sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Em apenas 4 contratos, R$ 200 milhões de propina em SP. E para fazer “trem da morte”


7 de fevereiro de 2014 | 08:40 Autor: Fernando Brito
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As cenas de terror vividas pelos paulistanos que tiveram de andar a pé pelos túneis do Metrô, quando um defeito abriu as portas da composição K-07,  fazem parte  do esquema que abriu os cofres da companhia a gente graúda d o governo tucano e não pode mais ficar sendo oculto com base num “sigilo de justiça” que não se justifica, como já sinalizou o Ministro Marco Aurélio em sua decisão sobre o processo.
O que o depoimento do ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer contou  à Polícia Federal – que três secretários do governo Geraldo Alckmin (PSDB)  foram  destinatários de propina  paga pelo cartel d e empresas – é grave demais para que a população não possa acompanhar.
Se a roubalheira fosse no Governo Federal, estaria havendo uma grita para que tudo fosse público.
Afinal, só em quatro contratos, o “surucutaco” chegou a R$ 197 milhões.
Imagine só se os trens, em lugar de tucanos, fossem lulistas?
Todo mundo estaria sabendo que o tal K-07, que deveria estar tinindo de novo, depois de ser reformado, já tinha descarrilado em agosto passado e aberto as portas indevidamente em outubro, como publicaram Tadeu Breda e Vinícius Gomes na CartaCapital em novembro passado, mais de dois meses antes do caos de terça feira no metrô paulistano.
“Há pouco mais de um mês, no dia 2 de outubro, a mesma composição que descarrilou no dia 5 de agosto – a K07 – abriu sozinha todas as suas portas, em todos os vagões, inclusive no lado oposto ao da plataforma, onde fica o trilho energizado de alta voltagem. À diferença das falhas ocorridas na semana passada, porém, os vagões estavam parados na estação Santa Cecília. Apesar de graves, nenhuma das três ocorrências foi divulgada publicamente.”
Mas isso foi e continua sendo abafado.
Se um Governo e os dirigente de uma empresa que contrata a reforma de trens estão comprometidos até à medula com uma propinagem desta monta, que tipo de fiscalização de controle de qualidade nas reformas fizeram.
Será que a direção do Mtrô chegava para as empresas e dizia: “olha, eu sei que você me deu um agradinho de X milhões, mas faz o serviço direitinho no trem, tá bom?”
Os paulistasnos, ao que tudo indica, já morreram nessa grana dos trens. Não precisam acabar morrendo nos trens da grana. 
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