sexta-feira, 6 de julho de 2012

Jefferson: “É hora de virar a página do mensalão”



Jefferson: “É hora de virar a página do mensalão”Foto: Fernando Donasci/Folhapress

PIVÔ DO MAIOR ESCÂNDALO POLÍTICO RECENTE, O PRESIDENTE DO PTB, ROBERTO JEFFERSON, FALOU SOBRE O JULGAMENTO QUE TERÁ INÍCIO EM AGOSTO; SEGUNDO O EX-DEPUTADO, MINISTROS DO STF DEVERÃO AGIR DE FORMA TÉCNICA, SEM SE DEIXAR CONTAMINAR PELA PRESSÃO POLÍTICA; MESMO SEM MANDATO, ELE AINDA SE MANTÉM INFLUENTE

06 de Julho de 2012 às 20:13
247 – Às vésperas do julgamento do mensalão, que se inicia no dia 2 de agosto, o pivô de toda a confusão decidiu falar. Em São Paulo, Roberto Jefferson declarou: “Está na hora de se julgar o caso e de se virar essa página da nossa história”. Segundo ele, os ministros do Supremo Tribunal Federal deverão agir de forma técnica, sem se deixar contaminar pela pressão política.
Em 2005, quando o PTB era aliado do governo Lula e ocupava várias diretorias dos Correios, um apadrinhado de Jefferson foi filmado recebendo, dentro da estatal, uma propina de R$ 3 mil – uma “peteca”, segundo o ex-deputado. O filme foi produzido pelo araponga Jairo Martins, que trabalhava para o hoje notório Carlos Cachoeira.
A partir desta notícia, publicada na revista Veja, uma avalanche de denúncias foi desencadeada. Jefferson concedeu, em maio de 2005, duas entrevistas à jornalista Renata Lo Prete, então editora do Painel da Folha de S. Paulo. Na primeira, denunciou a existência do mensalão – um esquema de pagamento mensal a parlamentares. Na segunda, afirmou que o mensalão era operado pelo publicitário Marcos Valério de Souza, das agências DNA e SMPB. Depois disso, a revista Istoé Dinheiro publicou uma entrevista com Fernando Karina Sommaggio, ex-secretária de Valério, em que ela denunciou os bancos Rural e BMG.
Depois disso, veio a CPI dos Correios e um strike foi produzido no governo Lula, começando pela queda do ministro José Dirceu – substituído, justamente, pela atual presidente, Dilma Rousseff.  A primeira denúncia foi produzida pelo ex-procurador-geral Antonio Fernando de Souza e a segunda pelo atual, Roberto Gurgel. No STF, o caso foi relatado por Joaquim Barbosa e revisado por Ricardo Lewandowski.
Recentemente, Jefferson declarou que o mensalão, como esquema de mesada parlamentar, nunca existiu. Disse que a expressão foi apenas uma figura retórica. Assim, sua versão se aproximou da mesma que é sustentada pelo PT: a de que o esquema, na verdade, era apenas um mecanismo de caixa dois eleitoral – os chamados “recursos não contabilizados”.
Jefferson produziu um tsunami na política brasileira, perdeu o mandato parlamentar, mas preservou sua influência. Como presidente nacional do PTB, ele se mantém como “padrinho” de áreas controladas pelo partido, como a Casa da Moeda e a Superintendência de Seguros Privados, a Susep. Duas áreas subordinadas ao Ministério da Fazenda.
Curiosamente, Jefferson estava, em São Paulo, no mesmo hotel onde o ministro Guido Mantega manteve encontros com empresários, nesta sexta-feira.

Ex-secretário de Pernambuco diz que “chegou ao limite”



Ex-secretário de Pernambuco diz que “chegou ao limite”Foto: Társio Alves/Divulgação

MAURÍCIO RANDS AFIRMA QUE EPISÓDIO DA “IMPOSIÇÃO” DE HUMBERTO COSTA COMO CANDIDATO DO PT AO RECIFE FOI A “GOTA D’ÁGUA” PARA A DECISÃO DE SE RETIRAR DA POLÍTICA

06 de Julho de 2012 às 16:48
Raphael Coutinho _PE247 - Durante entrevista à Rádio Jornal nesta sexta-feira (6), Maurício Rands utilizou o espaço para reforçar as justificativas que o levaram a abandonar da carreira política, com a saída do PT e a entrega do mandato de deputado federal. Mais uma vez, o advogado lembrou que o episódio da “imposição” da candidatura do senador Humberto Costa, pela Direção Nacional do PT, à Prefeitura do Recife serviu para refletir sobre os rumos que deveria tomar. Para ele, a decisão de indicar Humberto já estava planejada há tempos. “Vou continuar sempre sendo a pessoa que acha que a política é um instrumento de transformação, de emancipação, mas, para mim, chegou ao limite“.
“Esse episódio da escolha da candidatura do PT para mim foi a gota d’água. A decisão tomada lá em São Paulo, por burocratas do meu partido, de modo autoritário, sem conversar com a militância e procurar saber qual é o sentimento do Recife e da base partidária, eles já tinham tomado antes do resultado das prévias. Cheguei a essa conclusão depois que parei para reflexão, não foi algo que ficou claro logo após a imposição deles. (...) Impuseram, de São Paulo, uma candidatura. Seja o mérito que tem, o Recife não é cidade para receber posição de burocrata autoritariamente de São Paulo. Recife tem a história da Guerra dos Mascates, das revoluções de 1817, de 1824, da Frente do Recife, da bancada que o PCB elegeu em plena Guerra Fria”, lembrou
Rands também fez um retrospecto de sua atuação política, principalmente nos dez anos que ocupou o mandato de deputado federal. “Nesses dez anos de mandato, as pessoas que votaram em mim puderam testemunhar. Exerci o mandato com dignidade. Não fiz qualquer gesto que deslustrasse o mandato e a política, as condescendências. Não me acovardei nos momentos difíceis, como aqueles que os conservadores, de modo até golpista, queriam derrubar o presidente Lula, queriam interromper um projeto de inclusão social, que estava mudando a vida das pessoas. Foi um mandato respeitado e também agradeço a contribuição dada pelas pessoas que integram a equipe e nos fortaleceram”, avaliou
Por fim, revelou que voltará a advocacia, onde teve muito sucesso antes de ser eleito deputado. “Ganhei muito dinheiro na advocacia antes de entrar no mandato de deputado federal e gastei uma parte muito grande daquele patrimônio que havia adquirido. Patrimônio todo regularizado, com os impostos pagos. Gastei muito desse patrimônio, diminuiu muito. Na última eleição, investi em alguns imóveis para que a tentativa no pleito não levasse o que sobrou, mas saio hoje com o patrimônio consideravelmente menor do aquele que tinha na advocacia. Basta ver que abandonei o escritório de advocacia. Não sou mais sócio do escritório e os meus ex-sócios tem patrimônios oito, dez vezes maiores que o meu. Mas não me arrependo”, finalizou.

PF prende 3 agentes e um delegado por lavagem de dinheiro



Fausto Macedo, de O Estado de S.Paulo - alterado às 12h50
A Polícia Federal desencadeou nesta sexta-feira, 6, em Guaíra (PR) e imediações a Operação Erupção para desarticular organização criminosa integrada por policiais federais e empresários suspeitos de facilitar o contrabando e descaminho de mercadorias em área de fronteira.

Três agentes e um delegado da PF estão presos sob suspeita de receberem vantagens financeiras de contrabandistas para deixar de combater as ações ilícitas por eles praticadas. Os federais serão enquadrados também por crime de lavagem de dinheiro.
Operação Erupção cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e 16 ordens de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Curitiba, nos municípios de Guaíra, Londrina e Francisco Alves, todos no Estado do Paraná.
“A gente não fica feliz, mas tem que ser feito”, disse o delegado José Alberto Iegas, superintendente regional da PF no Paraná. “Faz parte do jogo.”
Iegas explicou que as investigações tiveram início há um ano, quando surgiram denúncia de enriquecimento ilícito de agentes federais. Com os recursos recebidos de grupos criminosos, os federais ampliaram ostensivamente seu patrimônio pessoal.
Os federais capturados têm muito tempo de serviço – um deles já tem tempo de aposentadoria.
A PF revela que a lavagem de dinheiro ocorria de diversas maneiras – parte dos investigados aplicava os recursos no mercado imobiliário com a compra de imóveis na região de Guaíra e na construção de empreendimentos. Outra parte investia em franquias no Paraguai. O outro núcleo é suspeito de desvio de mercadorias que deveriam ser apreendidas em ações da PF.
A PF constatou que os integrantes da organização teriam movimentado cerca de R$ 3 milhões por meio da aquisição de imóveis em nome de terceiros, contas laranja, além da montagem de negócios no Paraguai para dificultar a identificação da origem ilícita da verba.
A PF obteve autorização para o bloqueio de bens e valores de pessoas físicas e jurídicas ligadas ao grupo criminoso.
Os servidores públicos envolvidos responderão a processo administrativo, com afastamento preliminar das funções, podendo acarretar em pena de demissão.
Os crimes investigados são: lavagem de dinheiro, corrupção, prevaricação, peculato, contrabando e descaminho, concussão e abuso de autoridade.
Os presos permanecerão custodiados na Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná.

Site da campanha de Haddad terá vídeos de Lula



Site da campanha de Haddad terá vídeos de LulaFoto: Reprodução

NA ESTREIA, PÁGINA DO CANDIDATO DO PT EM SÃO PAULO TRAZ SAUDAÇÃO DO EX-PRESIDENTE À MILITÂNCIA DO PARTIDO; A PARTIR DE HOJE, ESTÁ LIBERADA A PROPAGANDA ELEITORAL NA WEB E COMÍCIOS DE RUA; TV E RÁDIO, PORÉM, SÓ EM 21 DE AGOSTO

06 de Julho de 2012 às 09:16
247 – A propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de outubro está permitida a partir desta sexta-feira 6. E a estratégia do PT, de atrelar cada vez mais a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao candidato à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, começou com força na web. O partido lançou hoje o site Pense Novo TV, que trará vídeos diários do ex-ministro e do padrinho político, que na estreia faz uma saudação à militância do partido. Os vídeos de Lula estarão num canal específico, o "Lula.TV". "Nos próximos dias estarei com vocês, para discutir todo e qualquer assunto. Aliás, vocês decidem", diz a mensagem do ex-presidente.
O candidato do PSDB na capital, José Serra, também deve usar a estratégia dos vídeos, mas em seu site oficial, e não em um criado exclusivamente para a campanha. As gravações serão publicadas nos próximos dias pelo tucano. Hoje, Serra faria uma longa caminhada pelo centro da cidade, mas trocou o compromisso por uma reunião interna no edifício Joelma, onde irá anunciar os integrantes de seu QG.
Os comícios poderão ser feitos das 8h à meia-noite. Os partidos políticos e as coligações podem usar, nesse horário, alto-falantes e amplificadores de som nas sedes ou em veículos. As liberações incluem a propaganda eleitoral na internet, porém está proibida a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga. Na web, podem ser usados, além dos sites dos candidatos, blogs e redes sociais.
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão, no entanto, só começa dia 21 de agosto e vai até o dia 4 de outubro, três dias antes do primeiro turno de votações. Nas localidades em que houver segundo turno, o dia será 28 de outubro. A partir deste sábado 7, estará proibida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. A partir dessa data também é proibido que candidatos compareçam a inaugurações de obras públicas.
Dia 18 de julho termina o prazo para que candidatos, partidos políticos, coligações e o Ministério Público Eleitoral impugnem candidaturas, conforme determina a Lei Complementar nº 64/1.990. Os eleitores fora do domicílio eleitoral têm até o dia 8 de agosto para requerer a segunda via do título de eleitor.
Com informações da Agência Brasil

Ex-cunhado de Cachoeira é preso em Anápolis



Ex-cunhado de Cachoeira é preso em AnápolisFoto: Edição/247

ADRIANO APRÍGIO É ACUSADO DE AMEAÇAR A PROCURADORA LÉA BATISTA, UMA DAS RESPONSÁVEIS PELA PRISÃO DO CONTRAVENTOR; APONTADO COMO PRINCIPAL LARANJA DE CACHOEIRA, APRÍGIO É UM NOVO HOMEM-BOMBA; COM ELE, ESTÃO OS VÍDEOS QUE O BICHEIRO FILMOU AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS

06 de Julho de 2012 às 10:11
247 - A Polícia Federal prendeu na manhã de hoje Adriano Aprígio de Souza, ex-cunhado do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Ele é suspeito de enviar por e-mail ameaças para a procuradora da República Léa Batista de Oliveira. Segundo a investigação da PF, três mensagens sairam de sua casa, em Anápolis (GO). Irmão de Andreia Aprígio, que administra o laboratório de medicamentos Vitapan (o braço legal dos negócios do contraventor), Adriano é apontado na Operação Monte Carlo como o principal laranja de Cachoeira. Num dos grampos da operação, o bicheiro diz que está preocupado porque a Adriano está se separando da mulher e "os trem tá tudo no nome dele".
Peritos da PF de Goiânia descobriram que três e-mails com ameaças à procuradora foram enviados da casa de Aprígio. Em um dos e-mails, o cunhado de Cachoeira diz que a procuradora tinha "destruído a vida dele". Adriano era um dos principais auxiliares do contraventor. De acordo com a polícia, na casa dele, em Goiânia, foram apreendidas importantes provas contra a organização do bicheiro.
Léa recebeu no dia 13 de junho e-mail assinado por alguém que se denominou "Injustiçado". A mensagem dizia que a procuradora estava sendo muito dura no caso e que parentes de Cachoeira continuavam ganhando dinheiro com a exploração ilegal de jogos. No dia 23 de junho, a procuradora recebeu um outro e-mail de tom mais ameaçador com o título: "Cuidado". O remetente, que assina como Silvio Caetano Rosa, resume a ameaça em apenas uma frase: "Sua vadia ainda vamos te pegar, cuidado, você e sua família correm perigo".
Adriano Aprígio é o novo homem-bomba. Com ele, estão os vídeos gravados pelo bicheiro nos últimos anos, como o exibido no domingo passado pelo Fantástico, da TV Globo, em que ele aparece negociando com o prefeito de Palmar (TO), Raul Filho. Ciente de que há gravações guardadas, visto o antigo hábito do bicheiro de registrar as conversas que tinha com políticos e empresários, o Congresso aguarda apreensivo por novas imagens, que podem envolver parlamentares até agora fora do caso.
Com informações de O Globo