quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Dono da Starbucks diz que sonho americano acabou

 

Em carta dramática, Howard Schulz ataca falta de sintonia entre povo e poder nos EUA; “milhares compartilham comigo a esperança perdida no sonho americano”; ele quer pressão sobre o governo; popularidade de Barack obama declina; amanhã ele promete discurso para criar empregos


Por Agência Estado

Agência Estado
247 – Num gesto dramático e de ampla repercussão, o multimilionário Howard Schulz, dono da rede de cafeterias Starbucks, escreveu e divulgou uma carta aberta, publicada nos principais meios de comunicação dos Estados Unidos, mostrando seu desalento com a situação econômica do país. Ele aponta a falta de sintonia entre a população e os políticos como um fator determinante para a ausência de soluções para a crise que vai se perpetuando. “Estou profundamente despontado com a falha generalizada de liderança em Washington”, registrou ele.

Eis a íntegra da carta:

Caro amigo Starbucks:

Eu amo nosso país. E eu sou um beneficiário da promessa da América. Mas hoje estou muito preocupado, a ponto de , às vezes, eu não reconhecer a América que eu amo.

Como muitos de vocês, estou profundamente desapontado com a falha generalizada de liderança em Washington. E também, como você, eu estou frustrado pela recusa de nossos líderes políticos em reconhecer que, para cada dia eles perpetuam seu conflito partidário e colocam a ideologia sobre o país, a América e os americanos sofrem com os efeitos combinados de paralisia e de incerteza.

Americanos não podem encontrar emprego. Pequenas empresas não podem obter crédito. E fratura de confiança dos consumidores continua.

Nós somos melhor do que isso.

Três semanas atrás, perguntei a meus colegas líderes empresariais se eles se juntariam a mim no sentido de instar o presidente e o Congresso a para pôr fim ao impasse partidário e, em seu lugar, pôr em movimento uma espiral ascendente de confiança. Mais de 100 líderes empresariais que representam empresas americanas - grandes e pequenas - se juntaram a mim na assinatura de um compromisso de duas partes:

Em primeiro lugar, o compromisso de reter as contribuições a campanhas políticas até que um pacote transparente, abrangente e bipartidário, que enfrente a dívida e o défici, seja alcançado. Esse pacote, honestamente e de forma justa, deverá recolocar a América no caminho da saúde a longo prazo e da segurança financeira.

Em segundo lugar, o compromisso seria fazer todo o possível para quebrar o ciclo de incerteza econômica que domina nosso país, comprometendo-se a acelerar o investimento em empregos e contratações.

Nas semanas desde então, tenho sido esmagado pelas histórias do coração dos norte-americanos de todo o país, compartilhando sua angústia por ter perdido a esperança no Sonho Americano. Alguns sentem que não têm voz. Outros acham que não importa mais. E muitos sentem que foram deixados para trás.

Juntem-se a nós outros americanos nessa causa e contribuam para a página "Sem Rótulos", de uma organização apartidária dedicada ao fomento de um governo mais cooperativo e mais eficaz. Para saber mais sobre o fórum e suas promessas, visite www.upwardspiral2011.org

A América está em um momento frágil e crítico da sua história. Devemos restaurar a esperança no sonho americano. E enquanto nossos Pais Fundadores reconheceram o valor construtivo do debate político, temos de enviar a nossa mensagem para funcionários públicos eleitos de hoje. Devemos fazer isso com uma voz civil respeitosa, para ser ouvida e compreendida, de modo a colocar a cidadania à frente do partidarismo. E isso tem de ser feito agora.

A sua é a voz que pode ajudar a inflamar a espiral ascendente e contagiante de confiança de que nosso país necessita desesperadamente.

Com grande respeito, Howard Schulz

Nenhum comentário: