sábado, 11 de outubro de 2014

Para cumprir liminar judicial, retirada de água para SP terá de cair até 40%. E já


10 de outubro de 2014 | 22:18 Autor: Fernando Brito
cantar4
Se for para cumprir, para valer, a decisão do juiz federal Miguel Florestano Neto, da 3ª. Vara Federal em Piracicaba,  que determinou que  se “revejam as vazões de retirada do Sistema Cantareira pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para abastecer a Grande São Paulo”  com objetivo, segundo relata o Estadão de ” assegurar que o consumo da primeira cota do volume morto não se esgote antes do dia 30 de novembro”, o abastecimento de água na região servida pelo sistema terá de ser cortado entre 30 e 40%, imediatamente.
Não é preciso um especialista para chegar a esta conclusão, da qual a imprensa e as autoridades do governo paulista fogem ou fingem não perceber.
O Cantareira amanheceu hoje com 5,1% de seu volume, já considerado aí tudo o que ainda se espera retirar do moribundo reservatório do Jacareí.
Havia 49,75 bilhões de litros de água.
No dia primeiro deste mês eram 65,65 bilhões de litros.
Foram consumidos, portanto, 15,9 bilhões de litros em dez dias, ou 1,59 bilhão/dia.
O déficit é, entretanto, crescente. De ontem para hoje esta marca chegou a quase 1,8 bilhão de litros.
Ainda que considerada a média destes dez dias e a média da quantidade de água que tem entrado nas represas (3,83 m³ por segundo), a água daria para 41 dias até zerar totalmente, ou dia 10 de novembro.
Se a afluência de água dobrar, com as chuvas, ao dia 20.
Para chegar ao dia 30, seria necessário triplicar.
Haja chuva, ainda mais porque a terra está ressecada, absorve muito antes de drenar e ainda há o empoçamento, para diminuir a quantidade de água que chega aos pontos de captação.
A foto deste post foi tirada pelo fotógrafo Nilton Fukuda dias atrás. De lá para cá, a água baixou mais de 20 centímetros nesta vala que se tornou um gigantesco reservatório que possuía quase um trilhão de litros de água.
O que está sendo feito com o povo paulista é uma monstruosidade.
Se as providências fossem tomadas logo que os alertas de seca se acenderam, em fevereiro, não seria necessário algo brutal.
Infelizmente, será.
http://tijolaco.com.br/blog/?p=21961

Nenhum comentário: