quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Comentário que fiz no blog do Nassif.

Outra coisa que precisa ser dita é que todos analistas políticos do estado do Ceará, tinham como certo que a aliança entre o PT e os Ferrreira Gomes não resistiria a eleição de Cid como governador do estado.




Cid agora vai para o segundo mandato e não só manteve a aliança de pé, mesmo contra os arroubos de Ciro em 2008 que queria que o governador rompesse com a prefeita Luizianne e apoiasse a ex-esposa Patricia, fato esse que quase causava uma ruptura familiar, como conseguiu dar uma ajuda de peso a reeleição da prefeita, cujos índices de popularidade estavam seriamente indicando que se se reelegesse seria em uma eleição muito difícil.



O apôio de Cid permitiu que Luizianne vencesse no primeiro turno com pouco mais de 50% dos votos.



O que mais surpreende é a postura do governador em manter como líder de seu governo, um petista, que se quer conseguiu eleger-se. Era o primeiro suplente do PT. O ex-líder Nelson Martins foi alçado a uma secretaria e o seu colega de partido ocupará sua vaga e mais o posto de líder do governo.



Além disso, a imprensa nacional dava como favas contadas a posse de Ciro no ministério da Saúde. Curiosamente Ciro não foi indicado, mas a secretaria de portos que terá status de ministério que estava sob o comando de Pedro Brito, ligado ao grupo político de Ciro-Cid, ficará nas mãos de Leônidas Cristino, atual prefeito de Sobral, com dois anos de mandatos pela frente que deixa a prefeitura nas mãos do vice, Clodoveu Arruda, do Partido dos Trabalhadores.



Este é um fato relevante na política cearence. Sobral é uma das mais importantes cidade do Estado, salvo engano a segunda maior. ( não tenho os dados atuais do IBGE) Isto mostra que o governador fala sério quando diz que daria a presidência do senado a Aécio, caso fosse o presidente.



Não hesitou entregar suas bases eleitorais a um petista, sem nenhuma necessidade, diga-se de passagem, haja visto que Pedro Brito poderia ter continuado na secretaria de portos e Cristino à frente da prefeitura de Sobral, Cristino tinha dois anos pela frente e a garantia de assumir um cargo no governo do estado em 2012.



Aqui todos sabem que a relação de Cid com Luizianne vai do amor ao ódio, no entanto, Cid indica um suplente do PT para liderança de seu governo, suplente esse pertencente ao grupo político de Luizianne.



Chamou seu atual líder para uma secretaria de estado, com isso abriu vaga para o suplente assumir o mandato do titular e de lambuja assumir a liderança do governo, sem nunca antes ter exercido um mandato parlamentar, apenas para atender aos interesses da prefeita de Fortaleza.



Não foi um ato isolado. Cid convidou também um deputado do PSDB para assumir a secretaria dos esportes. Assim estende as mãos aos oito deputados do PSDB que foram eleitos nas eleições passadas, a maioria dos quais apoiou o governador do Ceará, e isola Tasso que quer fazer uma cassa as bruxas no partido que até bem pouco tempo o tinha como principal liderança.



Os governos Tasso nunca foi de dialogar nem com a sociedade, nem com os próprios prefeitos de seu partido que tinha as portas do cambeba, palácio do governo, permanentemente fechadas. Cid dialoga com os movimentos sociais, faz um governo aberto e só não dialoga com a oposição porque não existe no Ceará.



Um de seus primeiros atos de governo foi montar uma mesa de negociação que está permanentemente aberta para dialogar com os movimentos sociais, falando abertamente e cumprindo todos os acordos que faz. Neste respeito temos um governador que trata a todos com deferência. Cid é um político na acepção da palavra, diferente do irmão Ciro, conhecido pela incontinência verbal.