segunda-feira, 26 de maio de 2014

Os embaixadores do Narcosul: os traficantes que operam o maior bloco de drogas do mundo


Macaco no posto da fronteira com o Brasil em Cobija, na Bolívia

Macaco no posto da fronteira com o Brasil em Cobija, na Bolívia Foto: Cléber Júnior / Extra









Guilherme Amado


Traficantes de Bolívia, Brasil, Paraguai e Peru forjaram, nos últimos 14 anos, a mais poderosa e coesa aliança para a exportação de drogas no mundo, capaz de movimentar R$ 21 bilhões por ano e empregar 30 mil pessoas. Após seis meses de investigação jornalística, o EXTRA apresenta a partir deste domingo o Narcosul e seus embaixadores,que representam à perfeição as organizações criminosas clandestinas que comandam o narcotráfico na América do Sul: Max, Pingo, Cabeça BrancaJavier, Marcola, ChicharöTião e Pavão.
Os embaixadores do Narcosul
Os embaixadores do Narcosul
As entrevistas com 79 pessoas — entre ex-presidentes da República, congressistas, diplomatas, procuradores, juízes, policiais, advogados, representantes da ONU, pesquisadores e traficantes — e a análise de 4.300 páginas de informações públicas e sigilosas dos quatro países e dos Estados Unidos permitiram montar os perfis dos embaixadores do Narcosul nesta série de reportagens, cofinanciada pelo Instituto Prensa y Sociedad (Ipys). São traficantes que mais se assemelham a executivos do que a criminosos em favelas. Conduzem suas operações de qualquer lugar, armados de laptops e conectados a redes sociais.

Em vídeo, representante da ONU na Bolívia analisa o combate ao tráfico na América do Sul:


Documentos, números e histórias revelados a partir de hoje mostrarão como os embaixadores do tráfico se equilibram graças a um tripé formado pela corrupção de agentes públicos, a ausência do Estado nas fronteiras e a falta de cooperação efetiva entre os sistemas judiciais.
Numa viagem de 15.654 quilômetros por 16 cidades em quatro países, vieram à tona as estruturas — ou a falta delas — que fazem o Narcosul prosperar para atingir os 14 milhões de usuários de cocaína e maconha no continente. Seja em Epitaciolândia, Pedro Juan Caballero, La Paz, Lima ou Iñapari, fica clara a maneira como esses traficantes operam. Dividindo territórios, estabelecendo tratados entre si e corrompendo autoridades para aumentar lucros e reduzir riscos, os embaixadores superaram em eficiência a integração oficial de seus países. Para eles, as fronteiras viraram pó.

O poder também foi pulverizado. Existem execuções e acertos de contas, mas não há chacinas à moda mexicana. As guerras internas cessaram. Os cartéis, barões oupatrones dos anos 1980 ficaram para trás. Esqueça Pablo Escobar.

O Narcosul se vale das características dos países onde atua. Peru e Bolívia são os dois maiores produtores mundiais de cocaína, pasta base e outros derivados da folha de coca. O Paraguai encabeça o cultivo de maconha na região. E o Brasil tem duplo papel: é o segundo no ranking mundial de consumo de cocaína e derivados e principal entreposto para a Europa e a África.
A obra na fronteira entre Brasil e Bolívia em Cobija está parada há dois anos
A obra na fronteira entre Brasil e Bolívia em Cobija está parada há dois anos Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo
No último 31 de março, não era Cabeça Branca ou Javier que chamava a atenção dos policiais no posto de fronteira em Cobija, cidade boliviana separada da brasileira Epitaciolândia (AC) por uma pequena ponte esburacada — as obras pararam há dois anos depois de a Bolívia interromper o pagamento à empreiteira. Animados, indagavam-se qual seria a espécie do macaco de quase meio metro de altura que há anos vive no posto. Talvez estivesse ali um símbolo simples do que é o Narcosul.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/mundo/os-embaixadores-do-narcosul-os-traficantes-que-operam-maior-bloco-de-drogas-do-mundo-12594059.html#ixzz32nEhA03W

Nenhum comentário: