quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O brasileiro em termos morais é uma monumental tragédia



Não acho que manifestação do PSDB que pede a recontagem de votos tenha por finalidade deslegitimar a reeleição de Dilma. Esse pedido foi feito e tem consitência, embora não apresentada na representação mas tem na votação que o partido obteve nos dois turnos em São Paulo com evidentes suspeitas de fraudes cometidas pelos tucanos ou por alguém a mando deles ou ainda com seu conhecimento e conivência. Por isso a apresentação dessa representação, fato inédito numa eleição para presidente depois dos votos computados e um vencedor declarado reeleito. Os tucanos têm plena ciência do pedido que fizeram ao TSE. Mais do que isso, sabem que o sistema de votação por urna eletrônica pode e foi fraudado, em minha opinião por eles, em São Paulo.

Sobre isso de classe média não tolerar mais a corrupção e exigir mudanças de costumes na política não passa de hipocrisia. Basta ver a qualidade do congresso que foi eleito por esses mesmos que clamam mudanças de hábito políticos no Brasil. O brasileiro é socio da corrupção futebol clube. A pratica descaradamente. O que o caracteriza é o falso moralismo. 

De todos os candidatos o único que jamais poderia representar qualquer mudança no campo moral seria Aécio Neves pela sua vida pregressa que dispensa comentários. Qualquer outro candidato com o passado que Aécio tem não chegaria a convenção do partido. Fosse petista sua candidatura seria abatida em pleno voo.

Não obstante, esse mesmo brasileiro tão abespinhado com a corrupção foi lá com sua indignação de um Tartufo e quase o elege. Despejou 51 milhões de votos nas urnas. Imagine se fosse Alckmin como candidato sem o peso de um passado absolutamente reprovável no campo da conduta pessoal ou mesmo o Serra com o "não me meça pela sua régua" e sua santimoniosidade de fancaria, coisa de Fariseu, teria mandado a reeleição da presidenta Dilma para as calendas.

O coxismo é um fenômeno que ainda não foi profundamente estudado mas a sustentação de seus pilares é bastante conhecida e se baseia no faço o que digo mas não faça o que faço. Um movimento típico da moral Rodriguiana muito bem retratada na vida de suas personagens. O brasileiro me dá asco, é um tremendo do hipócrita.

Além do mais desinformado, preguiçoso mental que se guia por aquilo que os outros dizem. Não pesquisa, sente prazer em declarar que detesta política ignorando que esse seu posicionamento é o combustível que alimenta a corrupção do sistema, só aparecendo de quatro em quatro anos para depositar seu voto nas urnas e mesmo assim sem nenhuma reflexão mais balizada para mudar tudo como se nada prestasse, vociferando contra os políticos e vendendo seu voto em troca de dinheiro vivo ou algum tipo de favor, prática que ainda subsiste apesar de todo esforço desse governo para erradicá-la de nossos costumes políticos. 

O brasileiro em termos morais é uma monumental tragédia, uma gigantesca farsa. Claro que falo isso de modo geral, há exceções e somente isso exceções que por sê-las são difícies de as identificarmos. Não seria exagero procurar com uma lanterna em plena luz do dia um homem honesto no Brasil. Se há e deve haver, seguramente não são esses aí que estufam o peito para falar de corrupção. Fuja de tais, são os mais corruptos.