quarta-feira, 25 de junho de 2014

O VELHO DO RESTELO SAI DE CAMPO CONTUNDIDO

Lelê  Teles
LELÊ TELES
Até as vésperas do maior evento internacional ocorrido nestas plagas, a mídia bilionária e familiar vocacionava em alto e bom som, para todo o planeta ouvir, que o evento não daria certo. Mídia tentou sabotar um megaevento com desinformações e reporcagens
Quando Vasco da Gama partia a caminho das Índias, conta-nos Camões em seu famoso e longo poema épico, havia um ancião derrotista, fracassomaníaco e catastrofista, mirando de longe as naus e vaticinando urubologamente: não vai dar certo!
Seu vaticínio deu com os burros n'água e a expedição deu no que deu!
Mas o espírito do Velho do Restelo continua vivo. Aqui ele se impregnou nas redações de revistonas e jornalões e se transformou; o Velho do Restelo à brasileira não só torce contra o Brasil, mas também joga contra.
Até as vésperas do maior evento internacional ocorrido nestas plagas, a mídia bilionária e familiar vocacionava em alto e bom som, para todo o planeta ouvir, que o evento não daria certo.
Os estádios não ficariam prontos, os aeroportos entrariam em colapso, não haveria transporte público, haveria uma epidemia de dengue (em pleno inverno!) e faltariam ainda bolas, gandulas e apitos.
A mídia internacional, ao invés de embarcar na nau para o novo mundo, ficou na praia a ouvir os resmungos e rabugens do Velho derrotista.
Quando se deu conta, viu que perdia o seu precioso tempo, quem foi na frente descobriu o mundo novo.
A Copa do Mundo no Brasil é um sucesso. O mundo inteiro está aqui, direta e indiretamente, e está maravilhado: os estádios são lindos e funcionais, os aeroportos estão belos e confortáveis, o país tem uma ginga própria, um multiculturalismo invejável, uma culinária variada e original, uma paisagem encantadora e os gringos estão fascinados pela beleza feliz da nossa gente. Não falta quem diga que voltará outras vezes.
O Brasil ganhou credibilidade no planeta, nunca teve a sua imagem exposta por tanto tempo e pra tanta gente e por um preço tão baixo. O país, que era um mito no imaginário mundial, agora ganhou carne e osso.
E parece que é só o começo de uma grande festa, que a redescoberta do Brasil atrairá um enorme volume de turistas estrangeiros ao país. E teremos, ainda e para reforçar, uma Olimpíada daqui a pouco.
O ÍNDIO BLACK BLOC
O diabo é que a mídia velha jamais conseguirá desfazer o trabalho sujo que fez, perdeu a credibilidade ante a imprensa mundial, porque emitiu alarmes falsos, omitiu dados importantes, tentou sabotar um megaevento com desinformações e reporcagens, tentou expurgar da alma do brasileiro a paixão pelo futebol e alimentou caninamente o espírito dos vira-latas de plantão.
E o pior, fez tudo isso com fins meramente políticos.
A imprensa mundial percebeu agora claramente, e muitos brasileiros também, que a nossa mídia familiar e bilionária deu início a uma guerra psicológica para envenenar a alma do brasileiro.
Passaram meses a dizer que daríamos um vexame internacional com a nossa incompetência, pagaríamos um mico planetário por culpa do governo petralha e corrupto, que o governo tirou grana da saúde e da educação e entregou de mãos beijadas para empresários construírem estádios, que era melhor pular fora desse barco antes dele afundar.
A mensagem tentava atrair para a rua os jovens, ainda de ressaca pela rave cívica do ano passado, e criar um clima desfavorável para o país e para o governo.
#naovaitercopa, incentivavam. De lá pra cá, o Velho do Restelo se fez presente nas mais bisonhas manifestações anticopa. Tivemos uma fracassada Marcha Com Deus e o Diabo pela Família e contra o PT, centenas de estúpidas blitzkriegen do anarcoxismo adolescente queimador de lixo, de fusca e do próprio filme, e até uma inusitada refrega de índios black blox contra a polícia em Brasília.
O índio, você sabe, usa o arco e a flecha como ferramentas de caça ou arma de guerra, e você deve ter se perguntado por que diabos aqueles caras estavam seminus em um protesto anticopa disparando flechas contra a polícia?
Eles não foram a Brasília para caçar e nem estão em guerra com o estado brasileiro, por que as armas? É bom lembrar que esses índios não chegaram à capital Federal em canoas e, pelas vestes, sabe-se que não pagaram as passagens do próprio bolso.
Sabemos todos que desde o Sting, o roqueiro branco, os índios têm sido usados para defenderem suas causas defendendo a causa alheia.
A cena black bloc dos índios brasileiros em confronto serviu para mostrar uma polícia violenta e um estado em colapso, que não respeita nem os seus povos originais, um governo corrupto que sufoca a voz do povo e tenta camuflar os seus problemas.
Como se atirar flechas na polícia seja uma forma de defender a demarcação de terras. Atirar flechas na polícia já é uma clara demonstração de demarcação de território.
A CONTUSÃO
Como deu tudo certo na copa, deu tudo errado para o Velho do Restelo. E o assistimos sair de campo numa maca, como uma espécie de Suárez que mordeu a si mesmo.
Toda a ginástica retórica fracassionista durou até o dia da abertura dos jogos, até minutos antes do apito inicial quando, numa espécie de catarse libertadora, aqueles que pregavam contra a construção dos estádios estavam dentro dos estádios xingando a presidenta por ter permitido construir estádios para eles estarem dentro.
O que começou de forma bisonha só poderia terminar bisonhamente.
A velha mídia, agora, lança ao mar suas teorias fracassionistas fracassadas, tentando livrar-se delas. E, numa constrangedora canelada, chegou a dizer que era a mídia internacional que não acreditava no Brasil.
A Folha lançou um infográfico mostrando os verdadeiros números da copa, reconheceu que errou, que os dados reais mostravam pouco investimento para tanto retorno, que não houve desvio de recursos da saúde e da educação, que a maioria das obras ficaram prontas etc.
A Globo fez o Faustão reconhecer que a copa é um sucesso. Uma repórter da Folha se disse arrependida de ter embarcado numa teoria conspiratória que eles próprios criaram, deveria ter tirado férias e estar curtindo a festa; o Ronaldo, sem vergonha, se desavergonhou; Trajano aproveitou o lançamento na grande área, deu chapéus e ainda umas chineladas na bunda de uns jornalistas pernas-de-pau.
A revistaveja fez capa sobre a copa mas, como num recente editorial da Folha, manteve a esperança de ressuscitar o Velho assim que acabar a competição.
Sei não, mas parece que só pessoal mal educado do camarote vip da estreia no Itaquerão, e os Yellow Blox do Camarote da Coxinha de Osso Buco é que embarcarão nessa.
A mídia desmoralizada jogará o resto da partida, até outubro, com o estádio vazio.
http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/144693/O-velho-do-restelo-sai-de-campo-contundido.htm

Nenhum comentário: