De O Dia
Mulher processava empresa que teria vendido seus dados pessoais para fins de publicidade
Rio - Em uma sentença controversa, o juiz Luiz Augusto Guimarães de
Souza, da comarca de Porto Alegre, sugeriu a uma consumidora gaúcha que
se mudasse “para a floresta, deserto, meio do oceano ou para outro
planeta”, ao negar-se a analisar o pedido para proibir uma empresa de
comercializar seus dados pessoais para fazer publicidade de produtos e
serviços. Na ação, a mulher argumentou ter se sentido incomodada com
propagandas encaminhadas a seu endereço e por telefone, após seus dados
terem sido supostamente vendidos pela ré, Boa Vista Serviços, para
empresas que fazem ações de marketing e telemarketing.
“Inclusive, o recebimento de panfletos, em cada sinal, enquanto passeamos com a família, interferindo, diretamente, com nossos constitucionais direitos à privacidade, ao descanso e ao lazer! Entretanto, como dito, não somos obrigados a abrir o vidro e receber tais encartes”, escreveu o juiz.
Na sentença, Souza sugeriu ser possível bloquear ligações de operadoras de telefonia gratuitamente, e jogar no lixo publicidades inconvenientes ou inoportunas. “Não falta mais nada, pois até o ar que respiramos e o direito de defecar e mictar em banheiro público, amanhã, não duvide, serão passíveis de judicialização! Quem viver, verá”, finalizou na sentença, extinguindo o processo sem aceitar a ação.
Para a especialista em direito do consumidor, Ericka Gavinho, ao se negar a discutir a violação da intimidade e da privacidade de uma consumidora — direitos garantidos constitucionalmente — a sentença do juiz gaúcho, contribui para o aumento de demandas deste tipo no judiciário.
Sócia da Gavinho&Campos Advogados Associados, Ericka concorda que a Justiça passa por um momento delicado, em que se judicializou, praticamente, tudo: “A família, a relação Estado/sociedade, o futebol, ou seja, a vida está judicializada. Mas entendo que a sociedade brasileira precisa criar outras formas de composição de conflitos e até mesmo de evitá-los, sob pena do estrangulamento do judiciário.”
Procon-RJ proibiu envio de torpedos
Na semana passada, o Procon-RJ determinou que as operadoras de telefonia móvel suspendessem o envio de mensagens não solicitadas com anúncios publicitários aos aparelhos de seus clientes, por meio de torpedos.
O órgão estabeleceu que os consumidores devem ser consultados sobre esse tipo de publicidade. Apenas os que autorizarem passarão a receber mensagens com esse conteúdo. As operadoras também devem manter em seus respectivos sites um link para que o cliente informe se deseja ou não receber torpedos com anúncios.
A medida faz uso de um artigo do Código de Defesa do Consumidor que protege os usuários contra métodos comercias considerados coercitivos.
Cai a intenção de consumo no país
Pesquisa divulgada ontem pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) aponta que 70% dos consumidores entrevistados não pretendem fazer compras nos próximos meses. Comparado ao trimestre anterior, a pretensão de consumir recuou de 37% para 27%. O aumento do custo de vida e o endividamento são algumas das razões apontadas para a retenção no consumo.
Apenas 18% dos que têm restrições no nome devido a conta em atraso declararam não estar endividados no primeiro trimestre deste ano. Nos três últimos meses de 2013, este percentual era de 32%. Deles, 35% disseram que as dívidas somam de R$ 501 a R$ 2 mil, e 31% devem até R$ 500.
O percentual dos entrevistados que acreditam estar pouco endividados cresceu quatro pontos percentuais de janeiro a março, passando de 26% para 30% na comparação trimestral.
Também cresceu, para 62%, o percentual dos consumidores que declaram que pretendem negociar o pagamento das contas vencidas e realizar o pagamento de forma parcelada. O índice é quatro pontos percentuais maior ao do trimestre anterior.
De janeiro a março, subiu em seis pontos percentuais (de 47% para 53%) os que consideram sua atual situação financeira melhor do que no último trimestre do ano passado.
Atendimento
PROCON RJ
Endereço: Avenida Rio Branco 25, 5° andar (próximo à Praça Mauá), Centro.
Telefone: 151.
Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.
Serviços: Resolve demandas que envolvem relação de consumo comprovada.
Página na internet: www.procon.rj.gov.br.
PROCON CARIOCA
Telefone: 1746.
Site: www.1746.rio.gov.br/servicos.php.
Serviços: Reclamações de serviço de TV por assinatura; denúncias sobre atendimento em agências bancárias; sobre planos de saúde; compras pela internet; orientações para dúvidas sobre direitos do consumidor.
NÚCLEO DE DEFESA DO CONSUMIDOR DA DEFENSORIA
Rua São José, 35, 13° andar do Edifício Garagem Menezes Côrtes, Centro do Rio
Site: http://www.portaldpge.rj.gov.br/.
Telefone: 129.
COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Telefone gratuito: 0800 282 7060
Site: www.alerj.rj.gov.br
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