segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Segunda noite de distúrbios em Londres tem 100 detidos

 

 

 

Várias casas, duas viaturas e um ônibus de dois andares foram incendiados; protestos ocorrem desde sábado devido à morte de um homem de 29 anos em uma ação policial



AFP

000_Par6435340.jpg
 
 
A polícia britânica informou nesta segunda-feira (8) a detenção de 100 pessoas na segunda noite de distúrbios em Londres, nas zonas norte, sul e leste da cidade, "inspirados" segundo a Scotland Yard pelos confrontos de sábado no bairro de Tottenham. Nove policiais ficaram feridos nos distúrbios em que grupos de jovens atacaram lojas e carros e atiraram objetos contra a polícia em Brixton, na zona sul, e nos distritos do norte de Enfield, Walthamstow e Islington, assim como em Oxford Street, no centro da cidade.
 
 
 
A polícia estava preparada para novos confrontos, depois da violência da noite de sábado no bairro multiétnico de Tottenham (norte), ao fim de um protesto pela morte de um homem de 29 anos em uma ação policial. Várias casas, duas viaturas da polícia e um ônibus de dois andares foram incendiados. Além disso, muitas lojas foram saqueadas em Tottenham nos mais graves distúrbios registrados em Londres em décadas, a pouco menos de um ano da cidade receber os Jogos Olímpicos.
 
 
"Os policiais que responderam aos distúrbios esporádicos em alguns bairros efetuaram mais de 100 detenções durante a noite e a madrugada", anunciou a Scotland Yard, que prendeu 61 pessoas no sábado à noite. Pelo menos nove policiais ficaram feridos, três deles atropelados por um veículo. No total, 35 agentes foram agredidos desde o início dos confrontos, segundo a Scotland Yard, que se declarou surpresa com "o incrível nível de violência contra a corporação".
 
 
Saques
 
 
A polícia mobilizou reforços nas áreas mais sensíveis no domingo, mas os saques continuaram em vários pontos da cidade. Em Brixton, que assim como Tottenham tem uma longa história de tensões com as forças de segurança, centenas de pessoas saquearam um depósito de produtos eletrônicos e grupos de jovens atiraram objetos contra as forças de segurança. As vitrines de várias lojas foram destruídas na principal avenida comercial.
 
 
"Ouvi os helicópteros ontem à noite depois da festa de rua. Era inevitável que algo acontecesse depois das pessoas terem passado todo o dia bebendo", disse Marilyn Moseley, uma conselheira de vendas que mora na região.
 
 
Também foram registrados saques em Enfield, ao norte, onde dois veículos foram incendiados. Em Walthamstow, mais de 30 jovens, a maioria encapuzados, invadiram várias lojas. Um grupo de 50 jovens também provocou danos em Oxford Circus, no coração da Londres turística.
 
 
Protestos
 
 
Os distúrbios de Tottenham explodiram no sábado à noite, depois de uma manifestação em protesto pela morte na quinta-feira de Mark Duggan, 29 anos, em um tiroteio com a polícia. A polícia classificou a morte de Duggan, pai de quatro filhos, de "absolutamente lamentável" e a Comissão Independente de Queixas da Polícia (IPCC) abriu uma investigação.
 
 
O tiroteio provocou revolta em Tottenham, um dos distritos mais marginalizados da cidade. Em 1985, violentos distúrbios aconteceram no mesmo bairro depois que as forças de segurança feriram um civil. Nos confrontos um policial foi morto.

Nenhum comentário: