Lojas que oferecem produtos originais a preços até três vezes mais baixos que no Brasil mudam o perfil de Ciudad del Este, conhecida como o paraíso dos sacoleiros
Paula Rocha, de Ciudad del Este
COM GRIFE
Carine Dresch, de Cascavel, foi ao Paraguai para
comprar seu vestido de casamento de R$ 15 mil
Produtos de origem duvidosa, trânsito caótico, violência e sujeira. Há pelo menos vinte anos, Ciudad del Este, município paraguaio localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, carrega a fama de ser um destino escolhido apenas por quem quer comprar mercadorias tão baratas que parecem mentira – e muitas vezes são. O local, que faz divisa com a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, se tornou o paraíso dos sacoleiros tupiniquins por oferecer roupas, eletrônicos e toda sorte de bugigangas a preços bem abaixo dos praticados no País. Todos os dias cerca de 50 mil brasileiros cruzam a Ponte da Amizade para abarrotar as ruas manchadas com terra vermelha da cidade paraguaia, disputando espaço com vendedores ambulantes, carros e motocicletas. Longe da bagunça do comércio informal, porém, um oásis de luxo reluz em Ciudad del Este. No segundo piso do shopping King Fong, funciona desde 2009 a loja S.A.X. – sigla para “style, arts and extras” e uma clara alusão à mundialmente famosa rede americana Saks – reduto de marcas luxuosas como Versace, Dior, Giorgio Armani, Prada e muitas outras. Do outro lado da rua, funciona o shopping Del Este, primeiro centro de compras da cidade no modelo americano, também recheado de grifes estreladas.
Quem vê a fachada da loja S.A.X. perdida entre outdoors desbotados não imagina a suntuosidade do lugar. Em corredores limpos, bem arrumados e perfumados, mais de 100 marcas de luxo internacionais se dividem entre áreas destinadas à moda feminina, masculina, joalheria, perfumaria, decoração e bebidas e alimentos finos. Os cinco mil metros quadrados do empreendimento também contemplam bistrô, café, showroom de óculos com mais de 12 mil modelos e a única Ferrari Store da América Latina, onde são vendidos itens de vestuário e acessórios com a logomarca da escuderia italiana. O responsável por essa verdadeira casa do luxo é o libanês Armando Nasser, que chegou ao Paraguai aos 14 anos. Ainda jovem, o empresário montou uma pequena loja, onde vendia bebidas e cigarros importados. Aos poucos, juntou patrimônio suficiente para criar o Grupo Fenícia, que importa artigos finos para Paraguai e Brasil. A vontade de montar uma butique de luxo no Paraguai digna das melhores lojas de departamentos do mundo surgiu durante uma temporada em Nova York, quando ele conheceu a Saks Fifth Avenue – prova de que a semelhança entre Saks e S.A.X. não é mera coincidência. “Queria oferecer ao brasileiro e ao paraguaio a chance de poder comprar produtos de qualidade, em um ambiente sofisticado e sem preços exorbitantes como os de São Paulo”, diz. Hoje 60% dos clientes da loja são brasileiros, que gastam em média US$ 2 mil, cerca de R$ 3,2 mil, por compra.
Quem vê a fachada da loja S.A.X. perdida entre outdoors desbotados não imagina a suntuosidade do lugar. Em corredores limpos, bem arrumados e perfumados, mais de 100 marcas de luxo internacionais se dividem entre áreas destinadas à moda feminina, masculina, joalheria, perfumaria, decoração e bebidas e alimentos finos. Os cinco mil metros quadrados do empreendimento também contemplam bistrô, café, showroom de óculos com mais de 12 mil modelos e a única Ferrari Store da América Latina, onde são vendidos itens de vestuário e acessórios com a logomarca da escuderia italiana. O responsável por essa verdadeira casa do luxo é o libanês Armando Nasser, que chegou ao Paraguai aos 14 anos. Ainda jovem, o empresário montou uma pequena loja, onde vendia bebidas e cigarros importados. Aos poucos, juntou patrimônio suficiente para criar o Grupo Fenícia, que importa artigos finos para Paraguai e Brasil. A vontade de montar uma butique de luxo no Paraguai digna das melhores lojas de departamentos do mundo surgiu durante uma temporada em Nova York, quando ele conheceu a Saks Fifth Avenue – prova de que a semelhança entre Saks e S.A.X. não é mera coincidência. “Queria oferecer ao brasileiro e ao paraguaio a chance de poder comprar produtos de qualidade, em um ambiente sofisticado e sem preços exorbitantes como os de São Paulo”, diz. Hoje 60% dos clientes da loja são brasileiros, que gastam em média US$ 2 mil, cerca de R$ 3,2 mil, por compra.
VANTAGEM
O casal Caetano e Valéria atravessa a fronteira para comprar seus artigos importados
Esse novo turista, que busca artigos de qualidade, variedade e preços melhores, mas sem abrir mão do conforto, está aos poucos mudando o perfil de Ciudad del Este. Em 2008 foi inaugurado o shopping Del Este, com lojas de marcas consagradas, como Nike e Pioneer, corredores amplos e iluminados. “Antes, os shoppings daqui eram apenas galerias escuras, voltadas para o consumidor de atacado”, conta Elva Figueredo, diretora administrativa do shopping Del Este. Atualmente, as 40 lojas e os dez quiosques do shopping recebem mais de 150 mil turistas por ano, 90% brasileiros que gastam entre US$ 300 (R$ 483) e US$ 500 (R$ 805) a cada visita. E o sucesso do empreendimento é tão grande que há uma lista de espera de lojistas interessados em alugar um espaço ali. “Já são 150 marcas querendo vir para cá”, conta Elva. Para atender à demanda, estão sendo construídos mais três shoppings na cidade. A S.A.X., por sua vez, planeja para 2012 a inauguração de mais sete andares, que totalizarão 17 mil metros quadrados de área. “Quando decidi abrir a primeira loja de departamentos de luxo no Paraguai, fui tachado de louco”, diz Nasser. Agora todos colhemos os frutos dessa evolução. Que o digam os felizes consumidores de luxo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário