Foto: Roberto Stuckert Filho
A VIAGEM PRESIDENCIAL À BULGÁRIA É SENTIMENTAL: O REENCONTRO DE UMA MULHER COM SUAS RAÍZES; FILHA DE PETER, QUE DEIXOU SUA TERRA NATAL EM 1929, DILMA É TRATADA COMO SUPERSTAR E DISPUTADA POR TODOS OS CANDIDATOS À ELEIÇÃO BÚLGARA
247 – Pela primeira vez na história, um chefe de governo do Brasil vai à Bulgária. Uma missão que não tem nenhuma finalidade econômica. É apenas sentimental. A Bulgária, com um PIB de US$ 48,7 bilhões, mal tem negócios e relações comerciais com o Brasil. Mas foi lá que nasceu e se criou Peter Rousseff, pai de Dilma, militante do partido comunista e que, em 1929, deixou seu país em busca de melhores oportunidades. No Brasil, como advogado, Peter fez relativa fortuna e proporcionou um bom padrão de vida aos filhos. Dilma, a filha rebelde, conviveu menos com o pai do que gostaria. Peter faleceu em setembro de 1962, antes do golpe militar de 1964, que fez com que Dilma mergulhasse na luta armada. A influência do pai foi decisiva na trajetória política da ex-guerrilheira que chegou à presidência. E assim que tomou posse, ela determinou ao chanceler Antonio Patriota que incluísse a Bulgária no roteiro de seu primeiro périplo europeu.
Dilma desembarcou em Sofia, capital búlgara, no início na noite desta terça-feira. E a cidade de Gabrovo, terra natal de seu pai, preparou uma recepção de superstar para a filha mais ilustre dos Rousseff. Levantou-se até a árvore genealógica da presidente, que começa em 1735 e conseguiu-se o diploma original do ginásio de Peter Rousseff, com a data de 29 de julho de 1918.
Gabrovo terá eleições municipais dentro de duas semanas. Uma disputa mais acirrada, fala-se por lá, do que uma eleição no Brasil. E a Bulgária também terá eleições presidenciais, com nada menos que 18 candidatos. Todos querem tirar fotos ao lado de Dilma. Peter Rousseff não viveu o bastante para ver a filha, à qual transmitiu seus valores sua visão de mundo, viver seu momento de glória.
E Dilma, que é chamada por muitos de pit-búlgara no Brasil, provavelmente irá se emocionar durante esse primeiro roteiro sentimental como chefe de governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário