quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Wikileaks Brasil revela estranha ligação de Dantas com Veja.

Que a revista Veja abadonou o jornalismo objetivo é sabido até do mundo mineral, como diria Mino Carta. O que surprende é a revelação de documentos secretos do Wikileaks Brasil, divulgados pelos "blogueiros sujos", nos quais estão demonstradas as relações promíscuas deste panfleto com alguns personagens que trafegam no submundo do crime, utilizando dos mais rasteiros expedientes para achacar autoridades do judiciário afim de obterem decisões favoráveis aos interesses que defendem.

Relatórios sigilosos da operação Satiagraha, expostos pelo Wikileaks Brasil, dão a dimensão exata de como o crime organizado adentrou na redação de uma das mais importantes revista semanal do país, escancarando o modus operandi usado pelo banqueiro Daniel Dantas para atingir seus objetivos solertes. Em um desses documentos é dito que setores da imprensa estariam comprometidos, serviram de instrumento de uma guerra psicológica travada em defesa das teses defendidas por Daniel Dantas no judiciário.

Jornalistas a soldo de Dantas, recebiam direta e inderatamente recursos do banqueiro e sentiam-se completamente à vontade para usar o poder da pena que a condição profissional que detinham lhes conferia, "em prejuizo de terceiros, com intenções de chantagem, inclusive, plantando em meios de mídia informações falsas".

O mais grave é que há fortes índicios de que algumas das matérias publicadas por Veja, sequer eram escritas por jornalistas da revista, associados ao grupo Oppotunity. Vinham prontas, acabadas e sem nenhum filtro  eram publicadas. No auge da campanha do mensalão, com o engajamento explícito de Veja, a voz da moralidade de então que visava a deposição do presidente Lula, Veja recebia um mimo do grupo de Dantas em forma de doze páginas de publicidade autorizadas por Humberto Braz, um dos braços direito do banqueiro, preso com Dantas na operação Satiagraha, obviamente em nome de uma troca espúria de interesses comerciais que formava o espectro da parceria Dantas x Veja. Enquanto a revista denunciava o mensalão a plenos pulmões, recebia dinheiro de uma das fontes desse mesmo mensalão. Talvez para encobrir seu envolvimento com o banqueiro dono do Opportunity e despistar a opinião pública.

Numa intercepção telemática, troca de e-mails entre membros ligados aos interesses de Dantas, percebe-se um obscuro acordo para dá inicio a uma campanha difamatória que tinha uma personagem influênte no judiciário como alvo, com o nítido propósito de intimidar e obter privilégio judiciais em favor do grupo de Dantas. "Demonstrando o poder do grupo de comprar e manipular alguns meios de comunicação de acordo com seus interesses. Mais uma vez um outro caso, dentre tantos que se apresenta de manipular a mídia em proveito próprio e assassinato de reputações".

(http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/02/09/wikileaks-brasil-dantas-manipula-veja-e-ameaca-judiciario/)