RIO - O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aprovou nesta quinta-feira a proposta do reitor Aloísio Teixeira para que 100% das vagas do vestibular 2012 sejam preenchidas pelo Enem 2011, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Além disso, o conselho decidiu aumentar a reserva de vagas destinadas para alunos de escola pública de 20% para 30%. Mas desde que a renda per capita familiar não ultrapasse um salário mínimo (R$ 545).
ENEM:
MEC não aciona Justiça para reaver dinheiro perdido com prova vazada em 2009
O coordenador de comunicação do Diretório Central dos Estudantes da UFRJ (DCE Mario Prata) e conselheiro do Consuni, Tadeu Alencar, votou contra a adesão total ao Sisu. Para ele, devido aos problemas dos últimos anos, a decisão seria precipitada. Tadeu ressaltou, entretanto, o aumento do percentual destinado às ações afirmativas.
- Votamos contra a adesão total. Porém, propomos a reserva de vagas de 50% para egressos de escolas públicas. A proposta da Reitoria era 20%, pressionamos, e conseguimos 30%. Somos contra o vestibular tradicional da UFRJ, é um funil muito ruim, mas o Enem/Sisu também não é o modelo ideal. É precipitado dar todas as vagas para o Enem/Sisu, ainda mais pelo histórico de problemas - afirmou.
O reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, afirmou, no início da noite desta quinta-feira (30), que a adesão é de grande importância para a universidade. O professor foi um dos principais defensores da decisão e conseguiu a aprovação no fim de seus oito anos de mandato. Ele passará o cargo na próxima semana ao novo reitor eleito, Carlos Levi.
- Eu não diria que é a principal conquista (da minha gestão), mas é uma das mais importantes, tem um significado muito grande. Há um discurso nacional das universidaes de se constituírem como um sistema de educação superior. E isso passa pela adoção de uma prova única de acesso à universidade. É uma questão controversa e a experiência bem sucedida do ano passado foi importante - disse o reitor.
Quanto aos candidatos que queriam disputar uma vaga apenas para UFRJ e não se inscreveram no Enem, Aluízio aleta que em maio foi publicado o edital do vestibular 2012 que dizia:
- O candidato deverá, obrigatoriamente, se inscrever no Enem 2011 para futuramente, participar do vestibular da UFRJ em conformidade com as normas que serão estabelecidas em edital complementar - lembrou.
A professora Malvina Tuttman, presidente do Inep, órgão que aplica o Enem, comemorou a decisão da UFRJ de aderir 100% ao Enem. Ex-reitora da Unirio, Malvina disse que telefonou para o Aloisio Teixeira, reitor da UFRJ, ao saber da notícia.
- Sinto uma grande satisfação de ver uma universidade do tamanho, do peso e da tradição da UFRJ tomar essa decisão. Liguei para o Aloisio para transmitir toda minha admiração pela conquista. Ele já acreditava nisso e conduziu essa discussão de uma forma muito segura. Isso evidencia que o Enem recebe a credibilidade não só da população, mas de instituições de ensino superior que são referência - vibrou Malvina.
No vestibular deste ano, a universidade ofereceu 9.060 vagas, sendo que 40% delas foram preenchidas pelo vestibular tradicional, 40% por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) e 20% também pelo Sisu, mas para candidatos optantes pelo sistema de cotas.
Este ano, o Enem será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. A prova é composta por uma redação e 180 questões de múltipla escolha nas áreas de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias (incluindo redação); Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada prova é composta por 45 itens.
A divulgação dos resultados está marcada para o dia 4 de dezembro. A divulgação do resultado final, com a correção das redações, acontece em janeiro de 2012
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular/mat/2011/06/30/ufrj-acaba-com-vestibular-enem-2011-sera-unica-forma-de-acesso-924805348.asp#ixzz1QsyKRKie
Nenhum comentário:
Postar um comentário