segunda-feira, 23 de julho de 2012

PSDB tenta barrar sites críticos a Serra



São Paulo – O PSDB entregou hoje (23) à Procuradoria Geral Eleitoral uma representação pedindo a investigação de blogues e páginas da internet que considera críticos a seu candidato à prefeitura de São Paulo, José Serra. O partido acredita ser necessário apurar “a utilização de organizações, blogs e sites financiados com dinheiro público, oriundo de órgãos da administração direta e de estatais, como verdadeiras centrais de coação e difamação de instituições democráticas”.
A ação vem na sequência de novas críticas de Serra, que na última semana acusou de haver “jogo sujo” pela internet e retomou a expressão “blogues sujos”, com a qual atacou veículos de comunicação críticos ao governo do estado na campanha de 2010, quando foi derrotado por Dilma Rousseff na disputa pela Presidência da República. 
Agora, em oito páginas, o PSDB tenta forçar a Procuradoria Eleitoral a investigar os repasses de publicidade feitos por órgãos do governo federal a veículos de comunicação, também repetindo estratégia levada a cabo em 2010, quando a vice-procuradora eleitoral Sandra Cureau exigiu da revistaCarta Capitaluma apresentação do balanço de verbas do tipo. 
Na ocasião, o diretor de redação da publicação, Mino Carta, escreveu o editorial “Cureau, a censora”, no qual expôs sua insatisfação com o caso. “Sugiro à doutora Sandra que, de mão na massa, verifique também se a revista IstoÉ recebeu lauta compensação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema quando o acima assinado em companhia do repórter Bernardo Lerer, escreveu uma reveladora, ouso dizer, reportagem sobre Luiz Inácio da Silva, melhor conhecido como Lula, publicada em fevereiro de 1978”, lamentou.
A ação do PSDB é formada com base em recortes de jornais e revistas da mídia tradicional –Veja,O GloboeFolha de S. Paulo–, também uma prática comum em 2010. O partido sai em defesa do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, e reproduz reportagem na qual o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pede apoio social no julgamento da Ação Penal 470, do caso conhecido como mensalão. 
Para o partido, a crítica feita por blogueiros a estes veículos de comunicação e a defesa de posturas consideradas favoráveis ao governo federal são sinais de que é necessário promover uma investigação. O PSDB parte do pressuposto de que o dinheiro destinado a publicidade federal, recebido também por veículos pelos quais o partido tem apreço, são “patrocínio” e, portanto, estão proibidos pela legislação eleitoral. 
Desta vez, Serra poderia encontrar nos blogues e páginas de internet uma dificuldade adicional à medida em que sejam divulgadas novas informações sobre a participação de parentes e sócios no esquema de desvio de verbas e de lavagem de dinheiro vindo da privatização de órgãos públicos durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), do qual ele foi ministro. 
A ação acusa especificamente os bloguesConversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, e o Dinheiro Vivo, de Luis Nassif. “O financiamento público de organizações, blogs e sites cuja especialidade tem se mostrado na coação e difamação de instituições democráticas configura ato de improbidade administrativa que tenta contra os princípios da administração pública da honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições!”, argumenta. 
Em seu blogue, Paulo Henrique Amorim atribuiu a medida tomada pelo PSDB ao desespero de Serra, que encontra dificuldades para alavancar sua candidatura à prefeitura de São Paulo. Apesar de liderar as pesquisas publicadas até agora, o tucano não tem conseguido avanços, é conhecido pela maior parte do público e sua taxa de rejeição sempre esteve acima de 30%. "Não adianta. Cerra se encaminha para o fim da linha", ironiza. 
Já Nassif vê na iniciativa uma tentativa de Serra de "calar qualquer voz crítica em relação a ele, como usualmente faz com jornalistas da própria velha mídia". Conforme escreveu em seu blogue, o tucano "é a mais perfeita vocação de ditador que a política brasileira moderna conheceu".

49% seguem Lula, mas 76% não votam com Luizianne




Pesquisa O POVO/Datafolha mostra o efeito positivo e o negativo causado pelos apoios de Lula, Dilma, Cid, Luizianne e Tasso Jereissati

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá definir a eleição a favor do candidato que apoiar em Fortaleza, segundo mostra pesquisa O POVO/Datafolha, a primeira consulta de intenções de voto após o início da campanha. O respaldo da prefeita Luizianne Lins (PT) também é capaz de decidir o pleito, mas contra aquele que tiver seu apoio.

O paradoxo, todavia, é que o mesmo candidato reúne o apoio tanto de um quanto de outra. Saber qual deles irá prevalecer poderá definir o rumo da candidatura de Elmano de Freitas (PT), talvez com efeito direto para o resultado da eleição.

Os números do Datafolha mostram que a força de Lula como cabo eleitoral é incomparável. Houve 49% de eleitores entrevistados que responderam que o apoio do ex-presidente os levaria a votar, com certeza, nesse candidato. Outros 18% admitiram a possibilidade de escolher em função do respaldo do líder petista. Entretanto, 32% disseram não votar no candidato de Lula.

Luizianne e Dilma
O impacto positivo do apoio de Luizianne é bem menor, segundo o Datafolha. Responderam que certamente votariam no candidato da prefeita 11% dos eleitores. Outros 13% disseram que talvez optassem pelo candidato em função da ligação com ela. Mas a maioria – 76% - afirmou não votar em quem estiver ao lado de Luizianne na disputa.

Outra apoiadora de Elmano, a presidente Dilma Rousseff (PT) divide opiniões. A maior parcela de eleitores ouvidos na pesquisa disse que não votaria em quem fosse apoiado por ela: 45%. Os que disseram que seguramente escolheriam o aquele que estivesse vinculado à presidente da República somam 28%, enquanto 26% admitem a hipótese de talvez aderir a essa candidatura.

O apoio do ex-presidente, da atual governante do País e da prefeita de Fortaleza são os principais trunfos de Elmano, que apareceu com 3% das intenções de voto na pesquisa O POVO/Datafolha. Foi o menor percentual entre os sete candidatos mais competitivos, embora tecnicamente empatados com Roberto Cláudio (PSB), que tem 5%, e com Marcos Cals (PSDB) e Renato Roseno (Psol), com 6%.

Apoio do governador
O apoio do governador Cid Gomes (PSB) a um candidato a prefeito de Fortaleza também divide opiniões. A maioria, 52%, respondeu que não votaria em quem recebesse o respaldo do chefe do Poder Executivo estadual. Os que responderam que certamente definiriam o voto em função da posição de Cid somam 22%. Outros 25% admitem a possibilidade de escolher o concorrente aliado ao governador.

A aliança com Cid é o principal trunfo de Roberto Cláudio (PSB), que aparece com 5% das intenções de voto na pesquisa.

Fator Tasso
Segundo os eleitores ouvidos pelo Datafolha, a presença do ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) ao lado de um candidato a prefeito de Fortaleza tem mais impacto em afastar que em atrair adesão. Responderam que não votariam em quem recebesse o apoio dele 62% dos pesquisados.

Os percentuais tanto dos que disseram que com certeza escolheriam o postulante em função do apoio de Tasso quanto o dos que talvez se definissem com base nesse critério ficaram iguais: 19%.

Metodologia
O Datafolha ouviu 831 eleitores de Fortaleza nos dias 18 e 19 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número CE-00004/2012.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

Os apoios são determinantes para as candidaturas de Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT). Um pouco menos para a de Marcos Cals (PSDB). Os demais não estão atrelados a grandes apoiadores.

Multimídia

A pesquisa O POVO/Datafolha para as eleições municipais é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (AM 1010), o tema será discutido no programa Grande Jornal, apresentado pelo jornalista Nonato Albuquerque, às 9 horas.

Para ver: Os números da pesquisa serão analisadas no programa Jogo Político, hoje, às 20h30min, na TV O POVO (canal 48 - UHF, 23 - Net, e 11 - TV Show). O jornalista Fábio Campos entrevistará o candidato Roberto Cláudio (PSB). Veja a reprise do programa na terça-feira, às 7 horas. O programa estará também na página da TV O POVO no Youtube. www.youtube.com/user/tvopovo
  
Para ler, navegar e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook (www.facebook.com/OPOVOOnline), na página de política do portal O POVO Online (www.opovo.com.br/politica) e no blog Segunda Leitura (blog.opovo.com.br/segundaleitura)

http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2012/07/23/noticiasjornalpolitica,2883636/49-seguem-lula-mas-76-nao-votam-com-luizianne.shtml