Professores enfrentam polícia no CE por reajuste
Foto: Divulgação
DOIS DOCENTES CEARENSES FORAM HOSPITALIZADOS APÓS CONFRONTO COM A TROPA DE CHOQUE NESTA QUINTA NA ASSEMBLEIA DO ESTADO; ASSISTA A VÍDEO DO TUMULTO
Rodolfo Borges_247 – Vida de professor não é fácil no Brasil, todo mundo sabe, mas duas manifestações realizadas nesta semana elevaram a outro patamar os percalços da categoria no país. Nesta quinta-feira, os docentes do Ceará entraram em confronto com a tropa de choque da polícia na tentativa de evitar a aprovação de um reajuste imposto pelo governo de Cid Gomes, que beneficiaria apenas os professores com ensino médio – os especialistas não seriam contemplados. Também nesta semana, os professores de Minas Gerais deram fim a uma greve de 112 dias, mas só conseguiram chegar a um acordo depois se acorrentarem dentro da Câmara Legislativa.
No Ceará, o confronto entre professores e polícia resultou na hospitalização de dois docentes – um deles com suspeita de fratura craniana – e na prisão de três dos grevistas. “A situação está tensa. O governo mandou um projeto de lei para a Assembleia, para ser votado em regime de urgência, mas ele beneficia apenas quem tem nível médio. Isso dividiu a categoria”, disse ao Brasil 247 o secretário-geral do Sindicato Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Apeoc), Juscelino Linhares. Houve violência policial, mas os professores também estavam armados, com pedaços de madeira.
Juscelino conta que os professores foram para a Assembleia na manhã de quarta-feira e permaneceram acampados por lá. Três dos docentes decretaram greve de fome e vários outros dormiram na Assembleia. Nesta quinta, mais de 200 docentes tentaram sem sucesso impedir a votação e, quando os deputados aprovaram o reajuste proposto pelo governo, os professores tentaram invadir o plenário e foram impedidos pela polícia, que já estava pronta para o confronto e se valeu inclusive de gás de pimenta. Os professores permanecem dentro da Assembleia e o sindicato prevê uma grande assembleia para esta sexta-feira.
Os professores de Minas Gerais tiveram melhor sorte em seu protesto e, depois de se acorrentar em vários pontos da cidade ao longo de semanas e sustentar greves de fome, conseguiram a formação de uma comissão integrada por membros do governo, do sindicato e de deputados do estado. A partir desta quinta-feira a greve está oficialmente suspensa e alguns professores permanecem em estado de greve até 8 de outubro, quando ocorre a assembleia que deve pôr fim definitivo à paralisação.
Confira imagens feitas pelos manifestantes no Ceará:
Nenhum comentário:
Postar um comentário