'O Segredo de Brokeback Mountain' foi censurado em vários países por conta de sua temática. Nos Estados Unidos o filme não foi exibido em uma rede de cinemas e na Itália foi projetado com cortes das cenas homoafetivas. Já nas Bahamas e na China o filme foi totalmente proibido, assim como nos Emirados Árabes Unidos, já que o islamismo proíbe relações entre pessoas do mesmo sexo.
7
A comédia 'Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América' foi vetado não só no Cazaquistão, como na maioria dos países árabes, além da Rússia. Os governos alegaram que o filme era desnecessário, obsceno e medíocre. Interessante que, tempos depois, o Cazaquistão agradeceu o filme por fazer o turismo crescer no país.
8
Por ser considerado muito aterrorizante, 'O Exorcista' foi censurado por quase duas décadas no Reino Unido.
9
Alegando que o filme era preconceituoso em relação ao país, o governo nigeriano baniu o filme 'Distrito 9'. A controversa cena em questão se trata do momento em que o personagem principal, Wikus, quer comprar armas de uma gangue nigeriana.
10
'A Serbian Film - Terror sem Limites' conta a história de um ator pornô que, por falta de melhores opções, aceita participar de um filme repleto de cenas de pedofilia e necrofilia. Por conter também sequências de violência extrema, o filme foi censurado em vários países, tendo várias de suas cenas cortadas para que pudesse ser exibido.
11
Depois de fazer barulho no mundo do cinema, 'A Centopeia Humana' ganhou uma continuação ainda mais forte, tanto que foi proibida no Reino Unido. Segundo o 'The Guardian', o filme foi censurado por ser considerado uma ameaça ao espectador.
12
Um dos destaques da carreira de Stanley Kubrick, 'Laranja Mecânica', também foi alvo de censura por sua violência e crueldade extremas. Irlanda, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul e Brasil foram alguns dos países que proibiram sua exibição.
13
O polêmico 'Holocausto Canibal' tem uma longa lista de países em que foi censurado: Nova Zelândia, Alemanha, Itália, Reino Unido, Austrália, Noruega, África do Sul, Finlândia e Marrocos foram só alguns deles. A razão da proibição são as cenas de tortura, estupro e ainda porque animais foram mortos para a gravação da obra.
14
'Último Tango em Paris' causou muita polêmica com a cena em que Paul (Marlon Brandon) usa manteiga como lubrificante para transar com Jeanne (Maria Schneider). Por causa dessa sequência e do conteúdo sexual explícito, o filme foi proibido na Nova Zelândia, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Itália e Cingapura.
15
Com direção de Oliver Stone, 'Assassinos por Natureza' foi proibido na Irlanda por excesso e glorificação da violência. E para evitar a censura nos Estados Unidos, diversas cenas foram refeitas ou cortadas.
http://jornalggn.com.br/noticia/uma-lista-de-filmes-que-foram-proibidos-em-diversos-paises

Nenhum comentário: