sábado, 16 de janeiro de 2016

Faculdade de R.R. Soares fecha as portas e culpa o governo

Jornal GGN – A Faculdade do Povo (FAPSP), criada em 2009 para ofertar cursos na área de Comunicação, fechou as portas no final de 2015 alegando inviabilidade financeira, gerando a demissão de todo o quadro de funcionários e a transferência forçada de seus 430 alunos. De acordo com a instituição, o “grande vilão” da história foi o programa de financiamento estudantil Fies, cuja mudança de diretriz para suportar o contingenciamento dos gastos da União acabou reduzindo o número de beneficiados.
A FAPSP era mantida pela Associação Educacional e Assistencial Graça de Deus (Pró-Graça), uma entidade com sede no Rio de Janeiro, associada à Igreja Internacional da Graça de Deus, do televangelista missionário R.R. Soares. No site da Igreja, consta que a Pró-Graça não é mantida com dinheiro de dízimo. (Leia abaixo)
Em dezembro, inesperadamente, a Faculdade do Povo emitiu o primeiro comunicado aos estudantes avisando sobre o encerramento das atividades e extinção de todos os cursos “por força da absoluta inviabilidade econômico-financeira, agravada pelo atual quadro de recessão”.
“A FAP fechou porque a mantenedora não suportou mais o déficit mensal de mais de R$ 100 mil para manter a escola aberta. O Fies foi o grande vilão. Fizemos um esforço hercúleo para satisfazer todas as exigências e para conseguir passar pelas etapas do extremamente confuso site do Fies. Conseguimos autorização de cerca de 200 bolsas, mas, na hora H, apenas três alunos foram contemplados. A informação era a de que, diante dos cortes necessários, o governo priorizou cursos na área de medicina e engenharia, no Norte e Nordeste do país”, disse ao GGN o diretor geral da Faculdade do Povo, Eber Cocareli.
A FAPSP também possuía mais de 100 bolsistas com 50% de desconto, em média, pelo Prouni. Entre os demais, “a maioria esmagadora contava com algum tipo de desconto sistemático” de 30% a 50% fornecido pela própria faculdade, na tentativa de atrair e fidelizar estudantes.
À época do fechamento, Patrícia Paixão, coordenadora do curso de Jornalismo, publicou em sua página pessoal no Facebook uma mensagem lamentando a postura da Faculdade. “Os prêmios que conseguimos, nossos projetos, nada foi considerado. Fomos vistos como um número”, desabafou.
A Pró-Graça emitiu, dias depois, um informe sobre as tratativas com uma universidade em São Paulo para transferir os alunos “nas condições mais próximas possíveis das que eles dispunham na FAPSP”. A universidade parceira é a Unisa (Universidade de Santo Amaro), que, contatada há uma semana pelo GGN, não quis fornecer detalhes sobre os procedimentos adotados com os novos alunos.
Sem aviso ao MEC
Ao contrário do que estabelece a legislação, a Faculdade do Povo fechou as portas subitamente sem aviso ao Ministério da Educação. A pasta informou ao GGN que a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior notificou a instituição de ensino em 22 de dezembro, para que prestasse os esclarecimentos necessários.
Cocareli confirmou que a instituição foi notificada e disse que coube à mantenedora, ligada à igreja de R.R. Soares, regularizar a situação. “Os trâmites foram todos feitos diretamente pela Pró-Graça, no Rio de Janeiro, e eu não sei qual foi o desfecho", pontuou.
Dificuldade na transferência
Prounista do curso de Jornalismo, Ana Gabriella Salles relatou ao GGN dificuldades na troca de instituições. Segundo ela, a Faculdade do Povo “não está disponibilizando o conteúdo programático que é exigido para efetuar a transferência”. “Estamos praticamente sendo obrigado a fazer transferência para a Unisa, sendo que lá não podemos mudar de horário, campus ou curso”, reclamou.
Segundo a Faculdade do Povo, o histórico escolar de todos os alunos foi impresso antes do dia 18 de dezembro. “O Conteúdo Programático está sendo feito à medida em que é requerido pelo aluno que não deseja ir para a Unisa. Como só temos quatro pessoas na secretaria, o trabalho é lento, mas está sendo feito”, afirmou Eber Cocareli. De acordo com ele, a Unisa está reformando e adaptando o campus de Santa Cecília para dar conta da demanda.
De acordo com o MEC, "bolsa de estudo [Prouni] poderá ser transferida para curso afim, ainda que para turno distinto, de outra instituição regularmente credenciada e participante do programa. O procedimento de transferência de bolsa é de caráter interno das instituições, devendo ser solicitada diretamente pelo estudante.”
Fonte de recursos
Em seu site, a Igreja Internacional da Graça de Deus explica a relação da Faculdade do Povo com a Pró-Graça: “Quem mantém a Faculdade do Povo é a Associação Educacional e Assistencial Graça de Deus, mais conhecida como Pró-Graça. Trata-se de uma entidade criada, com diretoria própria, para atrair e gerir recursos que não dízimos e ofertas, a fim de empregá-los na obra social. A Pró-Graça trabalha junto a empresas e órgãos públicos, para cumprir sua finalidade. É bem diferente de usar os recursos financeiros da Igreja em coisas que não estejam diretamente ligadas à pregação do Evangelho, pois só ela prega a Palavra, e se desviar os recursos que tem para outras finalidades, a salvação dos perdidos ficará prejudicada.”
http://www.jornalggn.com.br/noticia/faculdade-de-rr-soares-fecha-as-portas-e-culpa-o-governo

Nenhum comentário: