Foto: Divulgação
COQUETEL REUNIU SENADORES, DEPUTADOS, EMPRESÁRIOS E A SOCIEDADE BRASILIENSE PARA O LANÇAMENTO DO PRIMEIRO JORNAL DIGITAL DA CAPITAL FEDERAL, DIRIGIDO PELO JORNALISTA HÉLIO DOYLE
Priscila Mesquita_Brasília247 –Credibilidade e dinamismo. Essa foi a tônica do lançamento do jornal digital Brasília 247, afiliado da Rede 247, na noite desta quarta-feira, no Hotel Mercure, na capital federal. Políticos, empresários, jornalistas, autoridades locais e nacionais – como a senadora Marta Suplicy (PT) e o deputado federal Gabriel Chalita (PMDB), ambos potenciais candidatos à prefeitura de São Paulo – compareceram à festa.
O jornalista Leonardo Attuch, idealizador do Brasil 247 e da rede que se espalha pelas unidades da Federação, explicou que o produto é fruto de várias transformações em curso no mundo. “Uma mudança tecnológica, que provoca a migração do papel para o online, uma mudança cultural, do conteúdo pago para o grátis, e uma mudança também nas relações entre quem produz e quem consome notícias, que passa a ser horizontal”, diz ele. Em menos de seis meses, o Brasil 247 já registra 2,7 milhões de visitantes únicos e 45 milhões de page views/mês.
Brasília é a segunda cidade a receber uma afiliada. Salvador foi a primeira. As próximas redações serão montadas no Rio de Janeiro, em Pernambuco e no Paraná, conforme adiantou Attuch. "O modelo é colaborativo: os conteúdos produzidos nas cidades são aproveitados pelo Brasil 247 e vice-versa."
Luiz Fernando Artigas, diretor-superintendente do Brasília 247, destacou o ineditismo do projeto em relação aos demais veículos de comunicação da capital. "Vamos produzir informação ágil, com qualidade e muita credibilidade." Hélio Doyle, diretor editorial, resumiu em uma frase a missão do jornal. "Nosso compromisso é fazer jornalismo sem ceder ao poder econômico e político."
O deputado federal Emiliano José (PT-BA), que também é jornalista, ressaltou a importância de ampliar os pontos de vista por meio da internet. "A rede 247 tem essa missão e, por isso, tem crescido de forma tão acelerada." Emiliano profetiza que, em pouco tempo, esta será a maior rede de informação independente do Brasil. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) falou sobre a qualidade profissional da equipe e sobre a expectativa que o jornal está provocando no meio político. "Brasília carece de inovações, o Brasília 247 é um instrumento moderno que tem a cara da cidade."
Para o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício (PT), a iniciativa é importante também para a formação dos jovens. "Eles acompanham a internet 24 horas por dia, 7 dias por semana, assim como o jornal. Daí essa função social, de informar com isenção, como tem sido feito." A deputada distrital Eliana Pedrosa (DEM) mencionou a grande presença feminina na equipe. "Participar desse projeto inovador será um grande desafio para nós, atores políticos. O jornal, extremamente plural e moderno, é um presente à nossa cidade."
Os deputados distritais Chico Vigilante (PT), Cláudio Abrantes (PPS), Joe Valle (PSB) e Liliane Roriz (PRTB) também participaram da festa. O governador Agnelo Queiroz foi representado pela secretária de Comunicação, Samanta Sallum. O vice-governador, Tadeu Filippelli, foi representado pelo jornalista José Carlos Barroso. Os distritais Agaciel Maia (PTC), Chico Leite (PT) e Israel Batista (PDT) foram representados pelos respectivos assessores de imprensa.
O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, foi a voz do setor produtivo. "O foco no futuro, a agilidade e a facilidade no acesso são a receita do sucesso que já vive hoje o Brasília 247." Os jornalistas Jorge Eduardo Antunes e Edson Crisóstomo – representando respectivamente o jornal Hoje em Dia e a revista Plano Brasília – destacaram a importância do surgimento de outro veículo de comunicação na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário