quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A internet grita contra a censura “antipirataria”



A internet grita contra a censura “antipirataria”Foto: Divulgação

WIKIPEDIA, WORDPRESS, WIRED E VÁRIOS OUTROS PLAYERS DA WEB 2.0 FAZEM MANIFESTAÇÕES CONTESTANDO A LEGISLAÇÃO RIGOROSA CONTRA “PIRATARIA” ONLINE, EM DISCUSSÃO NO CONGRESSO DOS EUA; SOPA E PIPA VÃO DIAMETRALMENTE CONTRA A INTERNET LIVRE E ABERTA; O 247 É CONTRA ESSAS NORMAS; CREATIVE COMMONS É FORMA DE LICENCIAMENTO IDEAL PARA BENS CULTURAIS NAS REDES

18 de Janeiro de 2012 às 21:15
Diego Iraheta _247 - A internet deu um brado de liberdade nesta quarta-feira, 18, contra a violenta regulamentação que se discute no Congresso dos Estados Unidos. Milhões de internautas e diversas empresas de peso da Web 2.0 se uniram, em uníssono, contra a SOPA e a PIPA, respectivamente Stop Online Piracy Act (Pare com a Pirataria Online) e Protect IP Act (Proteja Propriedade Intelectual). Se aprovadas, as regras que podem minar a blogosfera e a cauda longa da internet – os inúmeros sites independentes – terão impacto mundial.
Na prática, as leis SOPA e PIPA baixam véu sobre uma série de sites, cujo conteúdo não poderá ser reproduzido. A estrutura hiperlinkada da net desaba – com a proibição de se publicarem links para os sítios de onde as mensagens foram extraídas. Softwares e aplicativos, hoje abertos a experimentações e mash-ups, não poderão mais ser apropriados por geeks ou experimenters. Ou seja, o 2.0/3.0 corre o risco de um sério retrocesso, contrário à tendência da internet livre, aberta e democrática.
Por isso, sites cuja base é a inteligência coletiva – tais como o Wikipedia – ajudaram a promover o STOP SOPA. As normas retrógradas vão fazer “os donos de site policiar todo material gerado por usuários, além de exigir um bloqueio desnecessário de sites inteiros”, afirma manifesto do Wikipedia, que não funcionou por 24 horas nesta quarta. “Sites estrangeiros entrarão numa lista negra, o que significa que não vão aparecer nos principais mecanismos de buscas”, informa.
Os legisladores nos EUA alegam que a SOPA e a PIPA visam ao combate à pirataria. No entanto, é claro o lobby das empresas 1.0 que perderam significativas fatias do mercado devido à circulação livre e gratuita de bens culturais. Gravadoras de CDs e produtoras do mainstream, como Hollywood, seriam alguns dos principais players nos bastidores políticos.
“Existe uma briga entre a cultura conservadora, que tenta fechar a internet, e a cultura liberal, que tenta abrir”, analisa ao 247 a professora de Ciência da Informação Maria José Vicentini, expert em Informação e Tecnologia da Unesp. Na avaliação da pesquisadora, já existem instrumentos legais que, por um lado, contêm a pirataria online e, por outro, encaixam-se perfeitamente no horizonte 2.0 da internet.
O principal mecanismo é o Creative Commons (CC), forma de licenciamento de bens culturais, fundada pelo pesquisador norte-americano Lawrence Lessig. A obra ou conteúdo são disponibilizados na web, e o autor controla o tipo de uso do material: se todos os direitos são reservados, se pode haver reprodução com o devido crédito, se pode haver alteração e mash-up etc. “O selo CC não é sinônimo de liberação total”, pondera a professora.
Além do Wikipedia, a maior publicação especializada em tech – a Wired – “censurou” o próprio site para exemplificar o efeito das ações “antipirataria”. Outros grandes portais que seguiram a ofensiva contra o duo STOP/PIPA foram o WordPress, que hospeda milhares de blogs populares, e o Reddit, gerador de inesquecíveis memes.
247 defende uma internet livre e aberta – com informação gratuita. Somos contrários à cobrança de um dos bens que todos podemos gerar – jornalistas, leitores, jornalistas cidadãos. Por isso, nossos apps para tablets e smartphones são gratuitos. Também aprovamos formas colaborativas de produzir conteúdo e um selo como o Creative Commons, que estimula o compartilhamento de bens culturais – e não o cerceamento deles.

Governo anuncia Raupp na Ciência e Tecnologia e Mercadante na Educação


NATUZA NERY
DE BRASÍLIA

O governo anunciou o nome de Marco Antônio Raupp como novo ministro da Ciência e Tecnologia, conforme adiantou aFolha. Ele assume a vaga de Aloizio Mercadante, que vai para o Ministério da Educação.

A troca de ministérios foi motivada pela saída do atual ministro da Educação, Fernando Haddad, que deixa o governo para disputar a Prefeitura de São Paulo. Sua despedida acontece na próxima segunda-feira (23).

Presidente da Agência Espacial Brasileira, Raupp tem perfil técnico e foi indicado pelo próprio Mercadante para o cargo.

A posse e a transmissão de cargo dos novos ministros serão realizadas no próximo dia 24 de janeiro.

Na mesma nota em que anunciou a mudança, a presidente Dilma Rousseff agradeceu o "empenho e a dedicação" de Haddad à frente do Ministério da Educação.

"A presidenta da República, Dilma Rousseff, agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros. Da mesma forma, ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas missões", diz a nota da Presidência.
Lalo de Almeida - 27.out.2011/Folhapress
Marco Antônio Raupp, presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), vai assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia
Marco Antônio Raupp, presidente da Agência Espacial Brasileira, vai assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia

PERFIL

Marco Antônio Raupp, 73, é físico formado pela UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e PhD em Matemática pela Universidade de Chicago, além de livre-docente pela USP (Universidade de São Paulo).

De perfil técnico, é presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira) desde março de 2011.
Nascido na cidade de Cachoeira do Sul, a 196 km de Porto Alegre (RS), a carreira acadêmica de Raupp tem passagem pela UnB (Universidade de Brasília), como professor-adjunto e pesquisador titular do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

Recebeu o título de Comendador pela Ordem do Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores) e pela Ordem Nacional do Mérito Cientifico (Ministério da Ciência e Tecnologia).
Foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional e diretor do Parque Tecnológico, em São José dos Campos.

É membro titular da IAA (Academia Internacional de Astronáutica, na sigla em inglês).

HADDAD

O governo já enviou convites para a cerimônia que marcará a despedida do ministro da Educação, Fernando Haddad, da Esplanada. Será às 14h30 de segunda-feira, dia 23.

Como antecipou a Folha, o governo prepara uma despedida em grande estilo para Haddad, com a comemoração da milionésima bolsa do ProUni, no Palácio do Planalto.

A sucessão de Haddad por Mercadante está prevista para o dia seguinte, dando a largada para a reforma ministerial.

Para pré-candidatos, Kassab não atende os mais pobres



Para pré-candidatos, Kassab não atende os mais pobresFoto: ALEXANDRE MOREIRA/Agência Estado

"É EVIDENTE QUE SÃO PAULO ESTÁ SENDO REPROVADA POR SEUS HABITANTES", COMENTOU O PRESIDENTE MUNICIPAL DO PSOL, MAURÍCIO COSTA; PARA NETINHO DE PAULA, DO PCDOB, "A CIDADE FOI COMPLETAMENTE ESQUECIDA, ABANDONADA"

Por Agência Estado
18 de Janeiro de 2012 às 18:57Agência Estado
Os pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo tiveram hoje a primeira oportunidade do ano para demonstrar o que pensam sobre a cidade e criticar a gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD), que não enviou nenhum representante para defender seu governo. Embasados na pesquisa Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo - em que 56% dos 1.512 entrevistados disseram que gostariam de mudar de cidade, 30% consideraram que a administração é ruim/péssima e a nota média dada à honestidade dos governantes foi 2,9 -, os pré-candidatos e representantes dos partidos concluíram que as necessidades da população, principalmente dos mais pobres, não vêm sendo atendidas nos últimos anos.
"É evidente que São Paulo está sendo reprovada por seus habitantes", comentou o presidente do diretório municipal do PSOL, Maurício Costa. Para o dirigente do partido, que ainda não definiu seu candidato, a capital paulista tem uma estrutura "que preserva um modelo desigual e complicado para a maioria da população". "Essa gestão está desacreditada porque tem um projeto contrário aos interesses da maioria", criticou.
Até o pré-candidato do PCdoB, vereador Netinho de Paula, não poupou a gestão Kassab, da qual seu partido faz parte. "Quem dirigiu a cidade não olhou para o povo pobre. A cidade foi completamente esquecida, abandonada", afirmou. Questionado sobre sua "mudança de hábito", Netinho alegou que a participação do PCdoB na atual administração se restringe à organização da Copa de 2014 e que o partido tem autonomia para criticar o governo municipal. Luiz Carlos Bosio, membro da executiva municipal do PV, que também faz parte do governo Kassab, concordou com Netinho."Pouco avançamos na condição de vida do cidadão", resumiu o dirigente do PV, sigla que também não definiu seu candidato à disputa municipal.
Já o pré-candidato do PMDB, o deputado federal Gabriel Chalita, disse que se sentia envergonhado com o resultado da pesquisa. "Meu sentimento é de vergonha de ver a situação que está a cidade de São Paulo. É vergonhoso ver que a população não confia nos políticos", afirmou. "Há alguma coisa errada na administração desta cidade. Nós estamos abandonando as pessoas que mais precisam", avaliou.
O levantamento feito entre os dias 25 de novembro e 12 de dezembro de 2011 apontou também que a qualidade de vida na cidade recebeu uma nota geral de 4,9 ante 5,0 em 2010. Já a sensação de insegurança dos paulistanos cresceu de 2010 para 2011: subiu de 24% para 35% o porcentual de pessoas que afirmaram não se sentir "nada segura" na cidade. Só 1% dos entrevistados disseram se sentir totalmente seguros em São Paulo.
Estagnada
A pré-candidata do PPS, Soninha Francine, questionou os números da percepção dos paulistanos e sua relação com os fatos reais. "O poder público tem que analisar onde (os números) são condizentes e onde não são", ponderou. Soninha argumentou que muitas vezes a população desconhece que um serviço existe quando na realidade ele está disponível e, por isso, acaba avaliando mal a gestão. A pré-candidata defendeu uma atenção maior da prefeitura "às coisas mínimas" da cidade, como o barulho, o abandono de entulho em locais impróprios e os conflitos de vizinhança. "Isso aparece muito nas subprefeituras e é um conflito sério", comentou.
Sobre a atuação das subprefeituras, 31% dos paulistanos avaliaram as ações regionais como "ruim/péssima", ante 23% da pesquisa anterior. "A cidade não pode ser administrada centralmente como tem sido feito", analisou o presidente do diretório municipal do PT, vereador Antonio Donato, que participou do evento representando o pré-candidato Fernando Haddad. Para o dirigente petista, a cidade é "muito dura com os mais pobres". Num dos poucos momentos de críticas ao trabalho de Kassab, Donato disse que São Paulo não vem acompanhando o ritmo de crescimento do Brasil nos últimos anos. "Não estamos avançando num momento em que o Brasil está avançando. Isso é preocupante."
O PSDB, que ainda discute quem será seu candidato para a sucessão municipal, não enviou nenhum representante para comentar o resultado da pesquisa. O PDT do deputado federal e pré-candidato Paulo Pereira da Silva, o PTB do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) e também pré-candidato Luiz Flávio Borges D'Urso, e o PRB do pré-candidato Celso Russomanno não participaram do encontro.

Empresa repudia consultor que quis subornar repórter



Empresa repudia consultor que quis subornar repórterFoto: Divulgação

O NTC (NÚCLEO DE TECNOLOGIA E CONHECIMENTO) AFIRMA QUE NÃO TEM QUALQUER RELAÇÃO COM GERALDO TAVARES JÚNIOR; ELE OFERECEU PROPINA AO JORNALISTA DA BAND RICARDO CASSIANO, ALEGANDO REPRESENTAR A EMPRESA; NTC FARÁ TUDO PARA MANTER O CONTRATO DE R$ 68 MILHÕES COM O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA; POLÍCIA CIVIL DE BRASÍLIA FOI ACIONADA

18 de Janeiro de 2012 às 18:08
Diego Iraheta _247 – A empresa que venceu licitação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para instalar um datacenter corre contra o tempo para manter o contrato de R$ 68,6 milhões. O NTC (Núcleo de Tecnologia e Conhecimento em Informática), cujo nome foi envolvido por um suposto representante em uma tentativa de suborno, enviou uma nota de esclarecimento à BandNews FM e ao 247. Informou que suspendeu contrato com o escritório de AFB Advocacia, cujo ex-consultor Geraldo Tavares Júnior ofereceu propina para o repórter Ricardo Cassiano, da rádio BandNews, em troca de “assessoria de imprensa”.
Em um encontro no centro de Brasília, Geraldo apresentou-se como representante da AFB e do NTC, interessado em comprar elogios de Cláudio Humberto – jornalista da Band Brasília – para a empresa vitoriosa na licitação do datacenter do CNJ. Humberto vinha denunciando em seu blog e na rádio possíveis irregularidades no pregão. “Vale registrar que Geraldo não é advogado e nunca representou a NTC”, esclarece a nota da empresa.
Ao 247, Ricardo Cassiano disse que Geraldo Tavares Júnior garantiu a ele pelo menos R$ 10 mil reais pela “assessoria de imprensa”. O NTC informa que vai pedir indenização na Justiça por perdas e danos relativos à exposição indevida do nome da empresa – praticada pelo consultor. A firma também vai formalizar pedido de investigação à Polícia Civil de Brasília. E subiu o tom também com o escritório AFB, entrando com uma representação na OAB do Distrito Federal.
“Todas essas medidas e outras tomadas anteriormente estão sendo relatadas formalmente ao CNJ... para que não fiquem dúvidas sobre a isenção da NTC em relação ao caso”, afirma a nota. Um claro indicativo de que a empresa fará tudo para salvar o contrato milionário com o CNJ. Para entender o caso desde o início, leia entrevista com o repórter Ricardo Cassiano da BandNews FM Brasília.
Leia nota completa do NTC:
 "A NTC comunica a suspensão do seu contrato de prestação de serviços jurídicos com o escritório de advocacia AFB.
Ao mesmo tempo, notificou ontem esse escritório para que, no prazo de três dias, apresente relatório detalhado do lamentável episódio em que um consultor da AFB tentou envolver o nome da NTC em contato não autorizado com a redação da BandNews em Brasília.
Baseada em nova orientação jurídica, a NTC adotou ainda ontem providências em relação a Geraldo Tavares Júnior, que foi desautorizado e afastado da atividade de consultoria na AFB, tendo esse escritório de advocacia declarado não saber previamente da sua ação irregular junto à BandNews. Vale registrar que Geraldo não é advogado e nunca representou a NTC.
A NTC, não tendo qualquer responsabilidade em relação a esse episódio, ao qual repudia, comunica que, sob nova orientação jurídica, formalizará ao longo do dia de hoje, nos fóruns competentes, providências da seguinte ordem:
- Ação de indenização, a ser dada entrada na Justiça, por perdas e danos decorrentes do episódio e pela exposição indevida do nome da empresa;
- Comunicação formal do episódio às autoridades policiais, para a necessária investigação de responsabilidade;
- E representação na OAB-DF, tendo em vista o envolvimento de um escritório de advocacia no caso. Todas essas medidas e outras tomadas anteriormente estão sendo relatadas formalmente ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e repassadas paralelamente à BandNews, para que não fiquem dúvidas sobre a isenção da NTC em relação ao caso.
Como sempre, a NTC mantém-se à disposição para outros esclarecimentos, através da sua Assessoria de Imprensa, sob responsabilidade do jornalista Renato Riella. A empresa agradece à BandNews o acolhimento das explicações.
Brasília, 18 de janeiro de 2012
A DIREÇÃO DA NTC"

Oficial: Mercadante é o novo ministro da Educação



Oficial: Mercadante é o novo ministro da EducaçãoFoto: Agencia Brasil

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA ANUNCIA ALOIZIO MERCADANTE PARA O LUGAR DE FERNANDO HADDAD, QUE DEIXA MINISTÉRIO PARA DISPUTAR ELEIÇÃO EM SÃO PAULO; NOVO TITULAR DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERÁ O ATUAL PRESIDENTE DA AEB, MARCO ANTÔNIO RAUPP (CENTRO); MARTA, QUE FOI COTADA PARA A EDUCAÇÃO, FICOU SEM PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO MAIS UMA VEZ

Por Agência Estado
18 de Janeiro de 2012 às 18:28Agência Estado
247 com Agência Estado - O ministro da Educação, Fernando Haddad, deixará o governo na próxima terça-feira (24), informou hoje a Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto. Haddad será substituído pelo atual ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. De acordo com a secretaria, o atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp, assume a pasta de Ciência e Tecnologia no lugar de Mercadante. Com a confirmação, a senadora Marta Suplicy (PT-SP), que chegou a ser cotada para assumir a Educação e deixou a corrida à prefeitura de São Paulo em favor de Haddad, ficou sem seu prêmio de consolação. Pelo menos por enquanto.
Em nota, a presidente Dilma "agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros". "Da mesma forma, (a presidenta) ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas missões".
Na próxima terça-feira (24), serão realizadas a posse e a transmissão de cargo dos novos ministros. Um dia antes, o Palácio do Planalto prepara um grande evento de bolsas do ProUni - Programa Universidade Para Todos para marcar a saída de Haddad do governo. No mesmo dia, está prevista uma reunião ministerial, à qual devem comparecer Haddad, Mercadante e Raupp.
Leia nota da Presidência da República sobre o assunto na íntegra:
O ministro Fernando Haddad está deixando o Ministério da Educação depois de prestar relevantes serviços ao país. Ele será substituído no cargo pelo atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante.
O novo titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação será o atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp.
A presidenta da República, Dilma Rousseff, agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros.
Da mesma forma, ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas missões.
A posse e a transmissão de cargo dos novos ministros serão realizadas no próximo dia 24 de janeiro.
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Desesperem-se por Pinheirinho


A comunidade do Pinheirinho fica na Zona Sul de São José dos Campos (SP). O terreno em que se situa pertence ao empresário Naji Robert Najas, envolvido em crimes financeiros. A área foi ocupada em 2004 e hoje abriga milhares de pessoas.
Criou-se ali um bairro como qualquer outro, com comércio e residências, ruas largas e organizadas, ainda que sem asfalto. As edificações são de alvenaria, a maioria sem acabamento. Nos amplos quintais, abunda material de construção – de sonhos.
Não consegui conter as lágrimas ao assistir ao desespero das centenas de famílias no vídeo que reproduzo abaixo. Prossigo em seguida.
Pinheirinho é um bairro onde quase só há núcleos familiares como o meu e o seu. Aquelas pessoas estão prestes a ver o pouco que conseguiram na vida se transformar em escombros porque a Justiça, mais uma vez, decidiu colocar famílias ao relento para proteger a “propriedade privada” em nome da qual este país erigiu uma das dez maiores desigualdades do planeta.
Por isso passei a madrugada da última terça-feira junto a milhares de tuiteiros e facebookers emitindo mensagens desesperadas naquelas redes sociais pedindo às autoridades que suspendessem a ordem judicial de reintegração de posse que seria cumprida pela PM no alvorecer.
Antes, durante o dia anterior, a mesma PM despejara de um helicóptero sobre o Pinheirinho algumas toneladas de panfletos como o que você pode conferir abaixo.
O “cidadão de bem” ao qual a mensagem se dirige é aquele que aceita pôr a própria família no relento sem reclamar ou resistir. Antes de prosseguir na leitura, pergunte-se o que você faria diante da ameaça de sua família ficar sem ter onde morar.
Na madrugada de segunda para terça-feira, amigos do Twitter e do Facebook não entenderam por que comecei a postar mensagens desesperadas copiando nelas até o governador Geraldo Alckmin e o ex-governador José Serra, pedindo suspensão da operação da PM.
Naquele momento, não podia dizer do que se tratava. Uma pessoa que tem um parente no Pinheirinho me contatou pelo Facebook, em mensagem privada, pedindo ajuda e relatando um fato que me deixaria desesperado e que, infelizmente, o site da revista Veja expôs ontem.
Meu contato com o Pinheirinho pedira sigilo para a informação que me passou apenas para que eu pudesse dimensionar a gravidade da situação. Pedia que ajudasse a repercutir que a população ameaçada estava disposta a resistir, e que pedisse publicamente a suspensão da reintegração de posse.
O alarmismo contido na campanha pelas redes sociais na madrugada de terça-feira pode ter contribuído para a concessão de uma liminar antes que o sol nascesse. A liminar foi expedida pela Justiça Federal. Estava suspensa a operação autorizada pela Justiça estadual.
Antes de prosseguir, informo o que fiquei sabendo que me fez começar a disparar mensagens alarmistas pregando a suspensão da operação policial, já que a informação se tornou pública: os moradores do Pinheirinho estocaram… gasolina!
Na verdade, o que me foi informado é que a gasolina estocada já se transformara em milhares de coquetéis Molotov (garrafas de gasolina com um pavio de pano que explodem como bombas, quando acendidas e atiradas) que fatalmente teriam sido usados.
O desespero dos moradores do Pinheirinho se deve a que o Brasil promove essas “reintegrações de posse” de terrenos abandonados que empresas mantêm como reserva de valor (como “investimento”) sem preocupação com as famílias que promovem essas ocupações por não terem meios de alugar ou comprar imóveis.
No caso do Pinheirinho, o proprietário é um escroque acusado de vários crimes e que até já cumpriu pena de prisão. Mas nem é esse o problema, já que mesmo os criminosos de colarinho branco mantêm o “direito de propriedade”. O problema é despejarem famílias sem preocupação com seu destino.
No mesmo dia (ontem) da liminar concedida suspendendo a operação ela foi cassada por quem a concedeu, o que demonstra que sua concessão objetivou ganhar tempo para que alguma solução fosse encontrada.
Não prego, aqui, o desrespeito à lei, mas que o Estado brasileiro cumpra a Constituição e faça valer a decisão da Justiça sem abrir mão de sua responsabilidade social. Despejar as famílias do Pìnheirinho intempestivamente e sem lhes oferecer um lugar digno para irem é um crime de lesa-humanidade como tantos que este país já cometeu contra o seu povo.
Tragicamente, a história recente mostra que, em um país como este, responsabilidade social, piedade, o mínimo traço de humanidade são alvo de chacota de feras humanas que enquanto eu me desesperava nas redes sociais postavam mensagens apoiando o despejo das famílias.
Estou com o coração despedaçado e os olhos cheios d’água. Não agüento, não suporto, não tolero mais a injustiça infame que se abate sobre este país. Aos 52 anos, ver a injustiça triunfar sempre e sob o júbilo de tantos compatriotas, é mais do que posso suportar.
Só nos resta o desespero pelo massacre que poderá ocorrer no Pinheirinho, com milhares de homens, mulheres e crianças que poderão tombar na linha de frente da resistência.
Que Deus tenha piedade dos brasileiros. A reintegração de posse, a batalha campal do Pinheirinho pode começar a qualquer momento. Estamos abandonados pelos poderes constituídos. Só nos restam fé, lágrimas e indignação.