sábado, 3 de maio de 2014

DARTH BARBOSA E A GUERRA NOS PODERES

RICARDO FONSECA

Muito longe de ser um super-herói como a Grande Imprensa estampou em capas de jornais e revistas, Darth Barbosa não tem coração, nem sangue e muito menos alma
Estava demorando, mas ele voltou, voltou de forma retumbante, colocando José Genoíno (doente) de volta à Papuda. E ao som da "Marcha Imperial ", também conhecida como Darth Vader´s theme (confira aqui), o Sr. Joaquim Barbosa faz sua reentrada nos telejornais tupiniquins, como sempre, em meio a polêmicas.

Muito longe de ser um super-herói como a Grande Imprensa estampou em capas de jornais e revistas, Darth Barbosa não tem coração, nem sangue e muito menos alma. O que corre em suas veias para mim é Petróleo. O mais grosso possível, não o nosso, refinado na Petrobras. E bem no meio do seu peito, bate uma bomba, que está prestes a implodir em mais uma canetada, de tanto ódio do PT e seus signatários. Paradoxalmente, o mesmo partido que o levou a ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.

Como na trilogia de George Lucas, o STF se transformou num gigantesco quartel general do lado negro da força. Calma Skywalkers, explico. Sem trocadilhos, ele se transformou numa constelação de estrelas incandescentes, como o sabre vermelho, que Darth Barbosa, provocado pela mídia comprometida, usa para aniquilar seus inimigos.

Dizem que o Sr. Joaquim Barbosa nem precisa usar a tradicional máscara negro-espelhada característica do vilão de "Guerras nas Estrelas". Sua face normalmente já mete medo em muita gente por aí. Acredito eu que principalmente nos quadrilheiros sem quadrilha e criminosos sem crime, condenados injustamente na AP 470 pela maçante "Teoria do domínio da força", Ops! "Do fato."

O mestre Yoda–Lula sabiamente colocou aos sete ventos, em Portugal, palavras que milhares de brasileiros gostariam de ter dito. Esse julgamento foi predominantemente político e, muito pouco ou quase nada, técnico. Sem crime, não tem réu. Mas por que diabos ainda estão presos?

Por que José Dirceu, condenado ao regime semiaberto, encontra-se até hoje (02), em fechado sem direito ao trabalho? Por que José Genoíno retornou à prisão, será que foi por não estar à beira da morte, como gostariam seus algozes?

Quantos Lukes Skywalkers vão ter de existir para que efetivamente se façam justiça nesse processo penal?

Enquanto o mensalão tucano (aquele lá de Minas) - bem mais cabeludo do que o petista - prescreve ao sabor do pão de queijo, os verdadeiros heróis que lutaram a vida toda contra os Atos Institucionais, o Militarismo, a repressão, a ditadura, etc e tal... estão enjaulados como bichos, sem direito a seus próprios direitos.

Está na hora de o Congresso Nacional retomar a questão e fazer valer o que está escrito na Constituição. Judicializaram a política sim, mas não politizaram a Justiça.

Enquanto muitos dormem em colchas de seda e lençóis egípcios, famílias passam noites em claro, numa insônia infinita, à espera de uma luz no fim do túnel. Como a do sabre verde de Luke Jedi, usada para salvar-lhes das garras dos monstros horrendos e do laser dos soldados inimigos.

Será que o mal vencerá o bem nessa "Guerra de poderes", ao contrário da saga de Lucas? Ou a verdadeira Justiça realmente haverá de ser feita?

Que a força esteja com os condenados, que estão sofrendo na pele a angústia de cumprirem pena como bandidos, com a consciência limpa, de não sê-los.

O que será que acontecerá nos próximos capítulos? "O Congresso contra-ataca ?" ou "A princesa aposentadoria vence Darth Barbosa?"

http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/138608/Darth-Barbosa-e-a-guerra-nos-poderes.htm


Nenhum comentário: