“A esperança vai vencer o ódio”, afirmaram Dilma e Lula em 2010, e de novo em 2014, sem que nenhum de nós soubesse o quanto essa máxima se tornaria cada vez mais pertinente ao longo da competição. A morte de Eduardo Campos, parte de sua equipe e dois pilotos em um trágico acidente de avião foi uma fatalidade que, evidentemente, ninguém esperava. As críticas a Eduardo se reservam ao campo da política, como faz parte do jogo, mas o respeito pela pessoa que ele foi, por sua família e amigos, pela sua trajetória sempre existiu e continuará existindo.
Depois de sua morte, as redes sociais se comportaram de maneira inesperada. Infelizmente, o ódio disseminado por algumas pessoas e alguns setores da mídia começou a se propagar como rastro de pólvora pronto para inflamar os ânimos daqueles que procuram guarida para suas frustrações. Foram montagens, postagens, acusações contra Dilma e o PT.
O perfil de humor chamado "irmã Zuleide" fez 3 postagens seguidas em que culpa Dilma pelo acidente e diz que a presidenta podia estar no lugar de Eduardo Campos.
Dilmanás sabotou o avião de Eduardo Campos. Misericórdia!
Olavo de Carvalho, escritor que tem mais de 70 mil seguidores, deixou de lado o bom senso e qualquer manifestação de respeito para postar em seu Facebook, 3 horas depois do acidente, suas acusações à Dilma pela queda do avião
A página do Anonymous Brasil também não perdeu a chance de prestar seu desserviço na construção de teorias da conspiração
Uma sequência de tuítes de três perfis falsos usa chamadas sensacionalistas acusando a presidenta Dilma. Quem clicava era direcionado para o canal do vlogueiro Rafael Moreira no Youtube, para videos nomeados como "Criança apaixonada" e "Mulher na TPM", ou seja, o sensacionalismo e a falta de responsabilidade com a informação e a verdade foram usados para gerar audiência.
A candidata a vereadora pelo PSDB Dani Schwery, que sempre está envolvida em alguma polêmica, fez postagens no Twitter e no Facebook
Essa postagem do perfil Dilma Bolada jamais existiu. Foi uma montagem que circulou pela rede.
O Pastor Daniel Vieira, que depois de desculpou pela publicação, escreveu a seguinte mensagem em seu Twitter
Com a mesma rapidez da propagação do ódio e do desrespeito ao luto e à dor da família e de amigos, surgiu a reação – insurgiram-se as muitas vozes daqueles que se recusam a ser tomados pelo ódio. Manifestações como as mostradas acima foram fortemente criticadas na rede. Por isso, a maioria das postagens foram deletadas. Agora, mais do que nunca, a palavra é esperança.
O Brasil não é um país raivoso. O ódio fica escondido com algumas pessoas que não querem ver o Brasil avançar, que querem ter os seus direitos de minoria colocados acima de todos os outros. Por isso, mais do que nunca, em 2014, a esperança desse Brasil que não para nunca vai vencer o ódio.
Nós do Muda Mais sempre prezamos pelo debate, pela discussão de conteúdo, sem ataques à vida pessoal de nossos adversários. Essa é a nossa concepção de respeito, mesmo seguindo as regras do jogo político. Por isso, vamos continuar com essa discussão de ideias para o Brasil continuar mudando. É vida que segue. E seguiremos trabalhando por esse projeto, esse governo popular que começou há 12 anos e mudou a vida de tantos brasileiros e brasileiras que, hoje, levantam conosco a bandeira da esperança.
http://www.mudamais.com/daqui-pra-melhor/esperanca-vai-vencer-o-odio-redes-sociais-apos-morte-de-eduardo-campos#at_pco=smlwn-1.0&at_si=53f41cf035bacc32&at_ab=per-2&at_pos=0&at_tot=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário