domingo, 21 de outubro de 2012

O Erro de Russomano

Por Sergio Saraiva

* PIG ( Partido da Imprensa Golpista )

Não creio que Russomano foi invenção do PIG.

O PIG não o suporta. Note-se,  Russomano vem do meio deles.

Porque não o acolheram, como por exemplo acolhem Miro Teixeira? Questões contratuais, Russomano pode até prestar alguns serviços na modalidade "free-lance", mas é antes de tudo alguém com visão de autônomo. Sempre quis ter o seu próprio negócio. E aí, sem subordinação não dá.
Russomano foi criação dele mesmo apoiado no no que imaginava ser PENP - Partido Evangélico Neo-Pentecostal. Houve outros, Francisco Rossi e Garotinho, por exemplo. Oportunistas, e talvez preconceitosos, tomam esse segmento da população como néscios facilmente manobráveis. Invariavelmente quebram a cara - o tal PENP já deu mostra de não existir. Ainda que seja um poderoso veículo de divulgação da campanha. Aliás como os púlpitos sempre foram.

Ocorre que apartir de um determinado momento passou a ser útil, uma coincidência feliz. Tomava votos de ambos os candidatos na periferia, mas como a periferia é, ou era, a pátria do PT na cidade de São Paulo, tomava mais votos de Haddad do que de Serra.

Daí a constatação óbvia, Russomano era útil para tomar de Haddad o segundo lugar. Um segundo turno entre Serra e Russomano seria tudo que o PIG desejaria nos seus melhores sonho.

O PIG tem material para detonar Russomano, por que não fizeram? Porque ele era-lhes útil. Não que tenha saído ileso. Aplicaram-lhe alguns jabs. E só. Jab é um bom golpe para manter o adversário cauteloso.

O erro do PIG foi acreditar em Russomano tanto quanto Russomano acreditava em sí próprio. E rezar para que o elitorado também passasse a crer. Que mais poderiam fazer.

Não deu, quando Haddad passou a se manteve, nas pesquisas do PIG, em "empate técnico" por tanto tempo com Serra, acendeu a luz de alerta no QG do PIG, a estratégia poderia inverter-se e dar Russomano  e Haddad. Em menos de duas semanas Russomano derreteu, fundiram-no.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-erro-de-russomanno

Nenhum comentário: