quinta-feira, 22 de maio de 2014

Deputado do PSB cita filme polêmico para ofender apresentadora Xuxa


Bate-boca referiu-se a um filme de 1982, classificado de erótico. Pastor Eurico foi destituído da CCJ e Xuxa recebeu solidariedade de deputados

Durante uma acirrada discussão, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, sobre o projeto de lei que pune agressões violentas a crianças cometidas no ambiente familiar, o deputado Pastor Eurico (PSB-PE) acabou ofendendo ontem a apresentadora de televisão Xuxa Meneghel ao dizer que ela provocou uma agressão às crianças quando “protagonizou um filme pornô”. 
Xuxa, que estava sentada à mesa da comissão, não pode responder ao deputado, mas fez um gesto de coração com as mãos. Apenas os integrantes da comissão tem direito à fala durante as reuniões ordinárias. O líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS), acabou destituindo o deputado Pastor Eurico da CCJ após ele criticar Xuxa.

Pastor Eurico se referiu ao filme paulista, considerado erótico, Amor estranho amor, dirigido por Walter Hugo Khoury, em 1982, em que Xuxa contracena com um garoto de 12 anos. Durante a sua fala, o deputado reclamou da alcunha imposta à legislação, que ficou intitulada como Lei da Palmada: “Eu nem falo sobre a violência que passa na tevê todos os dias. A conhecida rainha dos baixinhos protagonizou em 1982 a maior violência contra as crianças quando fez um filme pornô”, afirmou.

A apresentadora foi convidada para participar da sessão da CCJ que votaria a redação final do projeto de lei. Ele já foi aprovado em uma comissão especial há dois anos e precisa somente da chancela da CCJ para ser enviado para análise do Senado. Depois de ser hostilizada, Xuxa recebeu o apoio dos demais parlamentares presentes. Também integrante da bancada evangélica, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) fez uma ressalva: “Gostaria de deixar claro que essa é a opinião dele (Pastor Eurico). Não é posição da bancada evangélica”, disse.

A deputado Sandra Rosado (PSB-RN) também pediu respeito à apresentadora: “Cada um tem seu papel relevante na sociedade, seja como parlamentar, seja como artista”.
 
CCJ aprova
Depois de três horas de discussões, a CCJ aprovou o projeto de lei que pune castigos que resultem em sofrimento físico a crianças. O texto segue para análise do Senado. A proposta aguardava a análise do colegiado há dois anos. Mas, questionamentos levantados pela bancada evangélica impediam sua votação. Em julho do ano passado, a comissão tentou votar a redação final da proposta após um lobby feito por Xuxa, que ligou para os integrantes da comissão. O projeto garante o direito à educação sem “o uso do castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto”. (da agência Folhapress)

Saiba mais

O projeto prevê punições a pais que batem nos filhos, que ficariam sujeitos a penas socioeducativos e até ao afastamento dos filhos. O projeto, aprovado por unanimidade pela Comissão Especial da Câmara, especifica que crianças e adolescentes devem ser protegidos do castigo físico, "em que há o uso da força e resulte em sofrimento e lesão". A lei faz emendas ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), de 1990, que não define os "maus-tratos".

 http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2014/05/22/noticiasjornalbrasil,3254566/deputado-do-psb-cita-filme-polemico-para-ofender-apresentadora-xuxa.shtml

Nenhum comentário: