Foto: Divulgação
EX-SUBSECRETÁRIO ESTADUAL DO GOVERNO E EX-COORDENADOR DA LEI SECA ALEXANDRE FELIPE VIEIRA MENDES ATROPELOU QUATRO PESSOAS (E MATOU UMA DELAS) EM AGOSTO DESTE ANO
Fernando Porfírio_247 - A Justiça do Rio recebeu nesta sexta-feira (14) denúncia contra Felipe Vieira Mendes, ex-subsecretário estadual do governo e ex-coordenador da Lei Seca. Agora, o ex-responsável pela política da Lei Seca no Rio é réu em ação penal. A justiça ainda decretou a prisão preventiva de Felipe. Ele atropelou quatro pessoas em agosto. Uma das vítimas morreu após ser atropelada em Itaipu, em Niterói.
Felipe Vieira é acusado pelo Ministério Público pelos crimes de homicídio doloso; três lesões corporais, sendo uma delas de natureza grave; e omissão de socorro. Os crimes ocorreream em momentos distintos, na noite de 25 de agosto, em Niterói.
Na decisão, o juiz da 3ª Vara Criminal de Niterói, Peterson Barroso Simão, justificou a prisão preventiva dizendo ser necessária por ter havido, por parte do ex-secretário, tentativa de intimidação dos policiais militares que atenderam à ocorrência. Ainda de acordo com o magistrado, há risco de que a intimidação continue durante o processo, comprometendo os depoimentos que serão colhidos.
“Em liberdade, o denunciado poderia fazer o que já fez: solicitar recursos da máquina pública tal como ocorreu ao chamar o caminhão-reboque, bem como influenciar a colheita de provas por conta própria ou de terceiros”, completou o juiz. Após o atropelamento, servidores tentaram retirar o veículo do acusado do local do crime com o reboque destinado à Operação Lei Seca.
No decreto de prisão, a Justiça também levou em conta o fato do ex-coordenador da Lei Seca dirigir seu veículo, visivelmente embriagado, atropelando três pessoas de uma mesma família.
Felipe Vieira fugiu sem prestar socorro às vítimas. Em seguida, atropelou uma quarta pessoa, que morreu. O juiz Peterson Simão destacou ainda que o Judiciário não pode ser menos rigoroso quando as vítimas são pessoas simples e humildes, pois sabe que o valor da vida humana é igual para todos.
De acordo com a denúncia, distribuída à 3ª Vara Criminal, Mendes dirigia um Pajero, em "zigue-zague", quando atropelou Silvana Braga de Souza e seus dois filhos, de 5 e 2 anos, em Itaipu, Região Oceânica da cidade. Na mesma noite, o denunciado atropelou Ermínio Costa Pereira, de 58 anos, que morreu de politraumatismo e traumatismo cranioencefálico.
Ainda segundo a denúncia, o ex-subsecretário deixou os locais dos acidentes sem prestar socorro às vítimas. Ele acabou batendo num poste e fugiu. De acordo com os laudos periciais e testemunhas ouvidas durante as investigações, foi constatado que Felipe dirigia em alta velocidade e sob efeito de álcool.
Ele apresentou-se à delegacia somente no dia seguinte aos atropelamentos, após quase 12 horas, no entender do Ministério Público, justamente para dificultar a constatação de seu estado etílico pelo exame de alcoolemia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário