Foto: DIVULGAÇÃO
Em sua primeira fala pública em semamas, ditador líbio diz que o que acontece no país "é uma farsa"; áudio foi veiculado nesta terça-feira pela emissora síria Arrai
Kadafi se referiu aos ataques aéreos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que têm ajudado os rebeldes a tomar posições que eram do regime. Acredita-se que Kadafi esteja escondido na Líbia, apesar de membros de sua família terem fugido para Argélia e Níger, após combatentes rebeldes tomarem Trípoli em 23 de agosto.
"Não exultem nem acreditem que um regime foi deposto e outro imposto com a ajuda de ataques aéreos e marítimos", afirmou Kadafi no breve áudio. É a primeira gravação divulgada dele desde 8 de setembro, quando ele negou que tivesse fugido para o Níger. Regularmente, porém, o ex-líder envia mensagens à emissora através de seu porta-voz Mussa Ibrahim.
Kadafi, seu filho Seif al-Islam e o ex-chefe de inteligência Abdullah al-Senussi são procurados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), sob suspeita de supostos crimes contra a humanidade.
Também nesta terça-feira, combatentes rebeldes informaram que capturaram o aeroporto e um forte em Sabha, no sul do país, a 800 quilômetros de Trípoli. Além disso, há confrontos em duas cidades ao norte, Sultana e Sirta.
Nos Estados Unidos, autoridades de vários países se preparam para reuniões nos intervalos da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, a fim de discutir o futuro da nova Líbia. As informações são da Dow Jones.
Nenhum comentário:
Postar um comentário