terça-feira, 16 de setembro de 2014

Aécio só tem uma saída: dedicar-se a Minas Gerais

Candidato tucano ao governo mineiro, Pimenta da Veiga corre risco de derrota
Se perder no próprio Estado, Aécio fica fragilizado dentro do PSDB para 2018
Os 19% do tucano na eleição presidencial são insuficientes para sonhar com 2º turno
Vanderlei Almeida/AFP - 10.set.2014
O resultado divulgado hoje pelo Ibope sobre a disputa para governador de Minas Gerais não deixa opções para o candidato a presidente pelo PSDB, Aécio Neves: o tucano está quase obrigado a retornar para seu Estado natal para não sofrer uma derrota humilhante entre os mineiros.
Segundo o Ibope, o candidato do PT a governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, tem 43% de intenções de voto. O nome do PSDB, Pimenta da Veiga, tem apenas 23%, ou seja, 20 pontos a menos do que o petista.
É verdade que Aécio Neves está com honrosos 19% na pesquisa presidencial Ibope, mas continua muito distante de Dilma Rousseff (PT) e de Marina Silva (PSB). Ocorre que esses 19% são a mesma pontuação que o tucano tinha no final de agosto no Ibope. Ou seja, ele não saiu do lugar.
O que ainda dá algum alento ao PSDB é o fato de os mineiros continuarem honrando a fama de esconderem o jogo até a última hora. Na pesquisa Ibope, 10% dizem que vão votar em branco ou nulo. E outros 17% declaram ainda não terem decidido –apesar de faltarem só 19 dias para a eleição.
Aécio está em um distante terceiro lugar na disputa presidencial. Se sofrer uma derrota na disputa pelo governo de Minas Gerais, o tucano ficará fragilizado em seu próprio partido.
Em 2018, o PSDB novamente tentará disputar a Presidência da República –o tamanho da votação de Aécio e o seu desempenho em solo mineiro é que vai determinar se ele terá chances de ser candidato novamente.
Tudo considerado, sobra para Aécio nesta fase final do ciclo eleitoral se concentrar em Minas Gerais para tentar reverter o cenário que é, por enquanto, péssimo para o tucano em seu próprio Estado.
O blog está no Twitter e no Facebook.
http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2014/09/16/aecio-so-tem-uma-saida-dedicar-se-a-minas-gerais/
P.S do blog. 
Não interessa mais a Folha e a chamada grande imprensa que Aécio continue a sonhar com um segundo turno e para isso jogue pesado contra Marina e a desidrate eleitoralmente reassumindo sua vaga para uma disputa com Dilma. A razão é que a mídia joga com a certeza de que somente Marina teria condições de vencer Dilma num segundo turno. Aécio dedicar-se-ia a Minas Gerais para impedir uma vitória de Dilma no Estado e Marina venceria em São Paulo tornando a disputa muito mais favorável as pretensões da candidata da Nova Política. Essa é a contabilidade que os barões da mídia fazem nesse exato momento de indefinições. As eleições estão abertas a todas possibilidades, menos as de Aécio chegar a um segundo turno para disputar com Dilma. Para mídia Marina cumpriria melhor esse papel.

Nenhum comentário: