quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Pesquisas eleitorais: quatro na mesma semana!

Nosso trabalho de stalkers de página de registro de pesquisas eleitorais do TSE(link is external) não falha! Acabamos de descobrir que semana que vem teremos os resultados não de uma, mas TRÊS pesquisas Datafolha (para presidente, governador do Rio de Janeiro e governador de São Paulo). E pros insaciáveis, o instituto Sensus também vai às ruas na semana que vem, para a revista Istoé, levantando as intenções de voto apenas para presidente da República.
O Sensus utilizará a metodologia de pesquisa domiciliar, ou seja, vai entrevistar os eleitores em casa. Pretende ouvir 2.000 pessoas e vai a campo entre o sábado 12 e a terça-feira 15 de julho. Seu questionário é simples, quer saber apenas das intenções de voto para presidente no primeiro e no segundo turnos, e da avaliação do governo Dilma. A novidade? O Sensus aderiu ao disco de candidatos. Da última vez que foi a campo, o instituto apresentou aos entrevistados uma lista em ordem alfabética, na qual o primeiro nome a aparecer era o de Aécio Neves. Todo mundo achou estranho.
Já os Datafolhas (são três, vamos usar o plural, dá licença) vão a campo para descobrir as intenções de voto em duas regiões diferentes, além do Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo. Além das intenções de voto para presidente/governador/senador e avaliação dos governos da presidenta e dos governadores, vêm as fatídicas perguntas sobre a Copa do Mundo.
O Instituto dos Frias quer saber qual a avaliação da população sobre o  técnico Felipão e se a derrota para a Alemanha foi justa. Também quer saber qual dos candidatos a presidente foi o mais beneficiado e qual foi o menos beneficiado com essa derrota.
Pensa que acabou? Nãããããããããoooo... sempre tem mais quando um Datafolha vai a campo! Desta vez, o temperinho extra está nas perguntas sobre o desempenho da economia.
Vale lembrar que, da última vez que o Datafolha pesquisou intenções de voto para governador de São Paulo junto com presidente, no dia 4 de junho, as intenções de voto em Dilma Rousseff ficaram  abaixo da margem de erro dos outros institutos de pesquisa. À época, o Datafolha aferiu 34% para Dilma, contra 38% a 40% dos outros institutos.
Mas esta semana, vai ter Sensus quase simultaneamente. O Datafolha vai a campo entre a terça-feira 15 e a quarta-feira 16 de julho, data prevista para a divulgação dos resultados.
http://www.mudamais.com/divulgue-verdade/pesquisas-eleitorais-quatro-na-mesma-semana#at_pco=smlwn-1.0&at_si=53eb4a5f65673403&at_ab=per-2&at_pos=0&at_tot=1

Nenhum comentário: