terça-feira, 28 de outubro de 2014

Presidenta do TRE-AL acusa PT de coagir “miseráveis” do Bolsa Família

Desembargadora usou rede social para se queixar da vitória da presidenta Dilma nas eleições; PT estuda medidas contra a magistrada.
271014postagem
Segundo a desembargadora, analfabetos e miseráveis do Bolsa Família foram ameaçados e coagidos.
A presidenta do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), Elisabeth Carvalho Nascimento, acusou o PT e o governo federal de ameaçar e coagir beneficiários de programas sociais a votarem na presidenta Dilma Rousseff.

A magistrada, que é desembargadora do Tribunal de Justiça do estado, deixou de lado a isenção que deve pautar a vida de um juiz e, com isso, pode ter infringido o Código de Ética da magistratura ao usar seu perfil em uma rede social para desferir críticas contra o resultado da eleição.

“Estou decepcionada, não com os analfabetos e miseráveis do Bolsa Família. Foram ameaçados e coagidos”, acusou em publicação no Facebook.

“Estou sim, decepcionada, estarrecida, com as pessoas esclarecidas, que esqueceram o Mensalão, o alto índice de analfabetismo, a degradação da Saúde, Educação, Segurança Pública”, completa.

A Executiva do PT em Alagoas avalia tomar medidas contra a magistrada. “O diretório estuda a postura antiética da presidenta do TRE para definir qual medida pode ser adotada”, afirmou a secretária de Comunicação do partido, Élida Miranda.

Segundo o artigo 16 do Código de Ética da magistratura, o magistrado deve comportar-se na vida privada “de modo a dignificar a função, cônscio de que o exercício da atividade jurisdicional impõe restrições e exigências pessoais distintas das acometidas aos cidadãos em geral”.

Já no artigo 39, o documento diz que atenta à dignidade do cargo qualquer ato ou comportamento do magistrado que implique discriminação injusta ou arbitrária de qualquer pessoa ou instituição.

Suspeitas - Na postagem publicada no domingo,  a desembargadora citou, ainda, denúncias de irregularidades investigadas por órgãos do governo federal e levantou suspeitas sobre superfaturamento de obras da Copa do Mundo para justificar sua indignação.

“Esqueceram de tanta coisa ruim desse desgoverno, que só chego à uma conclusão: Os esclarecidos esqueceram deles mesmos, dos seus filhos, dos seus irmãos! Espero um dia, esquecer toda minha decepção”, enfatizou.

Dias antes, no exercício da Presidência do TRE,  Elisabeth emitiu nota oficial na qual proibiu qualquer tipo de convocação a beneficiários do Bolsa Família nos municípios alagoanos. Para tanto, alegou a necessidade de manutenção da ordem pública e tranquilidade para o exercício do voto.

A presidenta Dilma obteve 941.286 votos dos alagoanos, o que representa 61,12% dos votos válidos. Com isso, venceu em 90 dos 102 municípios do estado. A candidata do PT foi apoiada pelo governador eleito Renan Filho (PMDB).

Por Áureo Germano, da Agência PT de Notícias

http://www.pt.org.br/insatisfeita-com-eleicao-presidenta-do-tre-al-acusa-pt-de-ameacar-miseraveis-do-bolsa-familia/

Nenhum comentário: