domingo, 4 de maio de 2014

Lula em Santo André ataca o viralatismo


 Autor: Miguel do Rosário
Lula-recebe-o-titulo-de-cidadao-honorario-de-Santo-Andre-201404300003
Vale a pena ouvir o discurso de Lula em Santo André. Entende-se porque o mundo inteiro quer ouvi-lo e porque Obama o chamou de “o cara”.

http://tijolaco.com.br/blog/?p=17240

O doutor Cantídio não poderia examinar Genoino por razões éticas e morais

O marajá de jaleco
O marajá de jaleco
O ministro Joaquim Barbosa deu um tapa na cara da sociedade ao indicar o médico Cantídio Lima Vieira para integrar a equipe incumbida de fazer um exame em Genoino cujo resultado todos sabiam qual seria.
Assim como você sabe antecipadamente como Barbosa vai votar qualquer coisa relativa ao PT, você pode apostar quanto quiser em que Cantídio vai dar um parecer contrário em qualquer exame que envolva um petista.
Este é o Brasil dos nossos dias: não bastasse a justiça ser política, também a medicina se rege, em muitos casos, por simpatias (ou fobias) partidárias.
É gravíssimo que Cantídio tenha sido escolhido mesmo depois de colocar uma enorme foto, no Facebook, em que se lê que Dilma faz mal à saúde.
Como imaginar que um homem assim agisse com isenção ao examinar Genoino?
Barbosa ou sabia e fez a sociedade de idiota. Ou não sabia e mostrou inépcia fabulosa.
Não é a primeira vez que Cantídio é notícia por maus motivos. Algum tempo atrás, a revista IstoÉ o classificou como “Marajá de Jalecó”.
Isso porque, segundo a revista, Cantídio ganha um bom dinheiro para trabalhar (pouco) num controvertido hospital do Senado. (Aqui o texto.)
Clínicas particulares suas, não bastasse isso, prestam também serviços ao hospital. Há aí uma questão ética complicada, ou insanável.
Com todas essas coisas, Barbosa – um autoproclamado cruzado da ética – escolhe aquele “marajá de jaleco”? Barbosa mostra que sempre pode descer um degrau a mais nos atos que a posteridade, longe da proteção da mídia,  haverá de condenar.
Você pode perguntar: existem médicos no Brasil isentos para tratar de casos como o de Genoino?
Se há, não conheço.
Isto não quer dizer que não haja saída.
Dou aqui minha sugestão: defesa e STF indicam um médico estrangeiro de ilibada reputação e reconhecida grandeza.
Eles vêm examinar Genoino. E depois, em conjunto, produzem um laudo.
As vantagens são claras. Estrangeiros, eles estariam longe da pressão de quem seja – mídia, Joaquim Barbosa, colegas médicos ou mesmo o PT.
Por serem médicos de grande nomeada, jamais arriscarão seu prestígio para produzir um laudo politizado, enviesado – ou simplesmente desonesto.
No exterior, você encontra especialistas confiáveis – o que não é o caso do nosso Marajá de Jaleco cujo ódio público e ostensivo ao PT parece ser a maior credencial para integrar a junta que devolveu Genoino à Papuda. 

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-doutor-cantidio-nao-poderia-examinar-genoino-por-razoes-eticas-e-morais/
Paulo Nogueira
Sobre o Autor
O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

Ticiana Villas Boas e V Steviano, as Rainhas do Camarote


Sempre chamou atenção a jornalista Ticiana Villas Boas no Jornal da Band. Morena, alta, charmosa, a baiana de 33 anos é companheira de bancada do âncora Ricardo Boechat.
Vamos descontar o preconceito contra as bonitas. Mas Ticiana faz parte daquela escola Cid Moreira de apresentadores que não têm a menor ideia do que estão lendo no teleprompter. Volta e meia, Boechat parte em seu socorro. Uma vez foi para explicar como se pronuncia “controladoria” (ela tentou “controlage” e “controlágio” antes de pedir ajuda ao colega).
Bem, a história de Ticiana é rica como ela. Casada com Joesley Batista, dono da Friboi, ela deu uma entrevista à Veja desta semana que está lhe rendendo o apelido de Rainha do Camarote.
Num vídeo, ela mesma se define como “a jornalista bonitona, bem sucedida” que se casa com “empresário rico”.
E então assume: “É bom ter dinheiro, não fazer conta, sair para jantar a hora que quiser no restaurante que quiser, poder reformar sempre a casa, ter funcionário. Eu chego em casa, meu carro já está abastecido, meu motorista faz isso. Outro dia me perguntei quanto era o litro da gasolina. Não sabia. Eu poderia comprar uma bolsa toda hora, toda semana, mas eu não faço, eu me coloco limite sobre isso. Eu nunca conversei com o Joesley sobre coisas de casa, qual o limite de gastar aqui”.
Os dois se conheceram em abril de 2012 e se casaram em outubro do mesmo ano. Foram três cerimônias, uma delas no Taj Mahal. O vestido era de Karl Lagerfeld, avaliado em 180 mil euros. O casal tem apartamento em Nova York, uma casa em Angra dos Reis e um jato Legacy. E blablablá.
O dinheiro é de Joesley e, dependendo do acordo pré-nupcial, dela, mas qual o sentido da ostentação burra? Joesley é dono, também, de Neutrox, Seara e sabonetes Francis, anunciantes da Band. É preciso algo maior do que uma demonstração completa de falta de noção para tirá-la daquela bancada.
A confissão de Ticiana ocorreu poucos dias após outra mulher virar notícia e expor o que não deveria ser exposto. Vanessa (ou V, como prefere) Steviano trocou uma série de mensagens no Instagram com o namorado, o bilionário Donald Sterling.
A conversa absurdamente racista de Sterling (“Me incomoda bastante que você queira divulgar que está se associando a pessoas negras. Você precisa mesmo fazer isso?”) vazou no site TMZ. Ele foi banido da NBA e terá de pagar multa de 2,5 milhões de dólares.
Artista, escritora, chef, poeta, estilista e filantropa — segundo ela mesma –, Steviano ganhou de Sterling uma Ferrari, dois Bentleys, uma Range Rover e um apartamento. “Qual o problema de ganhar presentes de quem se ama?”, disse ela num canal de TV.
Já dizia Mc Pocahontas, revelação do funk: “Ostentação, palavra que eu gosto de ouvir. Se me quer do seu lado, tem que me fazer rir. Me dá condição, deixa eu totalmente louca, chapadona de Chandon”. 

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ticiana-villas-boas-e-v-steviano-as-rainhas-do-camarote/
Sobre o Autor
Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

SERIA "ISENTA" PESQUISA COM AO MENOS 5 DESSAS PERGUNTAS?

Daniel Quoist
DANIEL QUOIST
Agora, aguçando sua memória, responda: em quem você pretende votar para presidente em 2014: Dilma, Aécio ou Eduardo?
Aberta a temporada de pesquisas eleitorais, esse fenômeno brasileiro de criar fatos políticos, muitos foram os articulistas dos blogues independentes na internet - considerados ‘sujos’ por aqueles que preferem a partidarização de oposição dos meios de comunicação tradicional - que explicitaram sua estranheza com a metodologia e a aplicação de perguntas por parte dos institutos de pesquisa Datafolha e Sensus que foram a campo nas últimas semanas para descobrir quem os brasileiros pretendem eleger presidente da República em outubro próximo.
Como exercício mental listei 40 perguntas, agrupadas aleatoriamente, que teriam o poder de induzir o entrevistado a declinar seu voto. Nesse caso hipotético, em contraponto às pesquisas anti-PT que costumam ser divulgadas apenas para dar um gás à nossa combalida Oposição, as questões trazem viés favorável ao atual Governo. 
Esse texto tem a intenção de desmascarar as chamadas pesquisas eleitorais que costumam se autoreputar isentas.
Aqui exemplos de clara indução:
  1. Se o Palácio do Planalto fosse uma espécie de reality show como o Big Brother Brasil da TV Globo e tivesse que voltar um ex-participante para nova temporada de quatro anos, quem você gostaria que voltasse: Sarney? Collor? FHC? Lula? Ou preferia manter Dilma?
  2. Você acha que as capitais brasileiras ficarão mais bonitas e receberão mais turistas depois da construção dos novos estádios de futebol?
  3. Você considera positivo para o Brasil que com o Programa Mais Médicos do Governo Federal mais de 33 milhões de brasileiros passaram a receber mais atenção de saúde?
  4. O tucano Aécio Neves mostra empenho em censurar no Google qualquer notícia ou evidência que lhe arranhe o prestígio, a honra, a dignidade, o que você acha disso?
  5. Praticamente tudo o que há de novo, movimentando e fazendo crescer estupendamente a economia pernambucana – do porto de Suape à refinaria Abreu e Lima - tem relação direta com o repasse de recursos federais dos governos Lula e Dilma, você acha que Eduardo Campos é leal aos presidentes Lula e Dilma, quando os ataca dia sim e dia não?
  6. Há mais de 10 anos o Rio de Janeiro era tido como campeão de violência, número de assassinatos, sequestros e roubos e mais recentemente com a UPPs houve uma mudança radical, você acha isso bom?
  7. Desde o governo Mario Covas, nos anos 90 até o atual governo de Geraldo Alckmin, crescem sinais de corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes nas licitações do metrô de São Paulo, você acha que isso tudo deveria ser investigado?
  8. Até hoje ninguém ouve mais falar do helicóptero do senador mineiro Zezé Perrela, aliado do senador Aécio Neves, apreendido pela Polícia Federal transportando quase meia tonelada de cocaína, o que você acha disso?
  9. A compra da refinaria de Pasadena pela Petrobrás em 2006 contou com aprovação da presidente Dilma, do presidente do Grupo Abril Fábio Barbosa, do grande empresário Jorge Gerdau, você acha estranho que a imprensa e a oposição queira colocar tudo como culpa da presidente Dilma?
  10. Em 2002, no Governo FHC, o Brasil amargou um bom período de apagão, faltava luz elétrica nas cidades, infernizava a vida de milhões de pessoas, você sente falta desse tempo?
  11. Todo mundo tem medo que o Leão do Imposto de Renda envie suas multas e sabe que tem que pagar o quanto antes, mas porque a Rede Globo é multada pelo Leão em milhões de reais e ninguém sabe se ela pagou, e ela nunca apresenta o DARF, o que você acha disso?
  12. O jornal Folha de S.Paulo há algum tempo chamou a ditadura brasileira, que mês passado completou 50 anos de seu início, de 'ditabranda', de que não foi tão cruel assim, nem matou e nem torturou ou prendeu tanta gente assim, você concorda com o famoso jornal?
  13. Marina Silva, que tem mais potencial de votos que Eduardo Campos, deve ser candidata a vice-presidente na chapa de Eduardo Campos, você concorda com isso?
  14. Eduardo Campos se movimentou para que o governo e os partidos aliados ao governo aprovassem o nome de sua mãe Ana Arraes para ser ministra do TCU, você acha isso certo?
  15. Até bem pouco tempo a oposição tinha o ex-senador goiano Demóstenes Torres, do DEM-GO, como seu maior guru, exemplo maior de retidão moral e de ética na política, depois da CPI do bicheiro Carlinhos Cachoeira em 2012, a biografia do goiano virou completamente do avesso. Você acha certo que seus antigos amigos políticos o tenham abandonado completamente?
  16. José Serra, do PSDB paulista foi candidato duas vezes à presidência da República, em 2002 e em 2010, nas duas eleições acusou seu colega de partido, o mineiro Aécio Neves de fazer corpo mole para sua eleição; você então acredita que Serra agora irá de corpo e alma a campanha de Aécio?
  17. Se a Copa de Futebol não fosse aqui no Brasil no próximo mês de junho o país não construiria, reformaria e ampliaria mais de uma dezena de aeroportos nas capitais onde haverão os jogos, nem as capitais teriam nos estádios novos em folha seus mais belos cartões portais, você discorda disso?
  18. O mensalão do PT foi todo julgado no STF, sem que os réus tivessem direito a qualquer nova instância de julgamento para recorrer, mas o mensalão do PSDB, depois anos se arrastando no STF foi remetido para julgamento em Minas Gerais, tendo direito a todas instâncias julgadoras, você achou justa essa recente decisão do STF?
  19. Nos chamados escândalos da Petrobras, você acredita que eles existem mesmo ou serão apenas criações fantasiosas do PSDB e do PSB para desgastar a imagem da presidente Dilma?
  20. Você considera a Rede Globo, a revista Veja e os grandes jornais paulistas e cariocas, meios de comunicação independentes ou todos eles não passam de braços midiáticos  dos partidos de oposição que só tem um objetivo - tirar o PT, Dilma e Lula do Palácio do Planalto?
  21. Você não acha estranho que o Jornal Nacional prefere sempre destacar qualquer acusação que venha a atingir algum político do PT do que dar atenção à corrupção, cada vez mais cheia de provas, contra os governos do PSDB em São Paulo?
  22. Você votaria em um candidato a presidente, ou a governador ou a prefeito que tivesse seu nome regulamente associado ao consumo de drogas ilícitas?
  23. Quem você acredita que fez mais pelo Brasil: Fernando Henrique ou Lula?
  24. Você acredita que a oposição torce pelo insucesso, pelo fracasso da Copa do Mundo, da Petrobras, e pelo retorno da inflação ao Brasil, apenas para ter um discurso em que possa culpar Lula e Dilma pela nossa ruína?
  25. Você acredita que o tucano Eduardo Azeredo, peça-chave do mensalão tucano será algum dia condenado na justiça mineira por suas associações e movimentação de dinheiro com o doleiro Marcos Valério?
  26. Os governos de São Paulo, de 1990 a 2014 nunca deixaram instalar uma única CPI para investigar desvios e corrupção em obras públicas do Estado, você concorda com esse jeito de agir?
  27. Aliado a velhos coronéis da política regional como Heráclito Fortes (PI) e Jorge Bornhausen (SC), você acha que isso condiz com a nova política defendida por Eduardo Campos para o Brasil?
  28. Você considera a grande imprensa brasileira exemplo de isenção e de apartidarismo e por isso deve continuar como está ou deveria existir leis para dar um basta em seus excessos e em sua mania de querer ser, sem ter conseguido um voto sequer, a principal força de oposição do governo Dilma Rousseff?
  29. A Justiça de Minas Gerais, nos últimos 12 anos, não deixou prosperar uma única ação judicial contra o ex-governador mineiro Aécio Neves e também a imprensa mineira nunca se esforçou em trazer dados desses processos ao conhecimento público, o que você acha disso?
  30. O tucano Aécio Neves tem dito em círculos empresariais e com pouca repercussão na grande imprensa que não terá medo de tomar medidas impopulares se for eleito presidente. Que medidas você acredita que seriam essas?
  31. Posando de pai do Plano Real desde 1994, FHC dá uma rasteira em Itamar Franco, o verdadeiro pai do Real e aquele que nomeou FHC para ser seu ministro da Fazenda quando foi delineado o Plano Real, você acha certo o que FHC e o PSDB fizeram com o Itamar?
  32. Quando Marina Silva faz um discurso, seja no rádio ou na televisão, ou mesmo  quando é entrevistada, você consegue captar, entender algo do que ela fala?
  33. Você sente saudades dos tempos do governo Fernando Henrique (1994-2002) ou tem mais saudades do governo Lula (2002-2010)?
  34. O que você acha da tradição de os tucanos e seus parceiros no Senado, de recorrer de imediato ao STF sempre que não conseguem aprovar algo naquela Casa?
  35. Você considera que o STF fez justiça no julgamento do mensalão ou tudo não passou de uma armação contra o PT, para desgastar sua imagem junto ao povo brasileiro?
  36. Para quem se diz socialista, ambientalista, preocupada com os mais pobres do país, o que você acha do  apoio total e sem reservas do Banco Itaú às campanhas de Marina Silva?
  37. Em 2001/2002 circulava em manchetes na grande imprensa que o governo FHC fazia planos para privatizar a Petrobras, tendo escolhido inclusive um novo nome para a estatal, a Petrobrax, você acha que isso seria muito bom para o país?
  38. Com o empenho dos tucanos para desgastar a Petrobras nas bolsas de valores e arrasar sua imagem junto à opinião pública, você acredita que essa estratégia faz parte de um plano maior para, caso voltem ao Palácio do Planalto, privatizar de imediato a Petrobras, a exemplo do que fizeram com a Vale do Rio Doce no governo FHC?
  39. Você acha certo e bom para o Brasil que a Copa do Mundo, um espetáculo que será visto em todo o planeta, por quase 2/3 da humanidade, precisa se tornar um fracasso, com arruaça e quebra-quebra nas ruas, violência policial, prédios públicos atacados com paus e pedras, bancas de jornais incendiadas, muita gente ferida e sangrando nas ruas e tudo isso apenas para que a Oposição possa ter um discurso que lhe facilite a volta à Presidência da República em outubro próximo?
  40. O Brasil retratado pela grande imprensa tem alguma relação com o Brasil real, esse que criou 260.000 novos empregos com carteira assinada apenas no mês de fevereiro de 2014, esse que controla a inflação, esse que faz com que milhares de jovens pobres tenham livre acesso a cursos superiores nas universidades?

Agora, com tudo isso em sua cabeça e mexendo com seu coração, aguçando sua memória, responda sem pestanejar: Em quem você pretende votar para presidente da República em 2014:  - Dilma Rousseff (PT)? - Aécio Neves (PSDB)? - Eduardo Campos (PSB)?
Agora, caro leitor, cara leitora, você consideraria isenta pesquisa que contivesse ao menos 5 dessas perguntas?

http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/138714/Seria-isenta-pesquisa-com-ao-menos-5-dessas-perguntas.htm

A DEGRADAÇÃO MORAL DA OPOSIÇÃO E A AUTOFAGIA PETISTA




Jaime Amparo Alves
JAIME AMPARO ALVES
Se é verdade que o “pacto social” de Lula da Silva beneficiou a gregos e troianos, ele também empobreceu o debate político, “marinando” parte da sociedade em um discurso conservador de concertação nacional
Credita-se ao general prussiano Carl von Clausewitz a famosa frase, "a guerra é a continuação da política por outros meios". Se estivermos de acordo com essa assertiva, não será novidade o aumento da artilharia tucano-midiática contra o governo da presidenta Dilma Rousseff e contra o Partido dos Trabalhadores. Previsível. O que chama a atenção no atual debate é a desumanização total da oposição. De Marina Silva a Aécio Neves, a oposição ao governo defendeu as ilegalidades pepetradas por Joaquim Barbosa na ação penal 470 e condenou as manifestacoes de solidariedade aos dirigentes petistas presos. 
O PSDB também se uniu ao coro das denúncias de suposto uso de celular por José Dirceu na prisão, e mesmo depois das inúmeras medidas protelatórias, o Partido se mantém imbatível em sua insensibilidade. Mais recentemente, deputados do PSDB e PPS, membros da Comissao de Direitos Humanos (sic!) da Camara visitaram o ex-ministro, na Papuda, para disseminar um discurso de raiva contra um homem já publicamente linchado pela mídia. O PSDB quer mais. Aécio Neves se junta a Paulinho da Força, em ato público, na defesa da prisão da presidenta Dilma Roussef. 
Nem Eduardo Azeredo nem Pimenta da Veiga. Os rumos da Ação Penal 470 são, eles mesmos, um diagnóstico cruel da pobreza moral e falência ética do PSDB. A oposição se apequenha e se desumaniza em um ódio contra adversários políticos tratados como inimigos mortais. Perde a chance de exercer a nobreza humana e a coerência com os valores que supostamente defendem. Que os partidos políticos à esquerda do PT tenham silenciado sobre as arbitrariedades da AP 470 também demonstra a reduzida compreensão entre adversários políticos e inimigos.   
E a mídia? Ah... o PT nutre um amor patológico pela mídia corporativa. É a síndrome de Estocolmo, em que o sequestrado se apaixona pelo sequestrador, como eu já disse em texto anterior aqui em Brasil 247. A mídia grande nutre um ódio mortal pelo ex-presidente Lula e pelo PT, em que pesem a enchurrada de anúncios oficiais, o pagamento de juros camaradas para o capital especulativo, a vista grossa às dívidas milionárias com a receita federal.... É um crime político a omissão dos governos Lula e Dilma sobre um assunto tão caro à esquerda brasileira: a concentração dos meios de comunicação. Talvez, aconselhados por Paulo Bernardo (o amigo da Globo), Aloysio Mercadantes (o bajulador da Folha de S. Paulo) e alguns outros, o PT acredite que seja possível um pacto com a midia corporativa.  
Talvez aí esteja a explicação, por exemplo, para a renovação de um contrato de revistas “Escola”, ás vesperas do ano-novo de 2014, com a feroz editora Abril. Talvez aí também esteja a explicação para o governo manter intocáveis os anúncios ( “critérios técnicos”?) em jornais e revistas como Folha de S. Paulo, O Estadao, Veja, Época...,mídias em declínio absoluto como mostrou as pesquisas de mercado encomendadas pelo próprio governo. A mídia quer mais e um quarto mandato petista não está em seus planos.   A Agencia PT de Notícias, concebida como uma resposta ao massacre midiático atual e´ o exemplo cabal da ausência de uma estratégia comunicacional no PT e no governo. Um site feio, anacrónico e sem sentidos, que só a militancia fiel vai acessar. Ou se o leitor preferir, o PT quer rezar missa para padre. 
Poderíamos facilmente acrescentar outros exemplos aquí, como a ausência de uma estratégia governamental de comunicação com os brasileiros sobre os recursos dos royalties do petróleo (quem sabe o que e´ isso?) para a educação. Quais são as projecoes para os próximos anos? Qual a estimativa de repasse para meu municipio? Se a Polícia Federal e´ um órgão do governo federal, por que os ministros da Justica e CGU não aparecem em cadeia nacional para explicar (e defender) as operacoes? Na ausência de paternidade no combate a corrupção, e´ a mídia quem faz esse papel reivindicando para si as acoes do governo.   
Lula tem razão em afirmar que os seus adversarios critícam o PT por suas virtudes, não por seus defeitos. Então as críticas cabem aos “amigos” do PT. O Partido se auto-devora em uma espécie de autofagia política. Por um lado, não tem coragem de enfrentar o debate sobre a concentraão  dos meios de comunicação, mas persegue as rádios comunitárias e investe milhoes em propaganda e contratos com seus maiores algozes. Por outro lado, ao contrário da Venezuela, de Chaves, e da Bolivia, de Morales, o PT acredita que pode e deve governar sem o povo. Em visita recente a Bolívia, não pude deixar de ver nas ruas a militancia do MAS (o partido de Evo Morales) pautando o debate, discutindo os projetos políticos, formando uma opinião pública alternativa ao discurso da mídia. A Misión Barrio Adentro, na Venezuela, nao leva apenas mais médicos e mais educaão para as barriadas da grande Caracas. O programa se converteu também em espaco estratégico para rediscutir o país, ler o Capital, forjar novas alternativas revolucionárias. 
Se é verdade que o “pacto social” de Lula da Silva beneficiou a gregos e troianos, ele também empobreceu o debate político, “marinando” parte da sociedade em um discurso conservador de concertação nacional. Quem é esse sujeito político, a “nova classe média”? O PT não antecipou que muitos dos milhoes de individuos beneficiados pelas políticas de crédito fácil, de acesso a universidade, entre outros, assumissem também eles (por que não?) os valores de uma classe média raivosa que nas palabras de Marilena Chauí é abominável do ponto de vista político, ético e cognitivo. Que não me interpretem mal. Programas como o Bolsa-Familia e o ProUni são a milésima parte do que a sociedade e o Estado brasileiro devem aos pobres. Deixemos para o PSDB e sua turma o discurso perverso que mede os programas sociais como gastos supérfluos e considera os beneficiários do programa como ignorantes políticos. 
Eles são, na verdade, agentes políticos que estão eles próprios mudando o Brasil, como mostra a distribuição geográfica do voto presidencial nas três últimas eleicoes. Mas a ausência de uma estratégia petista para a “nova classe média” dá uma dimensão do porquê da surpresa com boa parte das manifestacoes de junho de 2013, e pode ajudar a entender a dificuldade que se avizinha no cenário eleitoral de 2014. A surpresa também evidencia o calcanhar de aquilles do PT: indisposto a questionar os pressupostos do capital, o PT quer simplesmente incluir os pobres na sociedade de consumo, um modelo de sociedade suicida. Que pobreza de imaginação política! 
O PT deveria aprender de Fernando Henrique Cardoso. Ele deu um xeque-mate ao seu partido: ou o PSDB toma um banho de “povo” ou vai ficar para sempre na oposição. Essa é uma tarefa quase impossível, dada a vocação anti-povo, anti-negros, anti-classe trabalhadora da Social Democracia brasileira. Mas o conselho não é tão sem sentido e oxalá o PT leve a sério, pelo menos (e tão somente) desta vez, as palavras do presidente-sociólogo.  Ou o PT governa com o povo, ou será oposição. 
http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/138626/A-degrada%C3%A7%C3%A3o-moral-da-oposi%C3%A7%C3%A3o-e-a-autofagia-petista.htm

Visita à Papuda

Compare o que essa senhora escreve sobre o que diz ser privilégios de José Dirceu na Papuda, ao comparar a condição carcerária de Dirceu com os demais presos em geral do sistema penal, com o que escreve Jean Willis sobre o mesmo tema, logo abaixo dessa postagem, porém com impressões e argumentos diametralmente oposto e tire suas conclusões.



No dia 29, estive pela terceira vez vistoriando o Complexo Penitenciário da Papuda. Nas ocasiões anteriores, defendia o direito dos detentos com deficiência, que não gozam dos mesmos direitos dos demais presos e não recebem atenção às suas necessidades especificas, devido à deficiência. A foto feita do lado de fora é porque não é permitido entrar com celulares ou fazer fotos no interior do presídio.
Minha conclusão na visita de ontem é a de que as condições dos demais presos na Papuda são muito piores comparadas as de José Dirceu. Estive na entrada de sua cela, mas minha cadeira não passou na porta, porém, pude ver perfeitamente a dimensão do local, seus objetos, enfim, toda a acomodação. Assim, ele poderia ser considerado um privilegiado diante da situação, por exemplo, de detentos com deficiência, que não têm direito a medicamentos apropriados, ao trabalho e foram impedidos de prestar o ENEM.
Um deles, tetraplégico, narrou ter dormido no chão por um período, em meio a ratos, mesmo tendo escaras pelo corpo. O colchão que usa hoje foi levado por sua mãe. Ou então em relação aos detentos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luis do Maranhão, onde 60 detentos já foram assassinados desde o início de 2013, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Nesta última visita, fiz parte de uma comitiva da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, onde também participaram os deputados Nilmário Miranda, Jean Wyllys, Luiza Erundina e Arnaldo Jordy, O requerimento inicialmente proposto pelo deputado Nilmário Miranda era para realização de diligência na Papuda para verificar, exclusivamente, as supostas regalias de José Dirceu. A Comissão, no entanto, entendeu que deveria ser ampliada para verificar também a condição penal de todos os presos.
Em relação ao fato de José Dirceu ter direito a trabalhar fora do presídio, nunca me posicionei contrariamente. Este é um assunto que deve ser decido pela Justiça. Sou a favor, sim, de que todos os presos tenham os mesmos direitos, seja dentro ou fora do presídio.
Em comparação à maioria das celas, que são menores e cercadas apenas por grades e sem qualquer possibilidade de alguma privacidade, a de José Dirceu é pouco mais ampla e fechada por paredes, permitindo a ele momentos íntimos longe dos olhares dos guardas e de quem circula pelos corredores. Existem muitas celas escuras e sem iluminação na Papuda, diferentemente da que Dirceu ocupa, mais arejada e com bastante iluminação.
Outro problema grave, que os demais detentos vivem é a superlotação de celas, obrigados a dividir espaço além da capacidade da cela. Todos esses problemas devem ser fruto de atenção da Comissão, além da averiguação profunda das milhares de pessoas que ainda continuam presas, mesmo quando extinta a pena. São pessoas que não têm acesso a advogados e estão abandonados pelo sistema. Portanto, se hoje a condição de José Dirceu é tida como precária, a de tantos outros presos é comprovadamente deplorável e subumana. E seria hipocrisia de minha parte omitir este fato à sociedade.
*Mara Gabrilli é deputada federal pelo PSDB de São Paulo

http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/138644/Em-artigo-Gabrilli-insiste-em-privil%C3%A9gio-de-Dirceu.htm

O que vi (e ouvi) em minha visita à Papuda





Recentemente a imprensa noticiou a respeito da diligência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias ao presídio da Papuda, destacando, de forma equivocada, que a diligência tentava garantir melhores condições ao ex-ministro José Dirceu, ou que foram encontradas ali regalias em seu tratamento ou suas instalações.

Inúmeras notícias dão a entender que houve uma grande divergência de opiniões, em especial entre a minha avaliação e a da minha colega, Mara Gabrilli, uma grande parceira de lutas que vão muito além da questão partidária. Temos, em comum, a luta pela inclusão como um norte em nossos trabalhos. Apenas discordamos pontualmente, o que é natural. Todos visitamos, juntos, as instalações, e pudemos, ao mesmo tempo, avaliar as condições.

Fui ali a convite da própria Comissão, para averiguar se o ex-ministro José Dirceu gozava mesmo de regalias em relação aos demais presos da unidade denunciadas pela imprensa – denúncias que serviram de motivo para o STF lhe negar o direito de trabalhar fora da prisão – e inspecionar as condições gerais da unidade prisional, com ênfase na situação dos presos paraplégicos e gays e transexuais. Para cumprir esse objetivo, nós fizemos uma oitiva demorada o com o diretor da unidade (CIR), com gestores e agentes penitenciários e com o coordenador geral do sistema carcerário do DF, e, finalmente, uma visita às celas da unidade, entre elas a de Dirceu.

Houve, entre os parlamentares, divergências em relação às condições percebidas ali. Enquanto alguns apontaram que a cela tinha um tamanho maior que a dos demais presos, a situação de insalubridade das instalações é a mesma para todos eles. Nenhum dos deputados, porém, foi até ali com o objetivo de medir colchões ou testar as instalações. O objetivo, sim, foi o de verificar – e denunciar – as condições gerais daquele presídio. Conhecer, por exemplo, a realidade de presos cadeirantes, soropositivos, LGBTs, entre outros, para que a possibilidade de um cumprimento digno da pena esteja disponível a absolutamente todos, o que é uma responsabilidade e dever do Estado.

Faço, abaixo, um relatório do que vi e ouvi ali. Não é o relatório oficial desta diligência, mas é uma forma de esclarecer o que foi por mim percebido naquela visita. Outros deputados também fizeram suas considerações a respeito, assim como o faço agora.
Segundo os gestores da unidade prisional, é parte da política carcerária manter uma separação dos apenados cujos crimes tenham repercutido muito nos meios de comunicação – despertado paixões – dos demais encarcerados, assim como é parte da mesma política separar os criminosos sexuais e os policiais criminosos dos outros detentos. O objetivo é proteger a vida do apenado – já que ele está sob a tutela do Estado – e ao mesmo tempo a própria massa carcerária (esta de motins e rebeliões). É parte da política carcerária também criar um regime diferenciado de visitas para esse tipo de apenado no intuito de evitar que seus parentes sejam tomados como reféns para negociação em rebeliões.

Sendo assim, o isolamento de Dirceu da massa carcerária e o regime diferenciado de visitas não são regalias, como noticiado na imprensa, mas uma política carcerária já posta em prática muito antes de seu ingresso na unidade. Ele não tem mais visitas que os demais presos, apenas as recebe em dia e hora diferentes por uma questão de segurança.

É também parte da política carcerária permitir a visita de advogados a seus clientes na hora e no dia que eles, os advogados, solicitarem. Se Dirceu recebe mais visitas de advogados que os demais presos não é porque isso seja uma “regalia”, mas tão somente porque a maior parte da massa carcerária – em sua quase totalidade pobre, jovem e negra – é privada do acesso à Justiça e não conta com advogados. A culpa não é de Dirceu, mas de um sistema excludente e injusto que priva contingentes de direitos, com o aval de boa parte da sociedade que advoga que, “bandido bom é bandido morto”.

Sendo assim, não se pode dizer que a visita dos advogados de Dirceu seja uma regalia, quanto menos a feijoada que José Dirceu comeu em um sábado. Segundo a administração do presídio, o funcionamento, dentro da unidade, de uma cantina com alimentos, cigarros e material de higiene é também parte da política carcerária; esses alimentos podem ser comprados com o dinheiro que os familiares são autorizados a deixar a cada visita (R$ 125 reais). Aquilo, então, não era uma “regalia”, mas tão somente fruto dessa política.

Todos os presos recebem café com leite no café da amanhã. Já frutas – exceto as cítricas e com cascas -, só as recebem os presos com dietas recomendadas pelos médicos e profissionais de saúde que os atendem, como é o caso de Dirceu.
Os gestores negaram peremptoriamente que Dirceu tenha feito uso de celular. Sindicância realizada sob fiscalização do Ministério Público mostrou que a denúncia não procede. Os gestores, entretanto, admitem que, apesar da rigorosa fiscalização, celulares já foram apreendidos em celas de outros presos e que os aparelhos entram na unidade prisional “intocados” nas vaginas e ânus de familiares em dias de visita (segundo os gestores, o scanner de corpo é eficiente mas não infalível, dado os tamanhos e as levezas dos novos aparelhos celulares).

Na visita à cela de Dirceu, constamos que a mesma era uma antiga cantina que foi adaptada como cela para receber os réus do mensalão. Neste espaço em que cabem oito pessoas, foram colocadas 11. Dirceu encontrava-se sozinho porque os demais trabalham durante o dia, já que estão em regime semi-aberto. A cela continha infiltração e estava limpa. Havia uma tevê pequena. Nenhum dos diligentes testou o chuveiro da cela, portanto não há como saber se havia, ali, água quente ou não. Neste ponto, faço uma observação: apesar de todos termos visitados, juntos, as instalações, a entrada da minha colega, Mara Gabrilli, foi impossível, já que sua cadeira não passava pela porta, o que é algo realmente questionável em uma instalação que também precisa atender cadeirantes (Mas essa posição não impedia Mara de observar a Cela nem de conversar com Dirceu). Mais abaixo, falo das péssimas situações destes cadeirantes presenciadas por nós.

Visitamos também outras celas em que haviam mais aparelhos e conforto (tevê, microondas, sanduicheira e fogão) que a de José Dirceu. De acordo com os gestores, nem todas as celas dispõem desses bens porque 1) a maioria dos presos é pobre e seus familiares idem, o que lhes impede de comprar esses bens; 2) a direção da unidade não pode liberar a presença desses bens nas celas em que haja presos que possam causar dano a um colega ou à estrutura da prisão (como botar fogo em colchão ou queimar a mão de um colega na sanduicheira, por exemplo).

Vistamos, ainda, celas em que há mais presos que a capacidade máxima e constatamos que presos em cadeiras de rodas nem sempre são contemplados por uma política diferenciada que leve em conta sua vulnerabilidade e especificidades (banho de sol em horários diferentes e separação da massa carcerária para que sua cadeira de rodas não seja tomada para ser transformada em arma). Na mesma cela em que havia dois cadeirantes – acompanhados de um preso cuidador, o que é bom e recomendado – havia também dois com doenças infecto-contagiosas que não foram especificadas.
Um dos cadeirantes é um jovem rapaz mineiro, atingido por um tiro que o deixou paraplégico durante um assalto. Mesmo não tendo cometido crime contra a vida, está preso nestas condições degradantes – o que está muito distante de um cumprimento digno de uma pena e é uma situação que, em geral, não recebe atenção por parte de nenhum veículo de imprensa.

Constatamos ainda o total despreparo dos gestores e agentes carcerários para lidar com as vulnerabilidades e especificidades do contingente de gays e transexuais presos, situação que pode ser mudada com o apoio dos deputados da Frente LGBT.
Em resumo, constatamos que a unidade, em que pese ser uma das melhores do país no quesito respeito aos direitos humanos da população carcerária, ainda tem muito que avançar. A maior parte da massa carcerária está privada de condições dignas para cumprir a pena devido a um processo de exclusão e violação de direitos que antecede o ingresso na prisão.

De forma pessoal, constatei que o senhor José Dirceu não goza de qualquer das “regalias” apontadas pela imprensa e que serviram de justificativa para o STF lhe negar o direito a um trabalho fora. O que espero é que seja feita a justiça de forma honesta e consciente, e que esta independa das condições do apenado. E, acima de tudo, nós, os deputados comprometidos com o respeito aos direitos humanos, cobramos que as cadeias ofereçam um espaço digno para que os presos possam ser reinseridos à sociedade, ao contrário do senso comum de que as cadeias devam ser apenas um depósito de seres que um dia foram humanos.

http://jeanwyllys.com.br/wp/o-que-vi-e-ouvi-em-minha-visita-a-papuda