sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Execução só é crime para os “outros”?



Por Brizola Neto, no Tijolaço

Nas últimas 24 horas, foram excutadas três pessoas, por sentença judicial
Uma no Irã: um jovem de 17 anos condenado por homicídio . Outra na China: um paquistanês condenado por tráfico de drogas.

Ambos os países merecem, por conta destas execuções, condenações internacionais por atentarem contra os direitos humanos.

A terceira pessoa foi executada nos Estados Unidos.

Troy Davis, um homem negro de 42 anos, foi condenado à morte em 1991 pelo homicídio do policial Mark Allen Macphail em Savannah, no estado da Geórgia. Sete das nove testemunhas-chave do julgamento de Davis retiraram ou alteraram o seu testemunho, algumas alegando coerção policial.
As dúvidas fizeram um milhão de americanos, entre eles o ex-presidente Jimmy Carter, e o próprio Papa Bento XVI pedirem a suspensão da execução. Inutilmente: Davis foi executado esta madrugada.
Direitos humanos e valores da civilização, para que se exija seu respeito universal, devem ser, também, universais.

Não podem valer só “contra” os países que destoam do coro ocidental e não valer contra o mais poderoso deles. E ainda mais quando este se arroga o direito de “polícia do mundo” a pretexto de defendê-los.

Globo edita declarações de Caco Barcelos mas internauta percebe e denuncia





Se Caco Barcellos é alguém que não aceita mordaças, quem teria autorizado sua participação no programa Em Pauta, da Globonews e com que objetivo? Tenho para mim que houve não uma estratégia orquestrada da emissora, ela foi pega de guarda baixa, digamos assim.


Toda pauta de programa na Globo é submetida a um superior que, na dúvida, consulta a direção. Portanto, todos sabiam que Caco estaria ali para dizer o que pensa. Acho que o que ninguém esperava é que a polêmica fosse se dar em torno de princípios jornalísticos, e não sobre o tema da pauta: a marcha contra a corrupção.


Eles só não contavam com a astúcia de Eduardo Guimarães, que assistiu ao programa, procurou no site e, ao ver que tinha sido cortado, pôs a boca no trombone. Mais um ponto para a internet que tem vigiado a mídia como ninguém.


Para Luis Nassif, "a reação de Caco Barcelos nada teve de política ou ideológica. Ao denunciar esse jornalismo declaratório, simplesmente fazia uma defesa do jornalismo que aprendeu a praticar, de respeito aos fatos, de apuração das denúncias, de cautela nas acusações."


Nesse sentido, ganharam o Caco, que volta aos holofotes no papel que sempre esteve e perde a emissora, que ao suprimir o trecho polêmico do programa na internet impede que outras pessoas - ao assistirem na íntegra - possam fazer seus próprios juízos sobre o que aconteceu ao vivo.


A considerar os princípios recém divulgados, fica mais um exemplo de mau jornalismo, de parcialidade e de manipulação de conteúdo, tudo o que eles não querem que seja difundido nos dias de hoje.


Devo voltar ao tema para contar em que circunstâncias conheci Caco e tudo o que aconteceu com ele e com outros na emissora, a partir de 2002. Mas preciso de tempo, que anda bastante escasso nos últimos meses.

Alckmin minimiza declarações de Barbiere

Alckmin minimiza declarações de Barbiere - Marcio Fernandes/AE - 20.09.2011
Marcio Fernandes/AE - 20.09.2011
 

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), desqualificou as denúncias do deputado Roque Barbiere (PTB) de que colegas da Assembleia Legislativa vendem emendas e fazem lobby de empreiteiras junto a prefeituras do Estado. Segundo declarações do deputado publicadas nesta sexta-feira, 23, pelo jornal Estado, entre 25% e 30% dos 94 parlamentares da Casa participam do esquema de tráfico de emendas.

O Ministério Público Estadual já decidiu investigar o caso. Alckmin, por sua vez, disse que somente abrirá investigação se o deputado citar um caso concreto. O governador também descartou mudanças no procedimento de liberação de recursos para emendas por considerá-lo rigoroso e transparente.

"Olha, nós não temos nenhum caso, nenhum caso. Se for citado um caso, ele vai ser rigorosamente apurado", disse o governador, em entrevista coletiva após participar de um evento na zona sul da capital, nesta sexta. Alckmin discorreu longamente sobre a forma de liberação de emendas e de assinaturas de convênios com prefeituras. Segundo ele, todas as sugestões dos deputados têm de se enquadrar nos programas do governo estadual, que somente após checá-las autoriza a liberação de recursos.

Alckmin disse que, após publicação da questão no Diário Oficial, a prefeitura da cidade beneficiada precisa aprovar uma lei na Câmara, que discute publicamente os termos do convênio para só então aprová-lo. Mais uma vez, segundo o governador, o convênio é publicado no Diário Oficial e então comunicado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Assembleia Legislativa.

"O governo só libera os recursos à medida que as prestações de contas são feitas. O controle é total e passa pelo crivo do governo, da Câmara Municipal da cidade, de três publicações no Diário Oficial e do Tribunal de Contas. Se na primeira prestação de contas houver algum problema, para a liberação", disse o governador.

Alckmin descartou mudanças no procedimento de liberação de recursos destinados a emendas apresentadas pelos deputados. Ele não aceitou as críticas de que não há transparência sobre a execução orçamentária da verba dessas emendas. "A transparência é total. É só entrar na internet que é possível ver município por município, quanto cada um recebeu, valores, etc. Está tudo na internet", afirmou.

Na opinião do governador, não há necessidade de mudança no sistema. "Se houver um fato, vamos imediatamente investigá-lo", afirmou.

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,liberacao-de-recursos-para-emendas-e-transparente-diz-alckmin-apos-denuncias,776543,0.htm

"Roberto Jefferson" da ALESP denuncia mensalão paulista. Cadê a OAB? Cadê a faxina na corrupção em SP?

 






O deputado estadual paulista Roque Barbiere (PTB), conhecido como Roquinho, concedeu entrevista ao programa "Questão de Opinião", no site do Jornal "Folha da Região" de Araçatuba, e soltou a seguinte bomba:
Entrevistador: - É verdade que tá cheio de deputado que vende emenda, trabalha para empreiteira, faz lobby com prefeitura vendendo, inclusive, projetos educacionais?

Deputado: - É! Não que tá cheio, tem bastante que faz isso. Não é a maioria, mas tem um belo de um grupo que vive, sobrevive e enriquece fazendo isso.

Entrevistador: - De 100%, você chutaria um tanto?

Deputado: - 25 a 30%.

Entrevistador: - 25 a 30%... você pode citar um?

Deputado: - Poderia, mas não vou ser dedo-duro e não vou citar. Mas existe! Existe ao meu lado, existe de vizinho, vejo acontecer, falo para eles, inclusive, para parar. Aviso que se um dia vier cassação do mandato deles, não vir me pedir o voto que eu vou votar para cassá-los, mas não vou dedurar.

Em 2004, Roberto Jefferson fez denúncia semelhante e resultou em tres CPI's, na maior cobertura midiática promovida pela imprensa dia-e-noite, sem parar, da história do Brasil.

E agora, governador Alckmin (PSDB/SP)? Vai deixar a ALESP (Assembléia Legislativa) abrir uma CPI só que seja, para os supostos 70% "honestos", investigarem os "supostos 30%" corruptos denunciados pelo deputado Roquinho? Ou tem medo desse mensalão bater na porta do Palácio dos Bandeirantes?

E agora, Globo? E agora, Veja? E agora, Folha (*)? Vão ficar caladas, protegendo a corrupção tucana, jogando a sujeira para baixo do tapete, só porque o governador Alckmin comprou com dinheiro público R$ 9 milhões de assinaturas de seus jornais e revistas?

Na gestão anterior de Geraldo Alckmin no governo do Estado, já houve uma grave denúncia de um mensalão da Nossa Caixa (o banco do governo do estado de SP na época, depois vendido) para comprar apoio de deputados estaduais mediante anúncios superfaturados em jornais e rádios pertencentes aos deputados. Foi tudo abafado e engavetado. Dessa vez será diferente?

Por sinal, cadê a OAB? Cadê a indignação do Ophir Cavalcanti?

Em tempo:

A Denúncia do deputado já é alvo de investigação do Ministério Público Estadual.

Pizza "delivery": Geraldo Alckmin (PSDB) já correu na imprensa amiga para engavetar as denúncias.

(*) O Estadão, por enquanto, se dignou a publicar a notícia, apesar de já estar aceitando as "explicações" de Alckmin de forma acrítica.

Chávez: Discurso de Obama é um monumento ao cinismo

 


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, qualificou o discurso de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, na 66ª Assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), como um “monumento ao cinismo”.

Chávez, disse na quinta-feira (21) em cadeia nacional de televisão que “seu rosto [de Obama] o delatava, era um poema, um homem pedindo a paz, com que moral?”.


Chávez destacou que “os povos devem colocar-se de pé, os intelectuais, os pensadores têm que se posicionar para parar com a loucura imperialista, o incêndio que ameaça este planeta”.


Em seu pronunciamento na ONU, o presidente dos Estados Unidos criticou a Autoridade Nacional Palestina (ANP) por tentar conquistar o recohecimento do Estado por meio da ONU, recomendando que os palestinos desistissem do pedido.


Obama bateu na tecla de que “são os israelenses e os palestinos que têm de entrar em acordo", omitindo que o Estado de Israel descumpriu ou ignorou todos os acordo realizados entre as duas partes. Do acordo de Madri, em 1991 até hoje, os israelenses quadruplicaram as colônias ilegais em território palestino, por exemplo.


O ponto alto do cinismo no discurso de Obama foi dizer em relação ao processo de paz paralisado no Oriente Médio que "muitos estão frustrados. Eu certamente estou”.


Os palestinos iniciaram no último dia 8 a “Campanha Nacional pela Palestina, 194º Estado”, para que a ONU os reconheça.

Vermelho, com agências

Deputado de SP diz que colegas da Assembleia vendem emendas

Em vídeo divulgado na internet, o deputado estadual Roque Barbiere (PTB) acusou os colegas da Assembleia Legislativa de São Paulo de enriquecerem vendendo emendas parlamentares e fazendo lobby para empresas.

"Tem bastante fazendo isso. Não é a maioria. Mas tem um belo de um grupo que vive, sobrevive e enriquece fazendo isso", disse o deputado.

Ele estima que de "25% a 30%" dos 94 deputados estaduais fazem esse tipo de negócio.

O depoimento de Barbiere foi dado ao jornal "Folha da Região" de Araçatuba no dia 10 de agosto.

Nesta sexta-feira, "O Estado de S. Paulo" informou que a acusação do deputado está sendo alvo de investigação do Ministério Público paulista. O caso está nas mãos do promotor Carlos Cardoso.

Barbiere nega ter vendido emenda e diz que não citar nomes por não ser "dedo-duro".

"Não vou ser dedo-duro e não vou citar. Mas, existe ao meu lado, existe vizinho, vejo acontecer, falo para eles inclusive para parar. Aviso que se um dia vier a cassação do mandato deles, não vir me pedir o voto porque vou votar para cassá-los. Mas, não vou dedurar", disse o deputado, que faz parte da base aliada do governo Geraldo Alckmin (PSDB).

Ainda na entrevista, ele diz que até hoje só pediu votos para os prefeitos da região.

Procurado por telefone nesta sexta-feira, o deputado não foi encontrado em seu gabinete.

Reportagem sobre prostituição na TV gera confusão na Record

 



As recentes declarações de Dani Bolina (ex-Panicat) na Record de que algumas assistentes de palco e dançarinas de atrações da TV fazem "programas" continuam rendendo.

Desta vez, foi dentro da própria Record. A confusão envolve o jornalismo da emissora e o diretor do "Programa do Gugu", Homero Salles.

O blog apurou que o diretor ficou muito irritado com reportagem sobre prostituição exibida pelo "Domingo Espetacular" no último dia 18.

Na reportagem, dedicada especialmente a explorar o que Dani Bolina falou sobre dançarinas e assistentes de palco, um repórter conversa com um agenciador de prostitutas em um hotel de luxo. Durante a conversa, o rapaz pede serviços de moças que trabalham na TV, e o agenciador cita o nome de um dançarina de um programa de televisão.

Interrompidos por um apito, nem o nome da menina nem o nome do programa podem ser identificados com perfeição, mas a produção do "Programa do Gugu" diz ter certeza que dá para ouvir o nome de uma das dançarinas do programa, e o nome da atração ao fundo.

A reportagem gerou confusão interna, que acabou indo parar nos ouvidos da direção do canal. Procurado, Homero Salles não se manifestou até o momento.

Confira o trecho do "Domingo Espetacular" que gerou polêmica na emissora (no minuto 7:30s):

http://www.youtube.com/watch?v=GMfhSX__ko0

Secretário diz ser impossível prever tragédia em escola

                           

Secretário diz ser impossível prever tragédia em escola
 
Foto: TIAGO SILVA/Agência Estado



O secretário de Segurança Pública de São Caetano do Sul, Moacyr Rodrigues, garantiu que há ronda reforçada nos colégios



Por Agência Estado


23 de Setembro de 2011 às 05:53


Agência Estado

O secretário de Segurança Pública de São Caetano do Sul, Moacyr Rodrigues, afirmou durante entrevista concedida à imprensa, hoje que seria impossível prever a tragédia na Escola Professora Alcina Dantas Feijão. "Não há como prever um evento desse". O secretário afirmou ainda que há ronda reforçada nos colégios.

Por volta das 15h50, um menino de dez anos atirou contra uma professora. Em seguida, ele saiu da sala e atirou na própria cabeça. No momento dos disparos, havia 25 alunos na sala de aula. O menino foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao Hospital de Emergência Albert Sabin, na Avenida Keneddy, em São Caetano, onde teve duas paradas cardíacas. Ele morreu por volta das 16h50.

De acordo com a prefeitura da cidade, a professora foi resgatada pelo helicóptero Águia da Polícia Militar e levada para o Hospital das Clínicas, na zona oeste de São Paulo. Ela foi atingida na região posterior do lado esquerdo na altura do quadril e sofreu uma fratura na patela direita. Seu estado de saúde é considerado leve/moderado e ela não corre risco de morte.

A arma usada no crime pertence ao pai da criança, um guarda civil municipal. O revólver calibre 38 é particular. A prefeitura informou que as aulas na escola foram suspensas até amanhã. O local passará por perícia e o motivo do crime será investigado.

David, 10, atira em mestra, em si mesmo e morre

                           

David, 10, atira em mestra, em si mesmo e morre
 
Foto: Adriano Lima/Agência Estado

 

 

Bom aluno, dono de boas notas, ele usou o revólver 38 do pai, guarda municipal, para atingir sua professora Rosileide Queiros


247 - Um menino de 10 anos atirou contra uma professora dentro da sala de aula na Escola Professora Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul, no ABC paulista, por volta das 15h30 desta quinta-feira. O crime chocou os moradores da região, não só por envolver uma criança de apenas 10 anos, mas porque David Mota Nogueira era considerado um bom aluno, com notas altas, e a professora Rosileide Queiros tem fama de ser querida por todos. Além do mais, a escola Professora Alcina é considerada uma das melhores da região (é a melhor do estado de São Paulo, segundo o Enem) e São Caetano é a cidade com o maior IDH do país.

No momento dos disparos, havia 25 alunos no local. Segundo a Prefeitura da cidade. David disparou contra a professora de 38 anos, e em seguida, retirou-se da sala e atirou na própria cabeça. O aluno chegou a ser atendido no Hospital de Emergência Albert Sabin, na Avenida Keneddy, em São Caetano. Ele sofreu duas paradas cardíacas e morreu por volta das 16h50.

A professora foi socorrida pelo helicóptero Águia da Polícia Militar. Até o início da noite, o estado de saúde da professora era considerado bom e ela não enfrentava risco de morte.

Segundo informações do Diário Grande ABC, o garoto sofria bullying. Ele tinha uma deficiência que o levava a mancar o que fazia dele alvo de muitas gozações por parte dos colegas. A Prefeitura afirmou que o menino era considerado um aluno calmo e sem histórico de violência.

A Polícia Militar informou que o estudante usou um revólver calibre 38 e é filho de um guarda-civil municipal, mas não se sabe se a arma utilizada era do pai de David. Como os alunos que presenciaram o crime estavam muito nervosos, a polícia optou por não os questionar sobre o ocorrido.

As aulas da noite de quinta-feira e desta sexta-feira foram suspensas na escola. A Polícia Militar diz não ter informações sobre como a criança entrou com o revólver na escola. De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública de São Caetano do Sul, Moacyr Rodrigues, a arma usada por David foi adquirida e registrada pelo pai do menino no ano passado e não pertencia à Guarda Municipal da cidade.

Enterro de garoto que atirou em professora será às 16h

                           

Enterro de garoto que atirou em professora será às 16hFoto: EDISON TEMOTEO/AGÊNCIA ESTADO

 

David Mota Nogueira, de 10 anos, que disparou contra sua cabeça após atingir Rosileide Queiros de Oliveira, está sendo velado desde as 23h30 de ontem no Cemitério das Lágrimas, em São Caetano do Sul


247 - O corpo do aluno de 10 anos que atirou em uma professora e depois disparou contra sua cabeça será enterrado hoje, às 16h, no Cemitério das Lágrimas, em São Caetano do Sul, região do ABC Paulista. Segundo informações do jornal Diário do Grande ABC, o velório acontece desde ontem às 23h30.

Por volta de 15h30 de ontem, David Mota Nogueira entrou armado na escola Profª Alcina Dantas Feijão, no bairro Mauá, em São Caetano, onde estuda, e atirou na professora Rosileide Queiros de Oliveira, 38, na frente de 25 alunos. Depois, saiu da sala e disparou em sua própria cabeça. A arma pertencia a seu pai, o Guarda Civil Municipal Nilton Evangelista Nogueira.

David chegou a ir para o hospital, onde sofreu duas paradas cardíacas, mas não resistiu e morreu por volta de 15h50. A professora foi atingida na região do quadril e não corre risco de morrer.

“Mamãe te ama muito”

 

“Mamãe te ama muito”
 
Foto: Divulgação

 

 


247 – O menino David Mota Nogueira, de 10 anos, tinha nada menos que 73 amigos na rede social Orkut. Sua página contém 36 fotografias dele mesmo (9) e com seus amiguinhos. Nos próprios retratos, David, invariavelmente, aparece sorrindo, ora de bonezinho, ora abraçado a um ursinho. Típicos traços infantis, iguais a milhões de outros de meninos da sua idade. Mais: David era bom aluno, com notas altas na escola municipal Professora Alcina Dantas Feijão, em São Caetano. Detalhe: a instituição de ensino, inserida na cidade de maior IDH do Brasil em 2000, obteve a nota mais alta, entre as públicas, no Enem de 2010.

“Oi, primo, você está muito bonito”, registrou, em mensagem de 22 de junho deste ano, sua prima Andreia. Esta é a última mensagem postada na página, mas todas as outras, sem exceção, são igualmente carinhosas. “Ó, meu lindo, já te add”, escreveu a mãe do pequeno sorridente, d. Elenice Mota, em setembro do ano passado. Ela fez questão de complementar: “Mamãe te ama muito”.
Os elogios ao pequeno David se multiplicam em sua página. “Oi, meu amor, que saudades de você”, perguntou o amigo Lucas, que, aparentemente, tem mais de 20 anos. Explica-se: David frequentava, com os pais, uma igreja próxima à sua casa e, assim, convivia com jovens adultos também.

O pai de David, Nilton Evangelista Nogueira, é guarda municipal em São Caetano. Ele mantinha em casa um revólver 38, de sua propriedade (e não do Estado), que estava legalmente registrada. Foi com essa arma que, na quinta-feira 22, à tarde, David dirigiu-se para a escola Professora Alcina Dantas Feijão, onde cursava o 4º ano do ensino fundamental. Na aula da professora Rosileide Queiros de Oliveira – profissional querida por todos na comunidade escolar, com ficha sem máculas --, o pequeno David começou a criar um fato absolutamente anormal – mesmo para as sociedades acostumadas com a banalização da violência, a exemplo da brasileira. O bom aluno sacou do revólver 38 que levara escondido, atirou contra a professora e, já fora da sala de aula, disparou contra a sua própria cabeça. O resultado foi trágico: ele perdeu a vida no hospital Albert Sabin, após duas paradas cardíacas, e a professora está convalescendo já sem risco de morte.

As explicações devem existir, mas, à primeira vista, são muito difíceis de encontrar. Segundo reportagem do jornal Diário do Grande ABC, David ‘puxava’ de uma perna, o que o levava a mancar. Com isso, de acordo com aquela apuração, ele sofria bullyng. Uma informação complementar, veiculada pelo programa de tevê Brasil Urgente, da Rede Record, chocou ainda mais: segundo o pai de um de seus coleguinhas de turma, David premeditara o disparo contra a professora, o que teria sido confessado por ele na véspera da tragédia. No quebra-cabeças que começa a ser montado para ajudar na compreensão desse caso, essas versão ajudam, mas ainda são pequenas para que a sociedade entenda, afinal, por que isso aconteceu?

Macedo e Civita no ringue: quem bate mais duro?


                           

Macedo e Civita no ringue: quem bate mais duro?
Foto: Edição/Felipe L. Gonçalves/247

 

O bispo Edir Macedo, da Igreja Universal e da Record, levou o primeiro murro, acusado nas páginas da revista Veja de lavar dinheiro da igreja por meio da emissora; o troco foi forte, com longas reportagens na tevê chamando Civita de mentiroso e não muito esperto...; veja vídeos


 

23 de Setembro de 2011 às 12:55


247 – Uma guerra de grandes proporções entre duas das maiores empresas de comunicação do País está ganhando cada vez mais desdobramentos. O conflito envolve diretamente Roberto Civita, presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril, ao qual pertence a revista Veja, e o bispo Edir Macedo, fundador da polêmica Igreja Universal do Reino de Deus e dono da Rede Record. O primeiro tiro foi disparado por Civita, por meio da semanal Veja, com reportagens que denunciavam o império religioso do bispo por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, acusações que Macedo enfrenta, neste momento, na justiça.. O troco, porém, não tardou a chegar, na forma de uma entrevista do próprio Macedo ao programa Domingo Espetacular. “Eu fico pensando quantas outras mentiras eles devem veicular nessa revista", disse ele, no domingo 11.

A revista Veja publicou, em suas últimas edições, matérias que denunciam esquemas fraudulentos na igreja administrada por Macedo há 22 anos. Entre as acusações estão atividades criminosas como estelionato, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Também noticia investigações feitas pela polícia venezuelana, que acusa o bispo de lavar dinheiro do tráfico de drogas do país. Na semana passada, Macedo viu-se denunciado pelo Ministério Público Federal por arrecadar dos frequentadores da Universal uma grande quantia em dinheiro e enviá-la ilegalmente para os Estados Unidos, entre 1999 e 2005. O bispo então declarou guerra contra a Editora Abril.

Segundo reportagem publicada na última edição de Veja, assinada por Laura Diniz e Otávio Cabral, as denúncias desencadearam uma grave crise na emissora. Mesmo com alto investimento, os índices de audiência continuam abaixo do esperado, os salários dos funcionários estão atrasados e o cenário seria de guerra entra a equipe que trabalha no complexo da Barra Funda, zona oeste de São Paulo. A matéria diz ainda que, em 2010, a Igreja teria repassado cerca de 430 milhões de reais à Record, dinheiro que seria usado para comprar horários de programas religiosos. Com o valor investido, a emissora adquiriu novos equipamentos para produção de novelas e reforçou sua grade de atores contratados. O objetivo do investimento seria ultrapassar, segundo Veja, a audiência da Rede Globo, mas desde 2009, o ibope diário do horário nobre está estacionado na casa dos 7 pontos, acusa a revista.

Em resposta às acusações, reportagem da Record questiona a credibilidade das publicações da Editora Abril. O site alega que as informações são falsas, que a revista vem utilizando os mesmos argumentos para desestabilizar a emissora e que repete as mesmas insinuações de sempre: crise financeira, divisões no alto comando da Record e denúncias antigas de alguns promotores, já esclarecidas pela Justiça. O texto ressalta ainda um artigo publicado no portal Observatório da Imprensa por Luciano Martins Costa, intitulado "Para onde vai a Editora Abril?". O jornalista, que já passou por Veja, estranha o fato de a família Civita ter contratado um banqueiro, o ex-presidente do Santander Fábio Barbosa, para presidir o grupo, uma possível tentativa de estancar uma crise financeira que atinge o grupo.

Na entrevista de 11 de setembro ao Domingo Espetacular, além de declarar guerra contra a publicação de Civita, o bispo esclareceu as acusações. Segundo ele, a revista "por meio de notícias falsas quer atingir a integridade de sua emissora". O principal alvo da reportagem foi a coluna de Otávio Cabral, "Panorama Holofote", publicada em Veja, que abordou a crise financeira vivida pela Record. Macedo relata ainda que Veja toma as dores da líder de audiência Rede Globo, não admitindo que a Record seja uma nova força da mídia brasileira, inclusive em transmissões de eventos esportivos. Já a publicação de Civita defende que a emissora deixe de utilizar verba doada por religiosos e use apenas dinheiro de suas campanhas publicitárias.

Reportagem do Domingo Espetacular exibida em 11 de setembro:




Reportagem do Jornal da Record que duvida da credibilidade de Veja:


 

Professora Rosileide sobre David: "Aluno exemplar"






Foto: WERTHER SANTANA/AGÊNCIA ESTADO

MENINO DE 10 ANOS QUE DISPAROU EM MESTRA, ONTEM, E SE MATOU COM UM TIRO DE REVÓLVER 38, SERÁ ENTERRADO ÀS 16H00; AO NAMORADO, ROSILEIDE DEMONSTROU SURPRESA PELA TRAGÉDIA: "DAVID ERA TRANQUILO, QUIETO E TIRAVA BOAS NOTAS"

23 de Setembro de 2011 às 13:25
247 – Na primeira vez em que falou sobre o tiro que recebeu do estudante David Mota Nogueira, a professora Rosileide Queiros de Oliveira, de 38 anos, disse que o menino era “um aluno exemplar, tranquilo, quieto e que tirava boas notas”. As palavras foram ditas por Rosileide ao namorado, o funcionário público Luiz Eduardo Hayakawa, ainda na noite de quinta-feira, logo depois que ela deixou o centro cirúrgico. A professora foi atingida no quadril por tiro disparado por David do revólver calibre 38 de seu pai, o guarda municipal Nilton Nogueira, e passa bem.
Segundo o namorado da professora, ela já “estava bem” e “tranquila” na noite desta quinta e a bala, que se alojou em sua bacia, não chegou a acertar nenhum órgão. Hayakawa aproveitou para se retratar sobre a confusão que fez entre dois Davids. “Ela sempre reclamou de um David, e quando eu vi as notícias, achei que fosse ele. Mas quando eu disse que era Davi, ela ficou impressionada", explicou o funcionário público, referindo-se à declaração que dera na quinta-feira, dizendo que Rosileide já havia reclamado do comportamento violento de um David.
O corpo do menino, que tinha 10 anos e atirou contra a própria cabeça depois de alvejar a professora na frente de 25 colegas, é velado desde o fim da noite de quinta-feira e será enterrado às 16h no Cemitério das Lágrimas, em São Caetano do Sul. As declarações sobre David, dadas por colegas da Escola Alcina Dantas Feijão e vizinhos de São Caetano do Sul nesta sexta-feira, reforçam a impressão da professora, de que o menino era quieto e discreto. Segundo vizinhos, David só saía de casa para ir à escola e à igreja.